Pipeline de inovação: como estruturar o fluxo de inovação dentro da empresa?

Como funciona o pipeline de inovação da sua organização? 

 

Boas ideias não fazem nenhuma diferença em uma instituição se elas não conseguem sair do papel. Quantos projetos sem implementação estão guardados na gaveta do seu negócio?

 

Por isso, é preciso estruturar o fluxo de inovação dentro da empresa a fim de que novas soluções sempre ganhem forma e tragam novos resultados para a organização. 

 

Nesse artigo, você vai aprender o que é pipeline de inovação e como criar um processo de inovação para seu negócio. Continue a leitura…

 

podcast de inovação

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O que é pipeline de inovação?

 

Muitas empresas até entendem a importância da inovação para o crescimento do negócio, mas a tratam como uma abstração sem nenhum tipo de processo ou estrutura para as ideias saírem da gaveta. 

 

Dessa forma, ainda que inovem vez ou outra, não conseguem manter um fluxo de implementação de novas soluções.

 

É esse problema que o conceito de pipeline de inovação busca resolver. 

 

O pipeline de inovação é um mapa das etapas que transformam a inovação em um projeto com processos desde o início até a implantação.

 

Seu objetivo é selecionar e implementar ideias o mais rápido possível para que a corporação explore novas soluções. Sendo assim, é uma maneira de não depender somente de uma ideia “genial” para investir todos os recursos da empresa sem saber a eficácia real.

 

Como estruturar o fluxo de inovação dentro da empresa?

Pipeline da inovação: duas pessoas trabalhando juntas

Embora cada empresa possa construir o seu pipeline de inovação conforme sua organização interna, existem algumas etapas essenciais pelas quais uma ideia precisa passará até virar uma aplicação da empresa. Confira:

 

Mapeamento

 

Para desenvolver uma solução, é necessário primeiro ter o problema. Sendo assim, a primeira etapa do pipeline de inovação é levantar os desafios atuais do negócio para os profissionais terem um direcionamento ao proporem novas ideias.

 

Brainstorm

 

O foco do brainstorm é extrair o máximo de propostas de solução para os desafios da empresa sem analisar a viabilidade inicialmente. Nesse caso, o ideal é colocar uma meta de ideias — boas ou ruins — para a resolução de um obstáculo da organização.

 

Curadoria

 

Como nem toda ideia é realmente viável, essa etapa serve para filtrar as soluções que passarão para a fase de teste. 

 

Nesse sentido, é importante realizar algumas pesquisas e saber algumas informações relacionadas a: 

  • Legalidade; 

  • Recursos financeiros disponíveis; 

  • Adequação ao cliente; 

  • Suporte da empresa;

  • Facilidade de implementação. 

 

Após analisar as propostas de soluções com base nesses filtros, as ideias não viáveis tecnicamente são descartadas ou guardadas como uma implementação futura e as viáveis passam para a próxima fase. 

 

Atenção: é essencial analisar cada ideia seguindo critérios mais analíticos e evitar a interferência de opiniões ou achismos.

 

Priorização

 

Dentre as soluções para os problemas propostos, quais precisam de prioridade? 

 

Considerando que nem sempre a empresa tem condições financeiras para arcar com todos os projetos em simultâneo, é essencial escolher aquele que vai passar para a próxima fase do pipeline de inovação. 

 

Para escolher, você pode utilizar uma série de critérios, como urgência do problema, possibilidade de rentabilidade ou facilidade de implementação. 

 

Validação

 

Em seguida, entramos na fase de experimentação em que veremos se a solução realmente atende as demandas da empresa. 

 

É quando entra o clássico MVP para coletar dados importantes acerca da funcionalidade da ideia. Essa prática envolve não apenas medir a satisfação do cliente, como também a confirmação da viabilidade jurídico, política, financeira e suporte.

 

Integração

 

Nesse momento, a solução vencedora precisa integrar o funcionamento da empresa e novas questões burocráticas aparecem, como a necessidade de mais profissionais responsáveis pela aplicação e também os recursos necessários para a continuidade do projeto. 

 

Essa etapa do pipeline da inovação reúne outros setores (gestão, financeiro, recursos humanos, dentre outros) para tomar decisões estratégicas de integração.

 

Análise

 

O processo ocorreu como o esperado? O que precisa melhorar? Quais foram os pontos fortes do projeto que podem influenciar nas próximas inovações?

 

Essa é a hora de analisar o processo em relação ao fluxo de inovação dentro da empresa.

 

Pontos importantes do pipeline de inovação

 

Para aplicar o pipeline de inovação, é fundamental aplicar alguns pontos:

 

Liderança 

 

É essencial que cada projeto tenha um líder responsável pelo andamento do projeto, guiando a equipe e impulsionando o desenvolvimento da solução. 

 

Orçamento

 

A empresa precisa disponibilizar um orçamento médio para a testagem do projeto, sendo que o ideal é não ser nem tão alto a ponto de comprometer as finanças da empresa, nem tão baixo a ponto de não conseguir coletar as informações necessárias. 

 

Equipe multidisciplinar

 

Como você viu, é preciso analisar a viabilidade da ideia do ponto de vista econômico, político, jurídico, entre outras perspectivas, então, são necessários profissionais de diferentes segmentos para avaliar!

 

Nota final: pipeline de inovação

 

Continuar sem um fluxo de inovação dentro da empresa pode parecer a opção mais fácil, mas não produz resultados concretos. Seu negócio estará sempre a um passo de ficar para trás no mercado. 

 

Com um pipeline de inovação, é possível estruturar novas soluções para que sua empresa esteja sempre crescendo e melhorando.

 

Lembre-se do que dizia o grande Steve Jobs: “A inovação distingue o líder de um seguidor”. Pronto para se destacar na criação do seu pipeline de inovação?

 

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