Tipos de MVP: conheça as principais formas de validar um produto

Se você quer testar um produto, existem diversos tipos de MVP que você pode utilizar para validar a sua ideia. 

 

O MVP (Produto mínimo viável) é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de produto — e na criação de uma startup. Por isso mesmo, existem diversos modelos que você pode aplicar. A questão mesmo é decidir qual utilizar. 

 

Não existe resposta pronta: você precisa conhecer cada tipo de MVP e descobrir aquele que mais faz sentido para a sua empresa.

 

A seguir, trouxemos alguns modelos de MVP para você conhecer! Continue lendo esse conteúdo…

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: O que não pode faltar em um pitch?  

Leia também: POC, MVP e piloto: qual é a diferença

 

MVP Fumaça

 

O MVP Fumaça funciona da seguinte forma: 

  1. Você utiliza um canal de marketing — uma landing page, por exemplo.

  2. Na página, você mostra a solução e apresenta o funcionamento. 

  3. Você roda essa página para o público em potencial; 

  4. Com base na conversão da audiência na página, você consegue medir o interesse pela solução. 

 

É uma forma digital de avaliar a relevância do seu produto para os potenciais clientes, além de ser rápido e bem prático de realizar!

 

MVP Concierge

 

Esse modelo de MVP tem a proposta de testar a solução da mesma forma que um concierge de hotel. 

 

O que um concierge faz? Ele atende às necessidades dos seus hóspedes de forma atenciosa e personalizada. 

 

Basicamente, ao desenvolver uma nova solução, a startup disponibilizaria o produto para um grupo de clientes e acompanha sua utilização de maneira mais próxima, avaliando a funcionalidade e a popularidade do protótipo. 

 

Embora não seja um dos tipos de MVP mais escaláveis, o concierge é interessante por servir para avaliar não apenas o interesse do público, como também validar a utilidade do produto. 

 

MVP Mágico de Oz

 

Assim como o Concierge, o MVP Mágico de Oz é difícil de escalar, mas é ótimo para testar uma solução com poucos recursos.

 

Em resumo, esse tipo de MVP adota um formato manual, ou seja, as principais funções, que seriam automatizadas em uma proposta de aplicativo ou programa, serão realizadas por mãos humanas por trás das cortinas — por isso, o nome. 

 

Sabe que startup utilizou essa abordagem? A EasyTaxi. Os clientes solicitavam o táxi pelo protótipo do aplicativo e os responsáveis pela inovação ligavam manualmente para os motoristas para ir buscar. 

 

Ao realizar os processos de forma manual, é possível identificar, além do interesse do público, gargalos na solução. 

 

MVP Fragmentado

 

É quase uma mistura de dois tipos de MVP: o “Concierge” com o “Mágico de Oz”. 

 

Em síntese, você oferece um aplicativo ou programa com uma demonstração funcional básica da solução (utilizando, principalmente, as ferramentas já disponíveis) e acompanha de perto a funcionalidade e a popularidade da solução. 

 

A Groupon utilizou esse modelo de MVP. A empresa construiu o site de descontos no Wordpress, gerava os cupons de desconto em PDF no FileMaker e enviava e-mails com cupons anexados pelo Apple Mail.

 

Ou seja, em vez de realizar todo processo à mão, você utiliza diferentes ferramentas.

 

MVP da campanha de e-mail

 

Esse é um dos tipos de MVP mais rápidos e práticos, mas você precisa ter uma lista de leads em potencial pronta. 

 

Não tem muito segredo: você cria uma campanha de e-mail marketing com a proposta da sua solução, envia para sua base e avalia o engajamento com a mensagem. 

 

Após o teste, a plataforma de e-mail mostra as métricas e é possível avaliar a taxa de engajamento e/ou conversão dos seus leads na solução. 

 

MVP Protótipo

 

Entre os tipos de MVP, esse é um dos mais custosos e eficientes. 

 

Basicamente, sua startup cria um protótipo — um exemplar — do produto e disponibiliza para os clientes utilizarem. Com base nessa utilização, você avalia funcionalidade, popularidade e demais aspectos para validar o produto!

 

Nesse caso, é um modelo que sai mais caro, visto que é preciso desenvolver praticamente o produto completo (o final). Em compensação, caso a proposta funcione, você já tem a solução quase pronta!

 

MVP Duplo

 

Nesse tipo de MVP, você vai testar duas propostas de produto e avaliar o desempenho de cada uma para saber qual é a mais eficaz. É um teste A/B clássico. 

 

Você pode mudar tamanho, funcionalidade, sistema, modelo, design e outros aspectos do seu produto para avaliar as diversas possibilidades. 

 

Por envolver a criação de dois protótipos, é um dos tipos de MVP mais caros da lista, mas tem a vantagem de fornecer importantes insights sobre a solução.

 

Escolher entre os tipos de MVP qual usar depende do público, recursos financeiros disponíveis e diversos outros fatores. Agora que você já conhece cada modelo, pense no melhor teste de solução para sua empresa — só não deixe de fazer! 

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários