Inovação organizacional: como construir essa cultura nas empresas

Que inovar é essencial e quase indispensável para a sobrevivência das empresas, você já sabe e já falamos por aqui. Mas, o que muitas vezes as empresas não sabem é como promover a inovação organizacional.

 

Antes de tudo, é preciso lembrar que a inovação organizacional não é uma receita de bolo, que qualquer empresa pode seguir à risca. Cada empresa tem o seu público e atividade, e nem sempre a mistura dos ingredientes se transformará em um bolo de festa.

 

Esse post é para te ajudar a pensar na inovação dentro da sua empresa ou startup, a implementá-la no dia a dia, a enxergar na inovação um potencial de crescimento e expansão dos seus negócios.

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Métodos Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre MVP

Leia também: Diversidade nas empresas gera mais inovação

 

O que é inovação organizacional?

 

Quando falamos em inovação organizacional, ou cultura organizacional inovadora, estamos falando de empresas, organizações e startups que potencializam os seus processos de gestão, por meio de tecnologia ou outros meios inovadores.

 

Na prática, é quando essas empresas têm a inovação como pilar do seu funcionamento, evitando processos burocráticos, otimizando procedimentos e estimulando soluções disruptivas dentro dos setores e equipes.

 

Mas, o esforço não é apenas da gestão, é preciso que toda a equipe e funcionários estejam alinhados e dispostos a inovar, a atuar em um ambiente desafiador.

 

Startups e empresas inovadoras buscam profissionais criativos, com pensamento crítico, que entendam e praticam as metodologias ágeis, que gostem de aprender e se superar.

 

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a capacidade de criar soluções de fato inovadoras, que aproveitem o potencial de um produto ou processo é uma das capacidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho até 2022.

 

Como construir a sua cultura organizacional inovadora?

 

inovação organizacionalNada de receita de bolo, lembra? Antes de criar sua receita de inovação, você deve definir porque você quer inovar. Você quer melhorar seus processos? Quer fazer uma transformação digital? Quer criar negócios?

 

Se a sua inovação organizacional estiver desalinhada com a sua estratégia empresarial, o resultado pode ser como o de muitas empresas: abandonar a iniciativa de inovação para sempre.

 

Uma inovação disruptiva é aquela que rompe o curso natural de um processo. Muitas das empresas mais inovadoras do mundo não destruíram nada para criar. Criaram mercados do zero.

 

Lembra da chegada dos smartphones? Do lançamento da Netflix? Eles criaram uma estratégia completamente nova.

 

Existem alguns conceitos que aparecem com frequência quando você começa a pensar em inovação que podem te ajudar:

 

Conceitos comuns da inovação organizacional

 

  • Metodologias ágeis: com o propósito de “errar rápido e aprender rápido”, as metodologias ágeis chegam para transformar as empresas que têm processos e fluxos de trabalho engessados, que dificultam a comunicação e a integração das equipes! Quer saber mais, baixe nosso e-book de métodos ágeis?

 

  • Lean Startup: já falamos sobre o termo aqui no blog, mas vale a pena relembrar. A metodologia lean startup tem como objetivo identificar e eliminar os desperdícios de recursos e os ruídos que dificultam o desenvolvimento de projetos, entregando valor para o consumidor e melhorando continuamente a cada entrega.

 

  • Inovação aberta: propõe que empresas e indústrias promovam ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertas, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, oferecer melhores serviços aos seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. A proposta é acelerar o processo de inovação dentro das empresas e organizações, ultrapassando os limites das companhias e tornando acessível e didático os recursos e ideias internas com colaboradores externos.

​​​​​​​

  • Squad: esse conceito se refere à forma como as equipes são organizadas. Os squads são equipes multidisciplinares, com profissionais de diversas áreas que possuem habilidades diversas e complementares. São times com grande autonomia e que trabalham em conjunto especialmente no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou funcionalidades.

​​​​​​​

  • Scrum: uma das metodologias ágeis mais utilizadas pelas empresas que estão em um processo de transformação digital. É uma maneira mais ágil, efetiva e criativa de gerenciar projetos. Ela é aplicada a partir de ciclos rápidos, chamados sprints, nos quais há um tempo determinado para que as atividades sejam concluídas – geralmente, entre duas e quatro semana. Priorizando a criatividade e fluidez nos processos.

 

Benefícios da implantação da inovação organizacional

 

Bem, provavelmente você ainda não tem dúvidas quanto aos benefícios e melhora nos resultados com a implantação da cultura inovadora organizacional. Mas, para não deixar dúvidas, separamos alguns itens:

 

  • Melhor uso dos recursos e diminuição de custos, gerando maior rentabilidade;

  • Aumento da produtividade dos funcionários;

  • Entrega de resultados mais assertivos e rápidos;

  • Diminuição de riscos, prevenção e manutenção de qualidade;

  • Obtenção de um clima organizacional saudável sustentado pela cultura da inovação;

  • Troca de ideias para impulsionar a criação de processos, produtos e serviços.

 

Pronto para implantar a cultura inovadora na sua empresa? Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse conceito, já pode partir para a prática da inovação organizacional.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário