Quanto tempo dura um pitch? Como fazer um pitch rápido e atrativo!

Quanto tempo dura um pitch

 

Como você sabe, o investidor não tem todo tempo do mundo e você precisa ser rápido para segurar sua atenção. Em contrapartida, é bem complexo explicar toda a estrutura de um negócio e mostrar a grande oportunidade por trás da sua ideia

 

Nesse sentido, você precisa equilibrar os dois lados da moeda para conseguir fazer um pitch de vendas rápido e atrativo. 

 

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Leia também: Tipos de Pitch mais usados pelas startups 

Leia também: Elevator pitch: conheça 3 exemplos e se inspire!

 

Quanto tempo dura um pitch?

 

Segundo uma pesquisa do Tom Eisenmann, um especialista em pitch, com a startup DocSend, a atenção de um investidor em uma apresentação é de aproximadamente 4 minutos

 

Por isso, saiba que não existe um tempo ideal, é possível fazer seu pitch em 3 minutos ou 20 minutos, mas o melhor é moldar a sua apresentação para conseguir vender a sua ideia em pouco tempo. 

 

Assim, caso tenha mais minutos, você pode explorar melhor cada ponto da sua proposta e adequar quanto tempo dura um pitch conforme a disponibilidade dos investidores. 

 

De modo geral, é preciso estar pronto para qualquer tipo de situação. 

 

Como fazer um pitch de 3 minutos?

 

Se você tem um tempo determinado para fazer seu pitch, lembre-se de planejar a sua apresentação deixando alguns segundos de sobra para evitar ocorrer de terminar o prazo e deixar de lado pontos importantes sobre seu negócio. 

 

Dessa maneira, trouxemos o passo a passo para você estruturar seu pitch em 3 minutos. Confira:

 

Saiba o que abordar

 

Quando você tem pouco tempo, o ideal é destacar apenas as informações relevantes da sua startup do ponto de vista do investidor

 

Sendo assim, você precisa falar de:

  • Solução proposta

  • Setor do mercado

  • Público

  • Oportunidade

  • Diferenciais da empresa

  • Necessidade

 

Esses são alguns pontos essenciais, mas você precisa adaptar conforme o seu modelo de negócio. Pode ser que exista algum outro ponto a ser explorado. 

 

Além disso, depende do investidor para quem você vai fazer seu pitch. Caso ele tenha pouco conhecimento do mercado, por exemplo, é possível fazer uma apresentação sem se aprofundar tanto em termos técnicos.

 

Monte seu slide

 

Além do fator estético, um bom slide serve para trazer informações relevantes e guiar sua comunicação. Nesse caso, você pode seguir o modelo de apresentação abaixo:

 

  1. Mostre a oportunidade: indique o seu mercado de atuação e o problema o qual sua empresa resolve

  2. Traga a solução: explique rapidamente como você pretende solucionar o problema

  3. Destaque diferenciais: traga suas vantagens competitivas que o tornam diferente de outras soluções do mercado

  4. Explique a proposta: fale o valor do investimento necessário e explique a aplicação desse dinheiro 

 

Por fim, pergunte se o investidor tem interesse em avaliar a proposta. 

 

Dicas para criar uma boa apresentação de slide:

  • Coloque pouco texto em cada slide: ponha apenas tópicos importantes

  • Utilize poucas cores na apresentação

  • Procure inspirações de layouts — o Canva tem algumas sugestões bem bonitas

  • Utilize elementos visuais (imagens de boa qualidade, vídeos curtos, tabelas, gráficos, dentre outros)

  • Não coloque muitos elementos ou efeitos no slide

 

Treine antes

 

Não deixe para descobrir quanto tempo dura um pitch de vendas na hora da apresentação para o seu investidor. Simule antes e cronometre para ter certeza da duração do seu pitch. 

 

Além disso, é interessante apresentar para outras pessoas e pedir feedbacks a fim de saber se está atrativo o suficiente.

 

Seja didático e sucinto

 

Considerando que você tem pouco tempo para fazer seu pitch de vendas, é preciso selecionar bem as palavras utilizadas durante a apresentação. Algumas dicas

 

  • Não enrole explicando termos técnicos

  • Faça analogias e dê exemplos para facilitar a compreensão

  • Limite sua apresentação a menos de 20 slides

  • Experimente fazer um roteiro antes da apresentação

 

Seja persuasivo

 

Além do tempo curto da apresentação, você precisa escolher as palavras certas para ser persuasivo o bastante para vender a sua ideia. 

 

Como tem poucos minutos, procure estudar técnicas de persuasão para convencer e despertar o interesse mais rápido.

 

Já sabe quanto dura um pitch de vendas? 

 

Conforme você fizer apresentações, observe os pontos que mais despertam interesse dos investidores

 

Assim, nos próximos pitches, você pode aumentar o destaque nesses pontos-chave. No fim das contas, não importa quanto tempo dura um pitch, você precisa conquistar esse investidor. 

 

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