Quais são os principais KPIs de inovação?

Quais são os principais KPIs de inovação que você utiliza para medir os resultados das soluções da sua empresa? 

 

Se você não soube responder essa pergunta, significa que esse artigo é para você!

 

Hoje, trouxemos as principais métricas de inovação para você avaliar o desempenho de uma solução no seu negócio. Aproveite a leitura!

 

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Importância de analisar as KPIs de inovação

 

Dentro de uma empresa, uma inovação significa custo e esforço da equipe, portanto, precisa ser metrificada assim como qualquer outra atividade da organização. 

 

Como dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”

 

E isso serve para inovação também. 

 

Por que uma ideia não deu certo? Como uma solução poderia melhorar? Quanto tempo demora para uma aplicação sair do papel? 

 

Esses são alguns pontos que o gestor precisa de métricas para saber onde melhorar.

 

8 KPIs de inovação que você precisa conhecer

KPIs de inovação: gestores analisando dados

Trouxemos algumas dos principais KPIs de inovação, mas, conforme você pode perceber a necessidade de novas — ou a inutilidade de outras — durante sua gestão

 

Então, selecione apenas aquelas métricas que fazem sentido para sua administração. Confira:

 

Quantidade de ideias 

 

Antes de qualquer inovação, existiu uma ideia. 

 

Contudo, até chegar nessa ideia que vai virar uma solução efetiva na empresa, existiram dezenas de antecessoras. Por isso, é importante quantificar as sugestões para saber o potencial de inovação da empresa. 

 

A quantidade e qualidade das ideias da equipe mostra o desempenho da corporação em trazer novas soluções. 

 

Nesse sentido, é importante analisar as ideias:

  • Elaboradas: quantas sugestões no total apareceram

  • Aprovadas: quantas sugestões passaram pelo filtro e foram aprovadas

  • Por colaborador: quantas sugestões cada colaborador ofereceu

 

Investimento por projeto

 

É essencial descobrir o quanto a empresa está investindo em cada projeto de inovação implementado para manter o controle e medir os resultados futuros. 

 

Nesse sentido, basta dividir o valor do investimento pela quantidade de projetos. 

 

Lembre-se de registrar também o quanto o negócio investiu em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para criar novas tecnologias, caso a sua organização trabalhe com essa parte.

 

Velocidade de implementação

 

Via de regra, quanto mais rápido a organização conseguir testar uma solução para verificar os resultados e colher informações logo, melhor. 

 

Por isso, vale a pena medir sempre a velocidade de implementação desde a elaboração de uma ideia até o teste final. 

 

Retorno sobre o Investimento – ROI

 

Esse é um dos principais KPIs de inovação. O ROI serve para medir o quanto o investimento gerou de retorno para o empreendimento.

 

Sua fórmula é a seguinte:

ROI = receita – custo do investimento/custo do investimento

 

Se você conseguir um ROI de 15, por exemplo, significa que o resultado foi de 15x o valor do investimento. Caso fique negativo, houve prejuízo. 

 

Com base nesse indicador, você descobre se uma inovação valeu a pena ou não.

 

Taxa de sucesso

 

O foco da sua inovação foi um produto? 

 

Então, você precisa analisar a taxa de sucesso dessa mercadoria no mercado. 

 

Sua fórmula é: 

Taxa de sucesso nas vendas = (vendas efetuadas / oportunidades obtidas) x 100

 

A função desse indicador é analisar a adesão dos clientes ao novo produto, de modo a verificar se a solução teve o resultado esperado ou não.

 

Market Share

 

O Market Share é uma importante KPI de inovação. 

 

Muitas vezes, a inovação é justamente um caminho para se destacar no mercado. Essa métrica revela a porcentagem de relevância da empresa diante dos concorrentes do seu segmento. 

 

Desse modo, o indicador serve para medir o quanto uma inovação proporcionou um aumento da autoridade da organização entre os clientes.

 

Custo

 

Nem sempre a inovação é de produto. Você pode resolver, por exemplo, inovar a parte interna da sua empresa para reduzir os custos de operação. 

 

Sendo assim, é essencial saber esse dado antes e depois da aplicação para saber se realmente gerou o resultado esperado.

 

Receita e lucro

 

Por fim, vale a pena também analisar a receita antes e após a implementação da inovação para analisar o quanto uma solução proporcionou de lucro para a empresa.

 

E agora, quais KPIs da inovacão fazem sentido para o seu negócio?

 

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