Validação de hipótese: 5 dicas de como fazer!

Não sabe como funciona a validação de hipótese?

 

Toda ideia precisa ser verificada, sobretudo quando ela impacta diretamente o desenvolvimento do seu negócio.

 

Para atestar essas afirmações, as empresas utilizam um método chamado de validação de hipótese. Continue lendo e descubra 5 formas de como colocá-lo em prática!

 

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O que é validação de hipótese?

 

A hipótese é toda a afirmação que pensamos ser verdadeira. Dessa forma, para comprovar sua ideia é preciso realizar o processo de validação.

 

Por exemplo, imagine que você estabeleça uma hipótese referente ao comportamento do seu público durante uma promoção. A única forma de ter certeza que seu público vai se comportar dessa forma é através da validação de hipótese.

 

Sem essa estratégia, o empreendedor corre o risco de investir em hipóteses infundadas, que provoquem mais prejuízos do que benefícios ao negócio.

 

Teste x métrica x meta

 

Antes de descobrir como realizar a validação de hipóteses, para comprovar (ou não) as suas suposições estratégicas, você deve entender a diferença entre três conceitos importantes: teste, métrica e meta.

 

Presentes durante a validação de hipóteses, cada termo possui seu próprio significado e função durante o processo.

  • Teste: método utilizado para verificar se uma hipótese é verdadeira ou não;

  • Métrica: sistema de medida aplicado durante a mensuração dos resultados do teste, analisando seu sucesso e se a hipótese foi validada;

  • Meta: a métrica (valor) que você precisa atingir para que a hipótese seja considerada válida e pronta para uso.

 

Inclusive, durante a sua validação de hipótese você pode utilizar um quadro contendo essas informações, capaz de te ajudar a analisar todos os resultados obtidos até a validação ou descarte da ideia.

 

Hipótese

Teste

Métrica

Meta

01. 

     

02. 

     

03. 

     

 

Como fazer a validação de hipótese na sua startup?

 

validação de ideias: pessoas conversando entre siPara validar uma hipótese, é preciso desenvolver ou aplicar um experimento capaz de avaliar se a ideia hipotética vai entregar os resultados esperados — ou ainda precisa de melhorias antes de ser colocada em prática.

 

Como as hipóteses fazem parte de diversas decisões estratégicas de um negócio, desde comportamento do consumidor até suas preferências, esse processo é fundamental.

 

Por isso, separamos abaixo 5 testes que sua empresa pode colocar em prática durante a validação de hipótese: 

 

Teste A/B

 

Bastante utilizado por UX Designers e Product Managers, o Teste A/B é um dos mais conhecidos para a validação de hipóteses.

 

O método funciona assim: você utiliza duas variantes de um mesmo componente (título, arte, botão de CTA etc.), tentando descobrir ao longo do processo qual opção gera maior interesse e resultados para a empresa.

 

As principais vantagens do Teste A/B são:

  • Método simples;

  • Versátil;

  • Assertivo;

  • Resultados rápidos.

 

Teste Multivariável

 

O Teste Multivariável aplica o mesmo método de validação do Teste A/B, contudo, esse instrumento utiliza variáveis de dois ou mais elementos, combinadas simultaneamente.

 

Ou seja, enquanto o Teste A/B compara a performance de duas versões do mesmo componente ou elemento, o Teste Multivariável analisa ao mesmo tempo todas as versões possíveis para o componente.

 

Ainda que seja mais complexo, esse método permite que a empresa realize a validação de todas as versões de uma só vez — sendo mais indicado para elementos com grande número de combinações.

 

Teste de Redirecionamento

 

Também conhecido como Teste de Variação de URL, esse método visa testar cada uma das páginas separadamente.

 

Dessa forma, o Teste de Redirecionamento é ideal para analisar duas páginas de destino (é também uma variável do testa A/B), que sejam muito diferentes uma da outra.

 

Outra característica desse teste: as variantes não são marcadas como elemento na página, mas por URL.

 

Além disso, o Teste de Redirecionamento consegue fornecer tanto uma análise dos elementos isolados de uma página, como também a maneira que a combinação dessas variáveis impacta o resultado.

 

Validação sobre os clientes

 

Como dissemos anteriormente, as hipóteses também podem ser utilizadas por sua empresa para entender os clientes — suas dores, comportamentos de consumo, o interesse sobre o produto…

 

E para verificar se essas ideias hipotéticas são válidas, é possível aplicar um teste voltado especialmente a esse fator.

 

Isto é, a validação sobre os clientes.

 

O primeiro passo ao utilizar esse método é entender (e focar) nas dores desses clientes, fazendo um levantamento direto dessas informações.

 

Por exemplo, sua empresa pode realizar questionários e divulgar essa ferramenta através das redes sociais, fazendo com que as perguntas cheguem ao público-alvo.

 

Com o máximo de informações coletadas, será possível analisar se as hipóteses que você possui realmente são compatíveis com a realidade.

 

Validações sobre fatores externos

 

Além de fatores internos como desenvolvimento de soluções inteligentes e gestão financeira estratégica, os fatores externos também impactam o seu negócio — podendo até mesmo colocá-lo em risco!

 

Então, você precisa realizar uma hipótese sobre todos os fatores externos capazes de influenciar sua empresa, assim como seus devidos impactos.

 

E claro: fazer a validação dessas hipóteses!

 

Dica: determine uma meta correspondente ao valor mínimo favorável a sua empresa e aquele valor que inviabilizaria o negócio — utilizando-o como comparativo para os resultados.

 

Atualmente, os fatores externos que mais influenciam as empresas são:

  • Novas tecnologias;

  • Leis e tributações;

  • Iniciativas do governo;

  • Concorrentes dominantes;

  • Inovações disruptivas.

 

Validação de hipótese é aliada da sua startup

 

Descobriu um método de validação de hipótese adequado para sua empresa?

 

Então, comece agora mesmo a validar suas ideias hipotéticas.

 

Reúna o máximo de informação, analise com cuidado todas as informações coletas e coloque apenas em prática as ideias, soluções e estratégias validadas.

 

Evite riscos desnecessários: utilize a validação de hipótese e tenha mais segurança durante a tomada de decisões no seu negócio ou startup.

 

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