Rodada de investimentos: como funciona? Entenda!

Realizar uma rodada de investimentos é um dos principais caminhos para startups que querem acelerar o seu crescimento.

 

Basicamente, funciona como uma troca: os investidores fornecem capital para a organização crescer e ganham participação acionária em um negócio promissor. 

 

Ao longo dos anos, dezenas de empresas grandes, como o Ifood, utilizaram essa estratégia para crescer!

 

Quer entender melhor como funciona? Continue lendo o artigo… 

 

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O que é uma rodada de investimentos?

 

Rodada de investimentos é uma reunião com a finalidade de captar recursos para uma empresa por meio de investidores externos. 

 

Nesse caso, a intenção é levantar capital para crescer e expandir seus negócios, financiar projetos ou adquirir novas empresas. 

 

Em troca, os investidores ganham participação acionária da organização e, consequentemente, recebem uma fração dos lucros no futuro. 

Quem participa de uma rodada de investimentos?

Em geral, empresas em estágios iniciais são as interessadas em captar recursos. Já os que querem investir costumam ser:

 

  • investidores-anjo;

  • fundos de investimentos;

  • family offices; 

  • crowdfunding;

  • instituições financeiras;

  • empresas de capital de risco.

 

Como funciona uma rodada de investimentos

 

Podemos dividir uma rodada de investimentos em 6 etapas:

 

Avaliação da empresa

 

Primeiro, é preciso definir o valor da empresa para determinar a participação acionária proposta aos investidores em troca do fornecimento de recursos. É como se você estivesse vendendo uma parte do negócio.

 

Preparação do pitch

 

Para conseguir o investimento, será preciso atrair a atenção e convencer o investidor, então, a empresa deve montar uma apresentação mostrando o tamanho da oportunidade de aplicar capital no negócio.

 

O pitch precisa ser rápido, suscitar e altamente persuasivo!

 

Procura de investidores

 

Nesse momento, a empresa busca investidores em potencial para participar da rodada de investimentos. Além da disponibilidade financeira, é importante observar pontos, como a conexão com a visão e missão da empresa e a reputação. 

 

Negociação

 

Após fazer o seu pitch, os investidores interessados analisarão as informações sobre o seu negócio, então, é importante ser bastante transparente ao apresentar a sua empresa. 

 

Em caso de consenso, os termos do investimento são negociados, incluindo o valor do investimento, a participação acionária, a avaliação da empresa e outras cláusulas do acordo.

 

Dando tudo certo, o investidor fornece os recursos, a empresa aplica o capital em sua expansão ou desenvolvimento e presta contas do desempenho da organização aos investidores por meio de relatórios financeiros regulares e/ou reuniões.

 

Tipos de rodada de investimentos

 

Existem diferentes tipos de rodada de investimentos para diferentes estágios:

 

Investimento-anjo e pré-seed

São investimentos iniciais para negócios com ideias inovadoras e iniciantes. 

 

Nesses tipos, o objetivo inicial é validar o modelo de negócios, então, os recursos são utilizados em pesquisas, desenvolvimento do MVP, estudos de mercado e outras despesas necessárias para analisar a viabilidade do negócio.

 

Em geral, as aplicações chegam até R$1 milhão nesta etapa. 

 

Seed

 

Com o projeto validado, o empreendedor pode buscar uma rodada de investimentos para apresentar a oportunidade do negócio e investir no desenvolvimento da solução.

 

Nesse tipo, os recursos também podem ser utilizados para estudar melhor o mercado e criar o chamado product market fit.

 

Normalmente, costumam captar entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões e contam com a participação de investidores-anjo e family offices. 

 

Série A

 

Nessa rodada, o negócio já está mais solidificado no mercado e quer investir na expansão, trazendo mais talentos, expansão geográfica ou o desenvolvimento de novos produtos.

 

Em geral, as empresas de capital de risco são as mais interessadas em investir e as aplicações chegam até 30 milhões de reais!

 

Série B

 

A rodada de investimentos de Série B é indicada para startups que desejam acelerar o crescimento do negócio por meio de expansão internacional ou aquisição de outras empresas, por exemplo. 

 

Quem costuma participar desse tipo de investimento são empresas de capital de risco ou fundos de private equity!

 

Série C, D, E, F e G

Por fim, chegamos aos últimos estágios. Nesse caso, os recursos são utilizados para financiar a expansão contínua do negócio com estratégias de crescimento no exterior e fusões e aquisições de novas empresas. 

 

São rodadas de investimentos que chegam a atingir até bilhões em investimento. 

 

No final, a empresa atinge a maturidade e realiza o IPO (oferta pública inicial), permitindo a venda suas ações no mercado de capitais e a participação do público em geral na empresa.

 

Desafios da rodada de investimentos

 

Falamos das rodadas de investimentos como se fosse um caminho linear, mas, na prática, não funciona exatamente assim. 

 

Existem dezenas de barreiras até chegar no último estágio, principalmente para passar do Seed. 

 

Em uma pesquisa da CB Insights com startups que captaram investimentos seed nos Estados Unidos entre 2008 e 2010, de 1.119 empresas, menos da metade dessas companhias conseguiram levantar uma segunda rodada de captação de recursos e somente 3% chegou a realizar um Series E. 

 

Ou seja, a cada 100 empresas, apenas 3 chegam até o estágio final!


 

E então? O que você acha de realizar uma rodada de investimento? Mande esse conteúdo para um empreendedor!







 

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