Inovação radical: o que é, como funciona e exemplos!

Deseja explorar novos mercados? Revolucionar as formas de consumo? A inovação radical é um dos meios para isso!

 

Com o passar dos anos, os consumidores foram surpreendidos com várias inovações: desde as máquinas de escrever até os modernos computadores.

 

Mesmo com tantas ideias, ainda há espaço para novos lançamentos, inclusive, nunca vistos antes — mas capazes de satisfazer necessidades importantes dos clientes.

 

E sua empresa deseja explorar essas lacunas, venha conosco! Descubra o que é a inovação radical e como colocar em prática essa estratégia.

 

podcast de inovação

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O que é inovação radical?

 

A inovação radical é a criação de determinado produto ou serviço de alto impacto, capaz de desencadear uma mudança drástica no mercado e nas relações de consumo

 

Afinal, a empresa lança algo que nunca havia explorado antes, passando a fazer parte de um segmento econômico diferente — com oportunidades, públicos e até mesmo rendimentos diversos. 

 

Inclusive, a inovação radical pode ocorrer tanto pelo lançamento de um produto/serviço completamente novo, como também pela imersão de uma empresa em um mercado diferente do seu core business.

 

Diferenças entre inovação radical e incremental

 

Enquanto a inovação radical visa explorar um produto ou mercado novo, na inovação incremental a empresa foca em agregar mais valor a um produto, serviço ou processos que já são aplicados.

 

Em outras palavras, a inovação incremental busca melhorar algo que já existe, enquanto a radical cria algo novo. 

 

Por exemplo, a empresa que desenvolveu o primeiro celular do mundo apresentou uma inovação radical, enquanto as demais companhias que agregaram outras funções ao aparelho fizeram uma inovação incremental.

 

Inovação radical: homem segurando tablet na frente do rosto com símbolo digital de lâmpada na tela. No fundo, há símbolos representando tecnologia.Características da inovação radical

 

A principal característica da inovação radical é o risco, dado que as empresas que investem nessa estratégia não possuem uma garantia de sucesso — até porque, o novo sempre é arriscado.

 

Contudo, esse tipo de inovação também apresenta outros pontos importantes. São eles:

  • Solução diferente daquelas encontradas no mercado;

  • O produto ou serviço deve agregar valor aos consumidores;

  • É uma estratégia de alto investimento e impacto;

  • Pouco conhecimento sobre o novo produto ou mercado;

  • Alto grau de incerteza do retorno financeiro;

  • Possibilita a expansão do mercado de atuação da empresa.

 

Como desenvolver uma inovação radical?

 

O primeiro passo para criar uma inovação radical é encontrar um problema ou lacuna no mercado, que ainda não é explorado pelas soluções disponíveis.

 

Como você deve imaginar, essa é a etapa mais difícil do processo, mas não impossível!

 

Para ter sucesso na identificação dos problemas, observe o comportamento dos consumidores, acompanhe as tendências e analise o que ainda falta para deixar aquele público 100% satisfeito.

 

Dica: identifique os mercados mais negligenciados pelas empresas, que necessitam de produtos específicos que ainda não são produzidos.

 

Uma vez que essas lacunas forem encontradas, faça um filtro, considerando sempre a viabilidade, recursos, investimentos disponíveis, mercado e demais informações importantes para diminuir os riscos dessa decisão — pelo menos, na medida do possível.

 

Contudo, antes de colocar em prática esses planos, faça uma análise profunda do mercado, do perfil dos consumidores, da concorrência e, claro, dos processos internos da empresa.

 

Dessa forma, será possível determinar se seu negócio está no momento certo para se arriscar e investir em inovação radical — ou é melhor garantir uma maior estabilidade no mercado atual.

 

Exemplos de inovação radical

 

Conheça abaixo alguns exemplos de inovação radical e entenda de uma vez esse conceito — e como pode ser aplicado na prática!

 

AirBnb

 

O AirBnb revolucionou, em 2008, o mercado de hospedagem ao apresentar uma forma diferente (e super necessitada) de reservas. 

 

Com uma plataforma intuitiva e fácil de usar, a empresa permitiu que milhares de pessoas tivessem acesso à hospedagem que precisavam — do tamanho e flexibilidade — sem depender apenas das redes de hotéis. 

 

Além disso, o AirBnb também facilitou os negócios de aluguel de imóveis para temporada, garantindo uma renda extra para várias pessoas.

 

PicPay

 

Criada em 2012, a PicPay trouxe ao mercado financeiro uma nova forma de realizar pagamentos de boletos, estabelecimentos ou entre amigos.

 

Inclusive, a empresa conseguiu quebrar a insegurança da população em relação a lidar com dinheiro na internet, abrindo as portas para diversos outros bancos digitais. 

 

A fintech até mesmo fez parceria com o Governo Federal, comprovando aos brasileiros sua facilidade e segurança.

 

Dog Hero

 

Encontrar tempo para passear com os animais de estimação é um dos maiores desafios de pai de pet. Contudo, a startup internacional Dog Hero apresentou a solução ideal para esse problema!

 

Através da plataforma, os tutores podem contratar serviços de passeio, hospedagem, pet sitter, creche e até mesmo veterinários!

 

E tudo isso de forma segura, pois todos os prestadores de serviços cadastrados passam por uma avaliação criteriosa.

 

E aí, seu negócio está preparado para a inovação disrusptiva ou é mais inovação incremental?

 

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