O que é um funil de inovação? Saiba como aplicar!

As soluções inovadoras são peças-chave para uma empresa se destacar no mercado e otimizar seus processos. Para desenvolvê-las, é preciso implementar ferramentas como o funil de inovação.

 

Responsável por separar ideias incríveis daquelas com baixo potencial, esse método é bastante aplicado pelas empresas durante suas fases de desenvolvimento.

 

E se você ainda não conhece o funil de inovação, continue lendo esse conteúdo! Descubra como funciona a ferramenta e quais vantagens ela pode proporcionar ao seu negócio!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Laboratório de inovação: o que é, como funciona e vantagens

Leia também: Como mensurar a inovação 

 

O que é funil de inovação?

 

Para a inovação alcançar seus objetivos e resultados, os empreendedores devem gerenciar corretamente essa estratégia, através de métodos e ferramentas próprias.

 

Uma dessas ferramentas é o funil de inovação!

 

O funil de inovação organiza as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma ideia — seja um produto ou processo — que também é considerado inovador e criativo.

 

Através dessa ferramenta, a empresa consegue avaliar a viabilidade de cada solução pensada, evitando perda de recursos e tempo com ideias irreais.

 

Além disso, com o funil de inovação é possível desenvolver mais ideias, aumentando as chances da empresa de encontrar alguma que funcione.

 

Como funciona o funil de inovação

 

O funil de inovação funciona como um filtro de ideias, entregando ao final do processo apenas as soluções viáveis e com maior potencial de sucesso.

 

Para alcançar esse resultado, a ferramenta é dividida em três etapas (vamos explicar cada uma a seguir), onde as ideias são analisadas e testadas conforme os parâmetros impostos por cada fase.

 

Ah! Quanto mais sua empresa utilizar a ferramenta, mais critérios e dados para comparação você terá — otimizando ainda mais o processo de avaliação das ideias.

 

Etapas do funil de inovação

 

Conheça abaixo quais são as etapas do funil de inovação e como aplicar cada uma dessas fases corretamente!

 

Topo do funil

 

Durante a primeira fase do funil de inovação, a equipe de desenvolvimento deve focar em coletar o maior número possível de ideias e informações — relacionadas ao mercado, público-alvo, crescimento do negócio…

 

Além disso, no topo do funil também são mapeados os riscos e desafios que a solução poderá encontrar durante seu desenvolvimento, lançamento e desempenho no mercado.

 

Lembrando que quanto mais informações sua equipe reunir, mais precisas serão as próximas decisões!

 

Dica: consuma bastante conteúdo voltado à inovação, participe de eventos e converse com outros profissionais da área. Essas estratégias vão te ajudar a aumentar a carga de conhecimento e abrir a mente para novas ideias.

 

Meio do funil

 

Com todas as informações reunidas, está na hora de começar a filtragem desses dados!

 

O primeiro passo é realizar a projeção dos possíveis resultados e riscos do projeto, analisando essas informações com o máximo de cuidado possível.

 

Afinal, será com base nesse processo que as ideias inviáveis — ou com baixo potencial — serão descartadas do projeto de inovação.

 

Após esse momento, será mais fácil visualizar a solução que será desenvolvida e até mesmo aumentar o engajamento dos colaboradores envolvidos no processo!

 

Fundo do funil

 

Por fim, chegamos à última etapa do funil de inovação, em que finalmente o projeto ganha vida.

 

Com as melhores ideias reunidas — e suas principais informações — o gestor será capaz de estruturar corretamente o projeto de inovação da empresa, determinar os próximos passos e iniciar o processo.

 

Importante destacar que o fundo do funil envolve diversas atividades, desde elaboração do plano de marketing até captação de investidores.

 

Então, o gestor deve estar preparado para executar todas essas funções, separando não apenas tempo para todas elas, como também atenção e foco!

 

Vantagens do funil de inovação para seu negócio

 

O principal objetivo do funil de inovação é permitir que uma empresa apenas invista seus recursos em ideias viáveis, com potencial de entregar os resultados almejados.

 

Contudo, a ferramenta também proporciona outras vantagens às empresas que decidem utilizá-la durante o processo de criação de ideias inovadoras.

 

Os maiores benefícios são:

  • Planejamento orçamentário mais eficiente;

  • Redução no tempo entre a criação do produto e lançamento;

  • Otimização no uso dos recursos da empresa;

  • Melhoria no processo de desenvolvimento de ideias;

  • Tomada de decisões mais rápida e facilitada;

  • Criação de produtos mais inovadores, ajudando sua empresa a se destacar no mercado.

 

Nota final

 

O funil de inovação é uma ferramenta importante, que deve ser aplicada pelas empresas que desejam alcançar os melhores resultados com suas soluções inovadoras.

 

Por isso, utilize as informações apresentadas acima e aplique a ferramenta nos processos de desenvolvimento de produtos do seu negócio.

 

Aproveite os benefícios do funil de inovação, invista nas melhores ideias e colha resultados incríveis!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário