POC, MVP e piloto: qual é a diferença?

A POC, MVP e piloto são métodos diferentes, mas facilmente confundidos pelos empreendedores.

 

Entretanto, como cada etapa possui sua devida importância para o sucesso na criação de uma solução, conhecer a diferença entre elas é uma necessidade!

 

Continue lendo esse conteúdo para, ao final do texto, conseguir diferenciar corretamente o POC, MVP e piloto. Boa leitura!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Como mensurar a inovação

Leia também: O que é Matriz CSD? Aprenda como usar essa ferramenta de inovação!

 

O que significa cada processo?

 

Para entender as diferenças entre POC, MVP e piloto, é preciso primeiro saber o conceito de cada estratégia e suas devidas aplicações.

 

Então, descubra abaixo essas informações!

 

Prova de Conceito (POC)

 

Presente na maioria dos projetos de desenvolvimento tecnológico, a POC é um método voltado à análise da viabilidade de uma ideia ou funcionalidade.

 

Ou seja, o método verifica se determinada solução realmente poderá ser desenvolvida.

 

A principal vantagem da Prova de Conceito é que, por ela estar presente nas fases iniciais do projeto — antes da criação do protótipo — a empresa evita gastar tempo e recursos com ideias impossíveis de serem concretizadas.

 

Para alcançar os resultados mais exatos possíveis, a POC deve ser realizada por um time de especialistas na área de desenvolvimento da ideia.

 

Ao final dessa etapa, o processo de criação deve seguir para a segunda fase de testes: o desenvolvimento do MVP.

 

Produto mínimo viável (MVP)

 

Assim que os desenvolvedores atestarem que a solução é tecnicamente possível, eles devem iniciar o processo de criação do produto mínimo viável — o MVP.

 

Como o nome sugere, durante essa fase é criado uma espécie de protótipo, mas que contém apenas as funcionalidades básicas da solução.

 

O principal objetivo do MVP é testar se os conceitos desenvolvidos nas etapas anteriores estão realmente entregando o resultado desejado. Além disso, o método pode fornecer a equipe informações valiosas, como:

  • Usabilidade do produto;

  • Dados sobre performance;

  • Potenciais falhas e problemas;

  • Nível de demanda por manutenção;

  • Insights sobre as melhorias necessárias;

  • Menor custo de produção do produto final.

 

Todos esses dados serão essenciais durante as próximas tomadas de decisões, inclusive, para determinar o prazo de lançamento da nova solução.

 

Ah! A principal diferença entre os protótipos e o MVP, é que o segundo método abre mais espaço para testes realizados por clientes interessados nas soluções.

 

Com isso, sua empresa garante outra informação super importante: o feedback das pessoas que, ao final de todo processo, realmente vão consumir aquele produto ou melhoria.

 

Piloto

 

Você já assistiu uma série cujo título do primeiro episódio era “piloto”? 

 

Assim como no mundo cinematográfico, o piloto é disponibilizado aos consumidores, representando a versão final do produto.

 

Para alcançar essa etapa, é necessário que o projeto tenha sido submetido a todos os testes, ajustes e demais correções apontados pelos métodos da POC e MVP.

 

Afinal, como o produto piloto estará disponível aos clientes, garantir o máximo de qualidade e eficiência é fundamental para evitar quedas no faturamento ou até mesmo má reputação no mercado.

 

Além de possuir sua devido importância para o processo de desenvolvimento — dado que representa a concretização de todas as etapas anteriores — o piloto também é utilizado como uma estratégia de venda.

 

Isso acontece, porque essa versão consegue alavancar as vendas do produto e com bases nos seus dados a empresa calcula a taxa de ROI (Retorno sobre Investimento).

 

Principais diferenças entre POC, MVP e piloto

 

Todos os métodos apresentados acima — POC, MVP e piloto — são importantes para ajudar uma empresa a desenvolver e entregar a melhor solução possível para o mercado.

 

Contudo, cada etapa possui suas próprias características, aplicações e até mesmo oferece dados diferentes.

 

Conhecer as diferenças entre POC, MVP e piloto torna-se, portanto, fundamental para que a equipe consiga dar continuidade ao processo de criação da forma correta.

 

Então, reunimos as principais características de cada método no quadro abaixo.

 

Principais características de cada processo

 

Prova de Conceito (POC)

Produto mínimo viável (MVP)

Piloto

Etapa de pré-desenvolvimento

Etapa de pré-lançamento

Etapa de lançamento

Analisa a viabilidade técnica de uma ideia ou funcionalidade 

Testa os conceitos desenvolvidos nas etapas anteriores 

Confirma os parâmetros de performance

Impede que a empresa gaste tempo e recursos com ideias inviáveis

Fornece informações valiosas para as próximas tomadas de decisões

Permite o cálculo correto do ROI

 

Agora que você já conhece as diferenças entre POC, MVP e piloto — e em qual fase de desenvolvimento aplicar cada método — está na hora de colocar as mãos na massa!

 

Reúna uma equipe de especialistas e desenvolva para o mercado uma solução inovadora ou simplesmente entregue novas funcionalidades aos produtos já comercializados.

 

O importante é aplicar corretamente a POC, MVP e piloto para garantir os melhores resultados possíveis!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários