Pitch de vendas: conheça os modelos e como montar uma excelente apresentação!

O pitch de vendas é a maneira encontrada por vendedores e empresas para conseguir clientes nos dias atuais em que o tempo é escasso.

 

Inspirado nas conversas de elevador (que são curtas e objetivas), esse modelo é capaz de apresentar o cerne de uma ideia ou produto em apenas alguns minutos, de maneira atraente e persuasiva.

 

Continue lendo esse conteúdo para entender de uma vez o que é pitch de vendas e seus principais tipos. Boa leitura!

 

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O que é pitch de vendas?

 

Imagine que Elon Musk está disposto a ouvir a sua ideia e, se achar interessante, investir o dinheiro necessário para iniciar esse projeto.

 

Mas… a reunião só irá durar um minuto. Você seria capaz de convencê-lo?

 

Com um bom pitch de vendas, sim!

 

Afinal, essa apresentação comercial é breve, persuasiva e interessante, ditando somente as informações mais convincentes e benéficas da sua solução.

 

O foco do pitch de vendas é justamente chamar a atenção e convencer o lead a comprar o seu produto ou, no caso de exemplo acima, investir em sua ideia.

 

Mesmo os modelos mais longos — que podem durar 20 minutos — são atraentes, concisos e diretos. A diferença central é poder se aprofundar mais em um determinado ponto ou apresentar novas informações.

 

Importância do pitch de vendas

 

A objetividade e rapidez são as chaves para convencer uma pessoa atualmente, uma vez que nossa capacidade de concentração diminuiu bastante.

 

Desse modo, se a sua apresentação durar 30 minutos ou pior, 1 hora, quase ninguém vai te escutar.

 

Mas, se você for capaz de resumir tudo em apenas um minuto, será bem mais fácil segurar a atenção daquela pessoa.

 

A importância da brevidade torna-se ainda maior quando você precisa buscar investidores, que costumam ser mais atarefados e possuir menos tempo disponível para você conseguir convencê-los.

 

Modelos de pitch de vendas

 

pitch de vendasO pitch de vendas é dividido em 4 modelos diferentes, classificados sobretudo em relação ao tempo de duração e o foco principal.

 

Entenda melhor essas diferenças conhecendo cada modelo de pitch de venda.

 

Pitch de 1 minuto

Para conseguir criar esse modelo, você deve ser objetivo.

 

Fale dos pontos básicos do produto ou ideia, mostre o cerne do que está sendo apresentado.

 

Ou seja, fale rapidamente do problema, da solução que você possui, assim como o seu diferencial — por que a pessoa deve investir em você e não em outro?

 

Devido ao curto tempo, o texto ou fala será o único recurso disponível, então, utilize-o de forma inteligente incrementando os gatilhos mentais mais eficientes em seu público.

 

Também é possível criar um storytelling super curto e cativante, tornando o pitch de vendas ainda mais criativo.

 

Pitch de 3 a 5 minutos

Acredite: 5 minutos é muito tempo.

 

Tanto que, nesse modelo de pitch de vendas, além das ideias principais apresentadas acima, é possível acrescentar outras informações.

 

Por exemplo, nessa apresentação você pode mostrar dados relevantes ao problema que sua solução resolve.

 

Ou contar um pouco mais da história de como surgiu aquela ideia, as perspectivas de mercado…

 

Enfim, é possível se aprofundar um pouco mais em informações que o ouvinte deseja realmente conhecer.

 

Ah! Nesse modelo é possível utilizar recursos visuais, desde que sejam curtos e não estendam o tempo da apresentação para além de 5 minutos. 

 

Pitch de 7 a 10 minutos

Vamos voltar ao início desse artigo: imagine que, em vez de apenas 1 minuto, a reunião com Elon Musk fosse durar 10 minutos.

 

No seu lugar, nós iríamos abordar todas as informações apresentadas nos tópicos anteriores — problema, solução, diferencial, crescimento da empresa, perspectiva de mercado — e acrescentaríamos um dado mega importante: perspectiva financeira.

 

Essa informação serve como base para dois fatores: uma visualização da possível lucratividade da ideia/produto/marca e a sua própria organização financeira.

 

Afinal, gestores capazes de construir uma perspectiva financeira-estratégica, normalmente são capazes de gerenciar bem as finanças do negócio.

 

E claro: monte um material de apoio bem construído.

 

Mostre dados reais, apresente fontes das suas projeções, conte a sua história… seja criativo (sem deixar de lado a objetividade). 

 

Pitch de 20 minutos

Os 20 minutos podem ser animadores, mas somente se utilizados da maneira certa.

 

Para isso, você deve ter como principal objetivo prender a atenção do ouvinte.

 

A melhor forma de fazer isso é criando não só um material de apoio interessante, como também incorporando essa característica em sua fala!

 

Para tal, seja objetivo (sem enrolação) e didático, seguindo um raciocínio linear e fácil de acompanhar.

 

Com isso, você será capaz de prender a atenção do ouvinte e apresentar todos os dados mais relevantes e convincentes de sua ideia.

 

Como criar seu pitch de vendas

 

Agora que você já sabe o que é um pitch de vendas e quais os seus modelos, está na hora de montar o seu!

 

Liste as principais características da sua ideia ou projeto, cortando aquelas que não forem tão relevantes assim.

 

Colete também dados e realize as devidas projeções.

 

Ah! Não foque em criar somente um modelo de pitch, em vez disso busque possuir adaptações de cada tipo, começando com o mais curto.

 

Afinal, se você conseguir resumir tudo em 60 segundos, criar os demais tipos de pitch de vendas será moleza!

 

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