Se começar uma empresa não é tarefa fácil, imagina quem se arrisca na inovação e não investe no básico do plano de negócios de startup?
Contudo, muitas empresas começam assim! Um estudo feito pela Efund Investimentos revelou que 16,6% das startups respondentes da pesquisa afirmaram não possuem um planejamento de longo prazo.
Embora a startup possa pivotar seu produto e mudar bruscamente a direção, é preciso planejar para entregar resultados sólidos aos investidores e conseguir se manter no mercado.
Para compreender o que é o plano de negócio de startup, sua importância e passos para desenvolver, acompanhe esse conteúdo!
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O que é um plano de negócios de startup?
É um documento utilizado para definir o planejamento de uma startup que pretende sair do papel de forma madura. Ele é composto por elementos que sinalizam qual a estratégia, recursos, atividades e custos para o negócio existir.
Dessa forma, é possível garantir o mínimo de planejamento e entendimento de oportunidades e ameaças do mercado, bem como se precaver de riscos existentes.
Importância de um plano de negócios para startups
Saber onde se quer chegar é a primeira grande definição de uma empresa. Construir um plano de negócios para startups é o fortalecedor das estruturas-base que fundam o negócio.
Com ele é possível olhar a empresa como um todo e fazer a gestão de forma holística, além de apresentar aos investidores qual o produto, e retorno, eles estão apostando seus investimentos.
Os 3 principais fatores de importância para uma startup considerar fazer um plano de negócios são:
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Ter clareza sobre a proposta de valor, público-alvo e custos;
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Proporcionar clareza e conhecimento sobre a viabilidade e retorno de investimento a quem aporta dinheiro; e
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Escalar exponencialmente a solução.
Passo a passo para criar um plano de negócios de startup
Existem muitas metodologias para criação de uma empresa. Todas elas perpassam pela criação de estratégias e produtos/serviços que são entregues a um cliente final. Além de modelos de business plan para seguir.
É fato que existe uma forma de começar a criar uma solução e desenvolvê-la. Por isso, listamos abaixo os principais passos para criar um plano de negócio de startup.
Desenvolver ideia inicial
As startups surgiram para resolver problemas de forma veloz e crescer suas soluções de forma escalável.
Muitas delas surgem por identificarem problemas que precisam ser resolvidos para gerarem conforto e satisfação por parte de quem sente uma dor.
Por exemplo: uma startup de engenharia civil vê em um aplicativo de leitura de plantas de construção a possibilidade de melhoria de acesso a esses documentos no canteiro de obras. No lugar de mestre de obras precisar carregar diversos papéis físicos no terreno, ele faz a leitura de um QR Code dentro de cada um dos cômodos e conhece a estrutura completa deles.
É importante pensar em criar algo que precise de uma solução efetiva e que entregue valor aos seus usuários.
Pesquisar cenários demográficos, geográficos, sócio-políticos, econômicos, culturais e comportamentais é fundamental para embasar a criação da solução.
Analisar viabilidade
Realizar projeções financeiras, observar e comparar diferenciais competitivos dos concorrentes, determinar objetivos e metas em diversos estágios da empresa contribuem para a análise de viabilidade da ideia.
É bom estar preparado para concluir que o negócio não apresenta viabilidade, inclusive. Caso isso ocorra, é importante pensar em pivotar e modificar completamente a ideia.
Alguns documentos são importantes nessa fase, como:
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Orçamento anual;
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Projeção de fluxo de caixa;
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Planejamento de marketing e vendas.
Criar o Business Model Canvas
Uma importante ferramenta que orienta a criação do plano de negócios de startups é a BMC - Business Model Canvas. Esse instrumento nada mais é do que um modelo de negócio em formato mais visual e básico.
O Canvas, como é popularmente conhecido, é um mapa visual com 9 elementos distribuídos. Cada um deles representa uma fatia importante na criação de uma startup.
Abaixo, conheça os 9 elementos do Canvas:
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Proposta de valor;
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Segmento de clientes;
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Canais;
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Relacionamento;
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Receita;
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Recursos;
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Atividades;
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Parcerias;
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Estrutura de custos.
Produzir o MVP
Após completar o Canvas com as características da solução que a startup propõe, é hora de pensar na realização de um MVP - Minimum Viable Product. Esse item é a versão inicial do produto com a menor aplicação de recurso possível apenas para servir de teste à viabilidade da solução.
A ideia de rodar o MVP é a empresa já ter o contato com potenciais clientes e colher feedbacks sobre melhorias, bugs (caso a solução seja em formato de aplicativo ou software, por exemplo) e necessidades reais do mercado.
Para evitar ver a startup não corresponder às expectativas, ter um plano de negócios seguindo esses passos é fundamental na estratégia inicial. Esperamos que você aplique essas dicas e crie o seu planejamento!