Deck pitch: o que é, como fazer e exemplos incríveis 

O deck pitch é uma apresentação que pode mudar o futuro da sua empresa. 

 

Se seu negócio precisa captar recursos para investir em crescimento, você precisará convencer os investidores do grande potencial que a sua empresa oferece. E o deck pitch será seu aliado nessa tarefa!

 

Quer saber mais sobre como fazer um deck pitch profissional? Boa leitura.

 

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Leia também: Inovação disruptiva: o que é, vantagens e exemplos!

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O que é um pitch deck?

 

O pitch deck é uma apresentação que serve para mostrar o cenário da empresa a investidores conhecerem o modelo de negócio e o seu potencial de retorno. 

 

Por um lado, essa simples apresentação pode abrir várias portas para a empresa, afinal, é capaz de atrair a atenção de empreendedores e proporcionar uma grande injeção de caixa para o crescimento do negócio. 

 

Por outro, pode fechar as portas, pois um investidor anjo consegue identificar rapidamente gargalos referentes à empresa na sua apresentação. 

 

No entanto, não se preocupe! Vamos te ensinar como fazer um pitch deck incrível!

 

Como fazer um pitch deck inesquecível? 

 

pitch deck - apresentaçãoEssa é uma apresentação simples, mas que pode mudar completamente o rumo da sua empresa, então, você precisa prepará-la com cuidado. Veja como fazer!

 

Comece falando sobre o problema 

Todo negócio parte de um problema, certo?

 

Então, você precisa contextualizar o investidor sobre qual desafio sua empresa está tentando encarar.

 

Ademais, mostre quem é o público que mais é impactado por esse problema, bem como o impacto disso em sua vida. 

 

De preferência, traga dados que ilustram o problema. 

 

Apresente sua solução

Agora, você vai explicar a sua solução para esse desafio. 

 

Nesta parte, cabe a você explicar mais sobre o seu negócio e qual é a missão, valor e visão da empresa. 

 

Além disso, apresente seu produto e qual é a proposta de valor dele. Se possível, use técnicas de storytelling para produzir ainda mais conexão na sua apresentação.

 

Explique seu modelo de negócio

Na etapa anterior do seu pitch deck, você explica mais sobre o que é a solução enquanto agora você fala mais sobre como funciona — ou seja, como o negócio ganha dinheiro. 

 

Você também precisa indicar como esse modelo é sustentável com o tempo. 

 

Contextualize com o seu mercado

Você está inserido em qual setor? Como ele anda? Está em ascensão? Como você vai impactar? Quem são os seus maiores concorrentes?

 

Essas são algumas questões que você precisa abordar nesta parte.

 

Mostre a equipe

Quem sustenta uma empresa são as pessoas. 

 

Não deixe de apresentar os colaboradores mais importantes do seu negócio e como as suas competências farão o empreendimento ir para frente!

 

Prove sua capacidade

Um investidor quer saber, sobretudo, de resultados. 

 

Se, realmente, a empresa consegue cumprir o que promete — e para isso você precisa apresentar dados. 

 

Mostre o quanto o negócio evoluiu com o tempo e quais foram os resultados gerados com o tempo. 

 

Além disso, vale a pena trazer feedbacks de clientes sobre a solução para trazer mais veracidade ao seu discurso. 

 

Lembre-se: seja sempre transparente quanto aos resultados. 

 

Capriche na identidade visual

O visual da apresentação pode não ser o mais importante, mas, sem dúvidas, faz diferença. 

 

Afinal, uma boa identidade visual além de chamar mais a atenção dos investidores, também demonstra cuidado.

 

Trouxemos algumas dicas de design que podem te ajudar:

  • Evite colocar muita informação em cada slide; 

  • Use fontes legíveis e cores que transmitem a identidade da sua empresa;

  • Utilize sites como Canva e Google Apresentações para montar slides magníficos sem gastar nada;

  • Aposte em imagens e ilustrações de alta resolução; 

  • Varie os layouts.

 

Exemplos de pitch deck de grandes marcas

 

Por que não aprender com os melhores?

 

Uber, Airbnb e Buzzfeed são apenas alguns exemplos de pitch deck que ficaram bem conhecidos e você já vai entender o porquê:

 

Uber

É difícil encontrar uma pessoa com smartphone que não tenha o aplicativo da Uber instalado — ou de pelo menos um de seus concorrentes. 

 

Mas será que você conseguiria dizer que a empresa viria a se tornar uma das maiores do mundo com seu primeiro pitch deck? Confira aqui!

 

Airbnb 

Ao analisar a apresentação da Airbnb, maior locadora de imóveis do mundo, ficamos impressionados não com o seu tamanho, mas com sua simplicidade. 

 

Qualquer pessoa consegue olhar e entender do que se trata a marca. Confira aqui!

 

Buzzfeed

Imagine arrecadar U$ 240 milhões em uma rodada de investimento com um pitch deck? 

 

Foi isso que a Buzzfeed, empresa norte-americana de mídia de notícias, conseguiu com a sua apresentação!

 

Confira aqui!

 

Se você fosse começar o seu deck pitch agora, qual seria sua referência?

 

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