Inovação para não inovadores: o que fazer para implementar?

A inovação para não inovadores pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. 

 

Com a ampla concorrência de hoje em dia, inovador ou não, o negócio precisa trazer mais soluções para o mercado ou vai ficar para trás. 

 

Nesse artigo, daremos dicas essenciais de inovação para não inovadores! Boa leitura.

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Importância da inovação: por que ela é essencial nos dias atuais?

Leia também: Inovação de processo: descubra a importância dessa estratégia

 

Quem são os não inovadores? E por que algumas pessoas têm mais dificuldade com a inovação?

 

Os não inovadores são pessoas ou organizações que possuem dificuldade em trazer mais inovação para o negócio. 

 

Cada indivíduo tem um tipo de perfil diferente. Algumas pessoas são mais criativas, outras são mais executoras, outras são mais analíticas…

 

Nesse caso, para alguns perfis, a inovação pode ser um desafio maior. O perfil analista, por exemplo, tem mais facilidade com rotina e planejamento, mas tarefas que exigem mais criatividade podem ser um problema para ele.

 

Por isso, é essencial conhecer o seu perfil para entender os seus pontos fortes e fracos. 

 

Além disso, existem negócios não inovadores — que são aqueles modelos de empresa com um modelo de negócio mais engessado, como um escritório de advocacia, e possuem mais obstáculos para inovar.

 

Inovação para não inovadores: o que fazer?

 

inovação para não inovadoresReunimos algumas dicas que vão te ajudar a trazer mais inovação para seu negócio mesmo sendo não inovador:

 

Cerque-se de pessoas inovadoras

 

Uma empresa precisa de profissionais com todo tipo de perfil, então, é essencial que haja alguém com um olhar mais criativo no seu negócio. Assim, enquanto você faz o que sabe fazer de melhor, outras pessoas estarão à frente do processo de gestão de inovação

 

Inclusive, vale dizer que a inovação depende de uma série de processos — criação da ideia, planejamento, execução… 

 

Então, você pode contribuir com essa parte com a habilidade que domina!

 

Crie uma cultura de inovação

 

O ambiente de trabalho contribui bastante para inovação — ou não — de uma empresa. 

 

Se o local é engessado e os profissionais não têm espaço para contribuir, logicamente, todos viram não inovadores. Por isso, é importante investir em uma cultura que preza pela inovação na sua organização.

 

Como criar uma cultura de inovação:

  • Não descarte uma ideia de um funcionário de cara

  • Peça feedbacks dos colaboradores

  • Recompense pessoas inovadoras

 

Invista na inovação aberta

 

A inovação aberta, ou open innovation, é um modelo que pega ideias internas (dos colaboradores da empresa) e externas (de clientes, profissionais e startups) a fim de encontrar a solução mais adequada para o negócio.

 

É uma forma excelente de trazer mais inovação para negócios não inovadores, afinal, você não se prende somente às soluções propostas pelos seus funcionários, mas também escuta a opinião de outros especialistas. 

 

A inovação aberta apresenta diversas vantagens e está criando inovações nunca vistas em alguns negócios.

 

Aumente seu repertório

 

Não é porque você sente participar do grupo dos não inovadores que você não pode melhorar e criar uma inovação surpreendente

 

Quando falamos em inovação, não tem como não falar em criatividade, já que essa é a habilidade que permite criar soluções diferentes. Nesse caso, a melhor forma de ser mais criativo é aumentando seu repertório. 

 

Quanto maior seu conhecimento, mais ricas serão as suas ideias. Então, viaje, conheça novas empresas, leia mais livros, faça networking… Enfim, busque expandir sua perspectiva de mundo para pensar em novas soluções. 

 

Inclusive, incentive e proporcione que seus funcionários façam o mesmo.

 

Observe o que está dando certo no mercado

 

Pensar que precisa reinventar a roda para inovar é um dos maiores mitos que fazem as pessoas pensarem que são não inovadoras, mas a inovação não consiste em desenvolver algo do zero. 

 

Precisa ser uma ideia nova para o seu negócio e não para o mundo inteiro. 

 

Por isso, é preciso estar de olho no que está acontecendo no mercado tanto no seu setor, quanto nos outros. O que seu concorrente está acertando? O que aquele curso de inglês fez de diferente para crescer tão rápido?

 

Observe o que está dando certo ao seu redor e pense em como implementar na sua empresa.

 

Implemente mudanças pequenas

 

Você não precisa inovar toda empresa da noite para o dia. 

 

Comece aplicando mudanças simples, fazendo sempre um teste pequeno antes de implementar de vez. 

 

Conforme você for inovando, vai perceber que ficou muito mais fácil e a inovação já faz parte da empresa. 

 

A inovação para não inovadores pode ser um pouco mais fácil se você contar com métodos. Agora é colocar em prática!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário