Processo de inovação: quais são as principais etapas?

Como é o processo de inovação de uma empresa?

 

Se novas ideias surgissem magicamente e fossem implementadas em um estalar de dedos, seria incrível, mas a verdade é que é preciso passar por diversas etapas até finalmente a solução chegar no mercado. 

 

Por isso, trouxemos as principais para você conhecer e aplicar em seu negócio neste artigo! Continue a leitura…

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Por que criar um processo de inovação?

O processo de inovação é importante para a empresa conseguir implementar soluções eficientes em menos tempo. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, dificilmente uma ideia surge do nada, é implementada no dia seguinte e vira um grande sucesso.

 

Desde a concepção até a venda de uma solução, existem uma série de etapas envolvidas, então, é preciso ter um processo de inovação bem estruturado para que a empresa realmente seja inovadora. 

 

Entre as vantagens dessa prática, podemos citar: 

  • Agilidade na implementação de novas soluções; 

  • Otimização dos recursos; 

  • Diferenciação no mercado — quem sai na frente, tem sempre vantagem; 

  • Aceleração do crescimento;

  • Melhor adaptação da empresa às mudanças do mercado. 

 

processo de inovação: homem olhando para quadro cheio de papel

 

Como montar um processo de inovação?

Confira o passo a passo para montar um processo de inovação:

 

0 - Comece com a cultura da empresa

Antes de tudo, é importante iniciar uma cultura de inovação na empresa. 

 

Os colaboradores não se tornam inovadores e criativos do dia para noite. É preciso incentivo contínuo. 

 

Desde o início, a organização precisa estimular essas habilidades, propondo novos desafios, oferecendo treinamentos, permitindo o compartilhamento de ideias, criando um ambiente propício, entre outras estratégias.

 

1 - Identificação das dores e problemas

Toda solução parte de um problema, seja do cliente final (inovação de produto), seja da própria empresa (inovação de processos).

 

Portanto, é fundamental que a empresa conheça as principais demandas da companhia para poder pensar em possíveis soluções. Isso, claro, não ocorre apenas com base no achismo. É preciso pesquisa. 

 

O que está faltando na empresa hoje? O que os clientes estão precisando? Quais são as principais reclamações em relação ao negócio? O que os colaboradores perceberam que poderia melhorar?

 

Para responder essas perguntas, é preciso olhar dados da empresa, fazer pesquisas, estudar o mercado, entre outras estratégias. 

 

2 - Brainstorm 

Nesse momento, você vai reunir as pessoas da equipe para discutir o problema e listar possíveis soluções. De preferência, escolha um time multidisciplinar para poder trazer ideias diferentes. 

 

Agora, o foco é exclusivamente ter ideias, então, não se preocupe se uma sugestão é boa ou não por enquanto. Pelo contrário, estimule que compartilhem toda e qualquer ideia, mesmo que não pareça boa o bastante. 

 

Evite possíveis julgamentos e interrupções. 

 

3 - Filtro de ideias

Nessa etapa do processo de inovação, as ideias serão avaliadas e a melhor será a escolhida para passar ao próximo passo. 

 

Para analisar a relevância de cada ideia de forma objetiva, o ideal é ter critérios de exclusão, como viabilidade técnica e financeira, alinhamento com o público-alvo, potencial de mercado, entre outros.

 

Lembre-se de não desmerecer nenhuma ideia na frente dos colaboradores ou eliminar alguma possibilidade!

 

4 - Experimentação

Logo depois, é preciso testar a ideia e avaliá-la de maneira mais concreta. 

 

Nessa etapa, o recomendado é criar um protótipo da solução com poucos recursos e testá-lo em pequena escala para medir indicadores, como: custo da operação, aderência do público, tempo de execução, entre outros. 

 

Com base na análise das métricas, será possível decidir com a solução ou não e, se sim, quais são as melhorias necessárias para a próxima fase. 

 

5 - Comercialização

Com a solução pronta, chegou o momento de ir para o mercado e criar um plano de lançamento. Essa etapa é mais trabalhosa e envolve uma série de setores da empresa, como marketing e vendas, além de definir fatores, tipo precificação, design e abordagem. 

 

6 - Acompanhamento e melhoria contínua

Por fim, é preciso continuar acompanhando e melhorando o produto. Em especial, é necessário coletar feedback dos clientes e analisar novos indicadores, como ROE e a Margem Líquida

 

Depois, basta retornar novamente para a fase inicial e desenvolver novas inovações para a empresa!

 

Aprendeu a montar o seu processo de inovação? Vale lembrar que essas são etapas básicas, mas você pode (e deve) personalizar para o seu modelo de negócios! Continue acompanhando outros conteúdos do nosso blog!

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