O que é seed capital? Entenda esse tipo de investimento!

Você sabe o que é seed capital?

 

A fase inicial de todo negócio é bastante complicada e repleta de desafios. No mundo das startups, essas dificuldades são ainda maiores, inclusive, o setor apresenta uma alta taxa de mortalidade

 

Para sobreviver a essa etapa conturbada, muitos empreendedores saem em busca de novos investimentos, chamados de seed capital. Continue lendo para saber mais!

 

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O que é seed capital?

Seed capital é uma modalidade de investimento voltada para empresas ainda em fase de desenvolvimento. 

 

O que é seed capital: foto alta de três pilhas de moedas na grama com terra e plantas

 

Inclusive, em português, o nome desse investimento significa justamente “capital semente” por fazer parte da fase ainda inicial da startup. Ou seja, no momento em que o negócio ainda está criando raízes para, finalmente, crescer e gerar frutos. 

 

Este costuma ser o segundo ou terceiro aporte recebido, após o investidor anjo e pré-seed.

 

Qual a diferença entre investimento seed, investimento pré-seed e investidor anjo?

O pré-seed ocorre antes do investimento apresentado acima, nas etapas ainda mais iniciais da startup. Por exemplo, pode ser buscado como suporte econômico para o desenvolvimento do MVP

 

Além disso, esse aporte costuma possuir valores menores que o seed capital, justamente devido aos altos riscos envolvidos na transação — até porque, a empresa pode não ter bons resultados no lançamento e não gerar retornos. 

 

Por outro lado, temos o investidor-anjo, que atua como pessoa física e aparece nas primeiras fases da startup.

 

A principal vantagem de buscar esse tipo de investimento é que, além de capital, você também garante suporte estratégico do investidor, que passa a atuar ativamente na gestão do negócio, como um mentor. 

 

Para quem o seed capital é indicado?

Como o seed capital é um investimento realizado na etapa de desenvolvimento da startup, este valor costuma ser direcionado a despesas de estruturação do negócio.

 

Ou seja, se você está em busca de capital para aumentar a empresa ou até mesmo criar um produto, deve buscar outras fontes. 

 

Quais são as vantagens desse investimento?

A principal vantagem para as empresas que recebem o suporte do seed capital é possuir dinheiro para continuar desenvolvendo e mantendo o negócio, enquanto este não gera receita suficiente para cobrir suas despesas básicas. 

 

No caso dos investidores que apostam nessa estratégia, o principal benefício é a expectativa de retorno financeiro que, dependendo da empresa, pode ser bastante elevado! 

 

E os riscos do seed capital?

Ainda que ofereça ótimas vantagens para o investidor e para a empresa, essa modalidade também possui alguns riscos.

 

Para as empresas, estas correm o risco de possuir ações muito diluídas em futuras negociações de investimentos. Até porque, o seed capital costuma ser o segundo aporte conquistado.

 

Além disso, os fundadores podem acabar perdendo o controle majoritário do negócio, que passará a ser administrado principalmente por seus investidores.

 

Falando neles, ao optar por investir em empresas através do seed capital, os investidores correm o risco de perder todo dinheiro.

 

Afinal, como dissemos desde o início, essa modalidade é voltada para startups ainda em fase de desenvolvimento, em que é possível tanto obter muito sucesso, como não.

 

Como conseguir investimentos seed para sua startup?

O primeiro passo para buscar investidores seed capital é verificar o estágio em que a startup se encontra. Nesse caso, deve ser o inicial.

 

Além disso, o negócio deve possuir algum faturamento, ainda que não seja suficiente para cobrir as despesas de funcionamento — por isso, é necessário conseguir o capital externo.

 

Uma vez identificado esse requisito, comece a adotar estratégias para atrair os investidores. As principais são:

 

  • Networking: aumente sua rede de relacionamentos profissionais participando de eventos, palestras ou até mesmo feiras. Além disso, converse com conhecidos, buscando possíveis investidores;

  • Pitch deck: construa uma apresentação para sua startup, contendo o objetivo do negócio e os motivos pelos quais ele merece receber o investimento. Esse texto deve estar memorizado, sobretudo durante os eventos;

  • Marketing: utilize as redes sociais para ganhar maior visibilidade para a startup. A estratégia também é excelente para atrair clientes e aumentar o faturamento. 

 

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