Mas afinal, o que é inovação aberta?

Esqueça aquele conceito de informação secreta, de esconder a sete chaves seu projeto e ideia, se você quer entender o que é inovação aberta.

 

A inovação aberta propõe justamente o contrário, ou seja, abrir o conceito de inovação de forma que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços.

 

pitch day Açolab

Clique na imagem ou aqui para apresentar sua startup ou inovação aplicada para o Açolab ArcelorMittal.

 

Leia também: Indústria 4.0: o que é, tenências e o futuro

Leita também: Ecossistemas de inovação do mundo: conheça os principais

 

O que é inovação aberta

 

Open Innovation

Criado por Henry Chesbrough, o conceito de Open Innovation – ou inovação aberta, em português – propõe que empresas e indústrias promovam ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertas, com quatro objetivos principais:

 

4 objetivos das empresas com a inovação aberta 

  • Melhorar o desenvolvimento de seus produtos
  • Oferecer melhores serviços aos seus clientes
  • Aumentar a eficiência
  • Reforçar o valor agregado

 

Em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology (Harvard Business School Press – 2003), o pesquisador Henry Chesbrough define o conceito da seguinte forma:

 

“A inovação aberta é o uso de fluxos de entrada e saída de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo da inovação, respectivamente.”

 

No fundo, a proposta da inovação aberta é acelerar o processo de inovação dentro das empresas e organizações por meio da cooperação com os agentes externos.

 

À princípio, esse novo modelo de gestão da inovação pode sugerir uma ruptura em um modelo de negócios que, até hoje, “dá certo”. No entanto, trata-se de algo que mira muito mais o futuro.

 

Tipos de inovação aberta

 

A estrutura da inovação aberta obedece a três diferentes modalidades:

 

O que é inovação aberta

 

 

Inbound

 

O inbound open innovation se refere a aquisição de tecnologia externa em processos de exploração aberta.

 

Quando uma empresa se apropria de uma ideia inovadora criada por outras organizações, para que seja transformada e adaptada dentro do seu próprio processo de inovação.

 

As atividades inbound pressupõem cooperação com empresas, institutos, universidades, clientes, usuários finais e parceiros do ecossistema de inovação.

 

Por exemplo, um aplicativo criado por uma startup pode transformar o atendimento ao cliente de um banco.

 

Outbound

 

O termo outbound open innovation propõe que as ideias e o conhecimento tecnológico da empresa sejam transferidos para corporações externas.

 

O objetivo é gerar receita com a propriedade intelectual da empresa. Por exemplo, concessão de patentes e multiplicação de tecnologias.

 

Coupled

 

A inovação coupled é uma combinação da inbound e outbond dentro de uma mesma empresa.

 

Ao mesmo tempo em que a organização busca novas ideias e inovações do mercado para seu processo, ela trabalha desenvolvendo novas ideias para outras organizações.

 

Inovação aberta atualmente

 

Talvez, quando Henry Chesbrough criou o termo inovação aberta, ele não imaginava que o mundo passaria por tantas mudanças e que o conceito faria ainda mais sentido.

 

Em tempos de pandemia, a inovação aberta é o caminho ideal para sairmos mais fortes dos momentos de dificuldades. Inovar não é só uma questão de posicionamento de marca, mas sim de sustentabilidade futura.

 

Inovação é tornar os negócios cada vez mais competitivos e alinhados ao foco do cliente. É desenvolver uma organização capaz de enxergar diferentes horizontes.

 

Sob o ponto de vista interno, as empresas devem adotar uma postura mais seletiva em relação ao seu portfólio de inovação, priorizando iniciativas dos horizontes 1 e 2.

 

Nesses dois horizontes, o foco é aprimorar o que já está funcionando e investir em novos negócios no campo de atuação da empresa atualmente. 

 

Uma boa forma de iniciar esse investimento é por meio das startups, principalmente se você deseja uma inovação incremental

 

Nesse caso, existem duas possibilidades. A sua organização cria um programa para que startups se inscrevam (desafio ou hub de aceleração de startups) e trabalhem em conjunto com o time interno. Ou sua empresa pode contratar ativamente uma startup para resolver determinado problema.

 

Conheça o laboratório de inovação aberta da ArcelorMIttal: o Açolab.

 

As iniciativas mais transformacionais, localizadas no horizonte 3, vão continuar ocorrendo, mas com um filtro muito mais rigoroso, especialmente nas empresas com uma cultura menos voltada para a inovação. E em especial a inovação aberta.

 

Como implementar a inovação aberta na sua empresa

 

Inovação aberta

 

Existem várias maneiras de incentivar a inovação aberta nas corporações. Separamos aqui as principais para que você possa conhecer e entender qual é a melhor para a sua empresa.

 

Programa de aceleração

 

Essa é a forma mais comum de inovação aberta entre empresas e startups. Consiste na abertura de programas de aceleração e parcerias com startups, estimulando o empreendedorismo e a inovação.

 

Pensando na sua empresa, é uma ótima forma de encontrar soluções inovadoras por meio de serviços, produtos ou ideias de startups.

 

Hackathon

 

Os hackathons funcionam como maratonas de programação que reúnem diversos profissionais de tecnologia e das áreas envolvidas em torno de um desafio comum ou um problema a ser resolvido em um curto período.

 

A competição estimula a criatividade e as habilidades dos participantes para o desenvolvimento de soluções dos desafios vivenciados pela empresa.

 

Cocriação

 

A cocriação tem como objetivo a troca de experiências e soluções com outras organizações como universidades e empresas, bem como fornecedores, clientes ou colaboradores e startups que buscam a melhoria de produtos e serviços.

 

Por ser um trabalho colaborativo, os custos financeiros são divididos por todos os envolvidos no projeto e as inovações compartilhadas. 

 

Crowdsourcing

 

Crowdsourcing é uma forma de buscar soluções para dores vivenciadas pela empresa, por meio de ideias, serviços ou projetos de pessoas na internet.

 

As pessoas têm ideias fantásticas, que podem ser aproveitadas para a inovação, levando em conta as soluções necessárias. A proposta é criar uma espécie de concurso e o prêmio pode variar de acordo com as normas estabelecidas.

 

Investir em inovação aberta é mais fácil ou difícil do que você imaginava?

 

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o universo da inovação aberta, continue acessando o nosso blog, esse é nosso tema favorito! :)

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário