Como é o processo de inovação de uma empresa?
Se novas ideias surgissem magicamente e fossem implementadas em um estalar de dedos, seria incrível, mas a verdade é que é preciso passar por diversas etapas até finalmente a solução chegar no mercado.
Por isso, trouxemos as principais para você conhecer e aplicar em seu negócio neste artigo! Continue a leitura…
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Por que criar um processo de inovação?
O processo de inovação é importante para a empresa conseguir implementar soluções eficientes em menos tempo.
Ao contrário do que muitos pensam, dificilmente uma ideia surge do nada, é implementada no dia seguinte e vira um grande sucesso.
Desde a concepção até a venda de uma solução, existem uma série de etapas envolvidas, então, é preciso ter um processo de inovação bem estruturado para que a empresa realmente seja inovadora.
Entre as vantagens dessa prática, podemos citar:
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Agilidade na implementação de novas soluções;
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Otimização dos recursos;
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Diferenciação no mercado — quem sai na frente, tem sempre vantagem;
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Aceleração do crescimento;
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Melhor adaptação da empresa às mudanças do mercado.
Como montar um processo de inovação?
Confira o passo a passo para montar um processo de inovação:
0 - Comece com a cultura da empresa
Antes de tudo, é importante iniciar uma cultura de inovação na empresa.
Os colaboradores não se tornam inovadores e criativos do dia para noite. É preciso incentivo contínuo.
Desde o início, a organização precisa estimular essas habilidades, propondo novos desafios, oferecendo treinamentos, permitindo o compartilhamento de ideias, criando um ambiente propício, entre outras estratégias.
1 - Identificação das dores e problemas
Toda solução parte de um problema, seja do cliente final (inovação de produto), seja da própria empresa (inovação de processos).
Portanto, é fundamental que a empresa conheça as principais demandas da companhia para poder pensar em possíveis soluções. Isso, claro, não ocorre apenas com base no achismo. É preciso pesquisa.
O que está faltando na empresa hoje? O que os clientes estão precisando? Quais são as principais reclamações em relação ao negócio? O que os colaboradores perceberam que poderia melhorar?
Para responder essas perguntas, é preciso olhar dados da empresa, fazer pesquisas, estudar o mercado, entre outras estratégias.
2 - Brainstorm
Nesse momento, você vai reunir as pessoas da equipe para discutir o problema e listar possíveis soluções. De preferência, escolha um time multidisciplinar para poder trazer ideias diferentes.
Agora, o foco é exclusivamente ter ideias, então, não se preocupe se uma sugestão é boa ou não por enquanto. Pelo contrário, estimule que compartilhem toda e qualquer ideia, mesmo que não pareça boa o bastante.
Evite possíveis julgamentos e interrupções.
3 - Filtro de ideias
Nessa etapa do processo de inovação, as ideias serão avaliadas e a melhor será a escolhida para passar ao próximo passo.
Para analisar a relevância de cada ideia de forma objetiva, o ideal é ter critérios de exclusão, como viabilidade técnica e financeira, alinhamento com o público-alvo, potencial de mercado, entre outros.
Lembre-se de não desmerecer nenhuma ideia na frente dos colaboradores ou eliminar alguma possibilidade!
4 - Experimentação
Logo depois, é preciso testar a ideia e avaliá-la de maneira mais concreta.
Nessa etapa, o recomendado é criar um protótipo da solução com poucos recursos e testá-lo em pequena escala para medir indicadores, como: custo da operação, aderência do público, tempo de execução, entre outros.
Com base na análise das métricas, será possível decidir com a solução ou não e, se sim, quais são as melhorias necessárias para a próxima fase.
5 - Comercialização
Com a solução pronta, chegou o momento de ir para o mercado e criar um plano de lançamento. Essa etapa é mais trabalhosa e envolve uma série de setores da empresa, como marketing e vendas, além de definir fatores, tipo precificação, design e abordagem.
6 - Acompanhamento e melhoria contínua
Por fim, é preciso continuar acompanhando e melhorando o produto. Em especial, é necessário coletar feedback dos clientes e analisar novos indicadores, como ROE e a Margem Líquida.
Depois, basta retornar novamente para a fase inicial e desenvolver novas inovações para a empresa!
Aprendeu a montar o seu processo de inovação? Vale lembrar que essas são etapas básicas, mas você pode (e deve) personalizar para o seu modelo de negócios! Continue acompanhando outros conteúdos do nosso blog!