Como criar um plano de negócios de startup?

Se começar uma empresa não é tarefa fácil, imagina quem se arrisca na inovação e não investe no básico do plano de negócios de startup?

 

Contudo, muitas empresas começam assim! Um estudo feito pela Efund Investimentos revelou que 16,6% das startups respondentes da pesquisa afirmaram não possuem um planejamento de longo prazo. 

 

Embora a startup possa pivotar seu produto e mudar bruscamente a direção, é preciso planejar para entregar resultados sólidos aos investidores e conseguir se manter no mercado. 

 

Para compreender o que é o plano de negócio de startup, sua importância e passos para desenvolver, acompanhe esse conteúdo!

 

e-book jornada

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Laboratório de inovação: o que é, como funciona e vantagens

Leia também: Channel Market Fit: o que é e a importância para as startups 

 

O que é um plano de negócios de startup? 

 

É um documento utilizado para definir o planejamento de uma startup que pretende sair do papel de forma madura. Ele é composto por elementos que sinalizam qual a estratégia, recursos, atividades e custos para o negócio existir.

 

Dessa forma, é possível garantir o mínimo de planejamento e entendimento de oportunidades e ameaças do mercado, bem como se precaver de riscos existentes.

 

Importância de um plano de negócios para startups

 

Saber onde se quer chegar é a primeira grande definição de uma empresa. Construir um plano de negócios para startups é o fortalecedor das estruturas-base que fundam o negócio.

 

Com ele é possível olhar a empresa como um todo e fazer a gestão de forma holística, além de apresentar aos investidores qual o produto, e retorno, eles estão apostando seus investimentos.

 

Os 3 principais fatores de importância para uma startup considerar fazer um plano de negócios são:

 

  1. Ter clareza sobre a proposta de valor, público-alvo e custos;

  2. Proporcionar clareza e conhecimento sobre a viabilidade e retorno de investimento a quem aporta dinheiro; e

  3. Escalar exponencialmente a solução.

 

plano de negócios de startup | pessoas trabalhandoPasso a passo para criar um plano de negócios de startup

 

Existem muitas metodologias para criação de uma empresa. Todas elas perpassam pela criação de estratégias e produtos/serviços que são entregues a um cliente final. Além de modelos de business plan para seguir.

 

É fato que existe uma forma de começar a criar uma solução e desenvolvê-la. Por isso, listamos abaixo os principais passos para criar um plano de negócio de startup.

 

Desenvolver ideia inicial

 

As startups surgiram para resolver problemas de forma veloz e crescer suas soluções de forma escalável

 

Muitas delas surgem por identificarem problemas que precisam ser resolvidos para gerarem conforto e satisfação por parte de quem sente uma dor.

 

Por exemplo: uma startup de engenharia civil vê em um aplicativo de leitura de plantas de construção a possibilidade de melhoria de acesso a esses documentos no canteiro de obras. No lugar de mestre de obras precisar carregar diversos papéis físicos no terreno, ele faz a leitura de um QR Code dentro de cada um dos cômodos e conhece a estrutura completa deles. 

 

É importante pensar em criar algo que precise de uma solução efetiva e que entregue valor aos seus usuários.

 

Pesquisar cenários demográficos, geográficos, sócio-políticos, econômicos, culturais e comportamentais é fundamental para embasar a criação da solução.

 

Analisar viabilidade

 

Realizar projeções financeiras, observar e comparar diferenciais competitivos dos concorrentes, determinar objetivos e metas em diversos estágios da empresa contribuem para a análise de viabilidade da ideia.

 

É bom estar preparado para concluir que o negócio não apresenta viabilidade, inclusive. Caso isso ocorra, é importante pensar em pivotar e modificar completamente a ideia.

 

Alguns documentos são importantes nessa fase, como:

 

  • Orçamento anual;

  • Projeção de fluxo de caixa;

  • Planejamento de marketing e vendas.

 

Criar o Business Model Canvas

 

Uma importante ferramenta que orienta a criação do plano de negócios de startups é a BMC - Business Model Canvas. Esse instrumento nada mais é do que um modelo de negócio em formato mais visual e básico.

 

O Canvas, como é popularmente conhecido, é um mapa visual com 9 elementos distribuídos. Cada um deles representa uma fatia importante na criação de uma startup.

 

Abaixo, conheça os 9 elementos do Canvas:

 

  1. Proposta de valor;

  2. Segmento de clientes;

  3. Canais;

  4. Relacionamento;

  5. Receita;

  6. Recursos;

  7. Atividades;

  8. Parcerias;

  9. Estrutura de custos.

 

Produzir o MVP

 

Após completar o Canvas com as características da solução que a startup propõe, é hora de pensar na realização de um MVP - Minimum Viable Product. Esse item é a versão inicial do produto com a menor aplicação de recurso possível apenas para servir de teste à viabilidade da solução.

 

A ideia de rodar o MVP é a empresa já ter o contato com potenciais clientes e colher feedbacks sobre melhorias, bugs (caso a solução seja em formato de aplicativo ou software, por exemplo) e necessidades reais do mercado.

 

Para evitar ver a startup não corresponder às expectativas, ter um plano de negócios seguindo esses passos é fundamental na estratégia inicial. Esperamos que você aplique essas dicas e crie o seu planejamento!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário