Energytech: o que é e como impactam o mercado de energia!

Energytech é uma startup com o foco em trazer novas soluções para o mercado de energia elétrica.

 

Seguindo às tendências de mercado, o setor energético também procura mais sustentabilidade, eficiência e tecnologização em sua operação — e é para atender essa demanda que as novas startups surgem trazendo diversas inovações!

 

Nesse artigo, explicaremos mais sobre as energytechs e como elas prometem transformar o mercado nos próximos anos! Continue lendo para saber mais… 

 

e-book jornada da startup

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Fases de uma startup: conheça os níveis de maturidade

Leia também: Aceleradora de startups: o que é e para que serve?

 

O que é uma Energytech?

 

Energytech é um termo destinado para as empresas que aplicam as tecnologias mais modernas no mercado, visando otimizar e potencializar o setor energético.

energytech

 

Em razão das suas características inovadoras e do uso amplo de tecnologias da Indústria 4.0, as startups acabam saindo na frente nesse conceito, conquistando grande parte dos investimentos.

 

Qual o impacto da Energytech no mercado de energia?

 

O principal objetivo de uma Energytech é aumentar o número de instalações renováveis no mundo, seja nas empresas, indústrias ou residências.

 

Para isso, essas startups utilizam as principais tecnologias para melhorar os resultados e proporcionar mais economia.

 

Uma das consequências diretas do avanço dessas empresas é o aumento da concorrência no mercado — antigamente dominado por monopólios de distribuição e comercialização de energia.

 

Com isso, os consumidores passarão a ter mais opções de escolha e, para se destacarem, os negócios deverão proporcionar cada vez mais inovação e transparência para o público.

 

Sem falar nos resultados sustentáveis gerados por essa maior adesão, como redução dos impactos gerados pelos métodos tradicionais de geração de energia.

 

Inclusive, o setor está tão promissor que recebeu mais de US$ 66 milhões em investimentos apenas no ano de 2021! E a tendência é que esses valores continuem aumentando. 

 

Vale a pena investir em uma Energytech?

 

Com certeza! Além dos altos números de investimentos apresentados acima, a expectativa é que o setor de Energytech continue avançando em conjunto com as tecnologias aplicadas pelas empresas. 

 

Entre alguns dos indicativos de que é um mercado promissor, podemos citar:

 

Incentivo fiscal e exigência do público

 

Também é importante destacar o aumento constante do público em relação às questões sustentáveis, que os fazem não apenas aderir soluções verdes (como as energias limpas), como exigir que as empresas se adequem a esse padrão.

 

Inclusive, 60% dos consumidores afirmam que pagam mais caro apenas para consumir produtos e serviços sustentáveis.

 

Com isso, a tendência é que o setor de Energytech se expanda bastante entre as empresas, que além de conquistarem o público, poderão ter acesso a incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

 

Mercado Livre de Energia e o crescimento para os próximos anos

 

O Mercado Livre de Energia elétrica permite a negociação desse insumo entre os participantes. Ou seja, nesse ambiente é possível negociar as condições de preço, quantidade, pagamentos e demais fatores com o próprio fornecedor.

 

Ainda que esteja apenas disponível para consumidores de larga escala, como empresas e indústrias, o setor possui expectativa de expansão, podendo alcançar os pequenos consumidores de energia. Inclusive, o limite mínimo de carga baixou em 2022 para 1.000 kW.

 

Além disso, os agentes do mercado livre registraram faturamento recorde em 2021, com negociações de R$ 162 bilhões!

 

O setor também corresponde a 34% de toda a eletricidade consumida no Brasil.

 

A tendência da energia solar e o impacto nas Energytechs

 

Você sabia que a energia solar é a segunda maior fonte energética no Brasil? Com esse crescimento, o país também passou a ocupar o 4º lugar na lista dos que mais investiram nesse sistema.

 

Esses dados positivos são excelentes para as Energytechs, incluindo aquelas que não são voltadas à energia solar.

 

Afinal, os resultados mostram ao público que o investimento em energia renovável realmente vale a pena, facilitando ainda mais a adesão aos serviços fornecidos por essas empresas. 

 

Ou seja, não faltam motivos para que essas startups cresçam cada vez mais no mercado, sendo uma ótima opção para quem deseja investir em um negócio promissor.

 

O que esperar para o futuro do setor?

 

Além das expectativas citadas acima, as próprias tecnologias adotadas pela Energytech serão grandes aliadas para o crescimento do setor.

 

Afinal, com o Internet das Coisas (IoT) e Big Data, essas empresas poderão determinar perspectivas mais assertivas em relação aos sistemas oferecidos aos clientes, oferecendo manutenções mais proativas em vez de reativas.

 

Outras tecnologias implementadas também ajudarão a melhorar a qualidade do serviço oferecido, proporcionando uma maior redução dos custos para o consumidor e, consequentemente, aumentando a popularidade dessas empresas no mercado.

 

Exemplos de Energytech 

 

Apenas no Brasil é possível encontrar mais de 160 startups especializadas no setor, que oferecem os serviços mais modernos de energia sustentável. Separamos abaixo alguns exemplos:

 

Beenx

 

A Beenx é a primeira one stop shop digital de energia do Brasil, que oferece os ativos e serviços em um único lugar. 

 

A empresa também disponibiliza aos cliente um ambiente digital criado sob inteligência capaz de reduzir default, pois integra as áreas de backoffice, risco, trading e pós-trading para que estas possam operar contratos de energia física e também serviços de registro.

 

Lemon 

 

A Lemon é uma empresa de energia sustentável voltada para outras empresas, cujo principal objetivo é proporcionar economia, sustentabilidade e tecnologia aos clientes.

 

O processo de contratação é realizado de forma 100% digital, através do site da startup. A energia oferecida é derivada de geradores com base eólica, biogás ou pequenas hidrelétricas.

 

Solstar

 

A Solstar promete oferecer até 95% de economia na conta de luz, através de um sistema moderno de energia solar.

 

Além de economia, tecnologia e segurança, a empresa também garante um processo super simples e rápido, tanto de contratação como de instalação.

 

Holu 

 

Outra Energytech do setor de energia solar, a Holu possui uma plataforma exclusiva, criada para facilitar ainda mais a experiência dos clientes.

 

Inclusive, através dessa plataforma é possível ter acesso a distribuidores, instaladores e financiadores em todo Brasil, garantindo a melhor oferta possível. 

 

E você? O que acha? As energytechs têm potencial para crescer nos próximos anos? Vale a pena investir?

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário