Construção civil e tecnologia: confira as principais tendências para o mercado

Quando a construção civil e tecnologia se unem, o resultado não poderia ser outro além da maior eficiência nos projetos, agilidade nas entregas, maior sustentabilidade de uma penca de outras vantagens. 

 

O setor, um dos mais tradicionais do mundo, está se transformando rapidamente e crescendo a sua participação no mercado ao apostar na inovação.

 

Nesse artigo, você vai entender a importância da tecnologia e ficar por dentro das maiores mudanças no setor. Continue a leitura. 

 

A inovação em qualquer lugar - Podcast

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.

 

Leia mais: https://www.acolabam.com.br/blog/inovacao-de-processo

Leia mais: https://www.acolabam.com.br/blog/inovacao-de-produto

 

Construção civil e tecnologia: qual é a importância?

 

Desde o desenvolvimento do projeto em programas que permitem uma visualização em três dimensões até o uso de softwares que ajudam a acompanhar o andamento da obra, a tecnologia se tornou uma parte essencial na construção civil. 

 

Em um dos setores mais importantes do mundo, que preenche 7% do PIB Nacional, isso representa diversas vantagens para o mercado. Confira as principais:

 

Economia 

 

A tecnologia ajuda a reduzir um dos problemas mais crônicos da construção civil: o desperdício. Segundo a Escola Politécnica da USP, as perdas de materiais chegam a 8% e as financeiras chegam a 30% no setor. 

 

Com softwares melhores, é possível chegar a um nível maior de precisão nos cálculos para prevenir erros que levam ao acúmulo de entulho e desperdício. Nesse sentido, a união de tecnologia e construção civil ainda proporciona mais um benefício: a sustentabilidade

 

Eficiência

 

É possível acelerar a entrega e aumentar a qualidade das obras com o auxílio da tecnologia. Você consegue evitar retrabalhos, efetuar um mapeamento dos processos ou controlar o andamento das etapas, por exemplo, com bem mais eficiência. 

 

Como veremos mais adiante, existem até modelos construtivos em que as máquinas fazem a maior parte do trabalho. 

 

Segurança

 

A construção civil fica em primeiro lugar em incapacidade permanente, além de ser o segundo em mortes no país, sendo um dos setores mais arriscados para se trabalhar.

 

Assim, a tecnologia permite que os equipamentos de segurança melhorem, bem como a previsão de possíveis acidentes no canteiro de obras. 

 

Quais são as principais tendências de tecnologia para construção civil?

 

O que está surgindo de novo na construção civil?

 

Trouxemos alguns indícios de tecnologias novas que estão ganhando destaque ultimamente:

construção civil e tecnologia

 

Realidade aumentada

 

A realidade aumentada é uma tecnologia que traz elementos virtuais para a nossa visão real. Você pode, por exemplo, ver como a pia ficaria na cozinha durante a fase de criação do projeto.

 

Esse tipo de software permite que o engenheiro enxergue novas possibilidades para a obra, além de possibilitar que o cliente veja o projeto antes mesmo de estar pronto. 

 

BIM 

 

O BIM, Building Information Modeling, é um banco de dados que reúne todas as informações acerca da obra e permite a participação do setor de engenharia, estoque, finanças e demais membros da construtora a fim de proporcionar mais centralização dos dados e mais eficiência para a obra. 

 

Construção pré-fabricada

 

O modelo de construção pré-fabricada é uma das melhores uniões entre tecnologia e construção civil. Nele, diversos elementos da edificação saem prontos da fábrica para serem apenas montados no canteiro de obras. 

 

Assim, você consegue produzir em escala e reduzir bastante o tempo de obra. Em 2020, a construção do hospital emergencial Huo Shanshan demorou apenas 10 dias com o modelo. 

 

Robôs 

 

Apesar de ser uma tendência que ainda precisa de tempo para ser desenvolvida, o uso de robôs autônomos também pode fazer parte do futuro da construção civil, substituindo a mão de obra humana e aumentando a produtividade da produção. 

 

A Construction Robotics é um exemplo de empresa que está se dedicando à implementação da robótica no setor. Eles criaram o SAM 100, um robô que consegue colocar tijolos e levantar objetos pesados cerca de 500% mais rápido do que humanos.

 

Concreto auto reparável

 

Existem ainda esforços para que a tecnologia crie produtos melhores para reduzir prejuízos e impactos no meio ambiente, como é o caso do concreto autoreparável. O bioconcreto, como também é chamado, consegue se recuperar sozinho diante de trincas e fissuras na parte estrutural.

 

Impressão 3D

 

A impressão 3D permite a fabricação de peças com alta precisão e mais praticidade para a indústria da construção civil. Dados do Market Reports World apontam um crescimento anual de quase 15% ao ano até 2023. 

 

Conte com a Açolab para trazer mais inovação para sua construtora!

 

Quer trazer mais inovação para suas obras? Ou pretende desenvolver uma solução única para sua construtora?

 

A Açolab pode ajudar! Nós atuamos viabilizando novos negócios e projetos de alto valor agregado em parceria com as startups e o ecossistema de inovação aberta!

 

Confira as principais tendências para o mercado e conheça o laboratório de inovação aberta da ArcelorMittal, clique aqui.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário