Como estruturar uma área de inovação?

Sua empresa possui uma área de inovação?

 

Esse foi um dos departamentos criados conforme a concorrência cresceu no mercado a fim de trazer novas soluções e, consequentemente, vantagens competitivas para a empresa. 

 

Se você ainda não sabe como estruturar uma área de inovação, continue lendo esse artigo! Trouxemos dicas essenciais para te ajudar!

 

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Por que criar uma área de inovação?

 

Muitas empresas têm o desejo de inovar e ganhar destaque no mercado com alguma criação transformadora.

 

No entanto, quantas realmente se dedicam a desenvolver uma nova ideia no seu negócio? Quantas separam um momento para pensar em novas soluções? Quantas pensam nisso na hora de contratar novos colaboradores?

 

Existe uma falsa perspectiva dentro das organizações que a inovação vai simplesmente surgir, mas não é bem assim. 

 

Se você quer que sua empresa acompanhe as tendências do mercado ou até mesmo seja pioneira no seu setor, é preciso empenho em encontrar outras soluções para seu negócio. 

 

Nesse sentido, uma área de inovação pode ajudar bastante nesse processo.

 

Trata-se de um setor direcionado apenas para trazer novas ideias na corporação, sendo sua função desenvolver, planejar e executar essas soluções. 

 

Dicas para estruturar uma área de inovação da sua empresa

 

Montar uma área de inovação na sua empresa pode ser um divisor de águas para o seu crescimento no mercado. Confira algumas dicas para realizar esse processo: 

 

Conheça os diferentes tipos de inovação

 

Primeiramente, é importante saber que inovação nem sempre é sobre um novo produto para empresa. 

 

Existem também a inovação de processos e organizacional

 

De modo geral, a área de inovação precisa saber identificar um problema e trazer uma solução para a empresa. 

 

Por exemplo, se o processo de fabricação de um produto for custoso demais, cabe a essa área pensar em formas de reduzir os custos. 

 

O ideal é pensar em um problema, estabelecer um objetivo e pensar na solução.

 

Divida a inovação em processos 

 

Toda inovação tem início, meio e fim. 

 

área de inovação: colaboradores reunidos

O início é a etapa da concepção de ideias. Essa é a etapa quando a equipe pega um problema da empresa e realiza um brainstorm de possíveis soluções.

 

Em seguida, o meio é a etapa de planejamento e execução. Trata-se da fase que realmente tira a ideia do papel e aplica. 

 

Por fim, a última etapa é a de análise dos resultados para saber o real desempenho da inovação. 

 

Essa divisão é importante para a delegação de tarefas e criação do cronograma. 

 

Contrate as pessoas certas 

 

Cada etapa da inovação exige uma pessoa com um perfil específico. 

 

Por exemplo, a parte de concepção de ideias é ideal para quem tem um perfil mais criativo. Já a parte de planejamento é melhor para colaboradores mais organizados… 

 

Saber delegar cada tarefa para a pessoa certa é essencial para obter bons resultados. 

 

De qualquer modo, quando falamos de inovação, o ideal é priorizar pessoas mais criativas e abertas.

 

Estabeleça cronogramas

 

Uma boa ideia no papel não tem funcionalidade alguma. 

 

Dessa forma, é essencial criar um planejamento eficiente, colocando datas para cada parte do projeto. 

 

Assim, você consegue analisar o andamento das tarefas e monitorar a equipe. 

 

Analise os resultados

 

Por fim, é importante verificar se a solução realmente atendeu às expectativas da empresa. 

 

Ao final, você precisa analisar os indicadores e comparar com os objetivos definidos inicialmente. 

 

Cultive uma cultura de inovação

 

Mesmo com uma área de inovação, é essencial cultivar uma cultura de inovação na sua empresa de modo que os colaboradores sejam sempre incentivados a trazer novas soluções. 

 

Você pode fazer isso:

  • Valorizando as opiniões e insights dos colaboradores; 

  • Oferecendo cursos, palestras e outras fontes de conhecimento para o funcionário; 

  • Mantendo sempre abertura para os colaboradores exporem sua opinião. 

 

Aposte na inovação aberta 

 

Todo esse processo de criação de uma área de inovação dentro da empresa custa bastante tempo e dedicação por parte dos colaboradores — e, consequentemente, para o financeiro da empresa, visto que eles terão mais uma função. 

 

Nesse sentido, a inovação aberta pode ser uma excelente solução. 

 

A inovação aberta é abrir a área de inovação para receber ideias externas de outros profissionais, universidades, empresas e até clientes que podem ser implementadas na sua empresa. 

 

É uma forma de encontrar novas soluções fora da bolha da organização e, realmente, conseguir inovar seu negócio. 

 

Diversas empresas, como a P&G e a Netflix, já investiram nesse modelo por ser tão vantajoso. 

 

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