Smart money: o que é e porque investir nessa estratégia

O smart money é uma estratégia que oferece um recurso tão valioso para as startups quanto o dinheiro: o conhecimento. 

 

Com um modelo de parceria que vai além do suporte financeiro, a tática pode ajudar as startups a encontrarem o caminho certo no mercado, garantindo bons resultados.

 

Então, se sua startup está investment ready, venha conosco nesse conteúdo. Saiba mais sobre o smart money e as vantagens de escolher essa estratégia!

 

açolab ventures

Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.

 

Leia também: Investidor para startup: o que seguir para conseguir?

Leia também: POC, MVP e piloto: qual é a diferença?

 

O que é smart money?

 

O smart money é um modelo de investimento em que o investidor não apenas oferece para a empresa um capital, como também o seu conhecimento.

 

Traduzido para dinheiro inteligente, essa expressão foi criada porque os investidores que apostam nessa estratégia possuem uma inteligência de mercado, conquistada por experiências e especializações.

 

Devido a esse suporte “extra”, o smart money é uma excelente alternativa para os empreendedores que buscam escala, pois terão um suporte especializado durante as etapas mais cruciais do negócio: o crescimento.

 

Ah! O investidor smart money pode não apenas compartilhar experiências sobre o nicho da sua empresa, como também oferecer dicas mais gerais, por exemplo, em relação a tarefas administrativas e de gestão financeira.

 

Como funciona essa estratégia?

 

smart money: mulher mostrando algo no notebook para outraOs investidores que escolhem investir através do smart money são aqueles mais experientes e que desejam contribuir ativamente para o crescimento da empresa.

 

Assim, durante essa estratégia, a empresa investida recebe suporte estratégico desse profissional — os limites da sua atuação podem ser definidos no term sheet.

 

E claro: sua startup também terá acesso ao suporte financeiro necessário para colocar em prática as estratégias, ideias e métodos sugeridos pelo investidor.

 

Benefícios do smart money

 

A construção de uma parceria através do smart money pode proporcionar excelentes benefícios para sua startup. Descubra abaixo quais são: 

 

Investidores com experiência no mercado

 

A principal vantagem de buscar investimentos do tipo star money é poder contar com o suporte estratégico de profissionais experientes.

 

Afinal, além do capital, o crescimento de uma empresa também depende bastante do conhecimento e capacidade das pessoas envolvidas em seu desenvolvimento.

 

Ao incluir um investidor inteligente na equipe, você garante essas duas bases importantes — aumentando suas chances de sucesso.

 

Complementa o time com conhecimento especializado

 

Como dissemos, buscar investidores através da estratégia do smart money proporciona a sua equipe uma adição bastante valiosa!

 

E com o conhecimento especializado desse investidor — não apenas no mercado, mas em demais estratégias de financeiro, marketing e gerenciamento — o andamento dos processos é acelerado.

 

Assim, a empresa poderá finalizar o seu desenvolvimento em menos tempo, com mais segurança e assertividade.

 

Fonte valiosa de networking

 

Um investidor inteligente não apenas possui capital e conhecimento estratégico, como também uma grande rede de contatos, valiosa para o crescimento do seu negócio.

 

Desde clientes em potencial, fornecedores de qualidade (e com melhor custo-benefício) até mesmo novos investidores… é possível conquistar todos eles com o networking do seu parceiro.

 

Afinal, devido a sua experiência e expertise no mercado, as pessoas terão maior confiança em adquirir uma solução indicada por esse investidor, ainda que seja uma inovação nunca antes vista.

 

Acrescenta valor ao negócio

 

Quando um investidor inteligente escolhe sua empresa como alvo do seu investimento (monetário e estratégico), o nome dele fica relacionado ao do seu negócio.

 

Com isso, o valor da empresa aumenta no mercado, devido à autoridade que esse profissional possui.

 

Esse acréscimo de valor no negócio ajuda a atrair mais clientes interessados na solução, que sem essa parceria poderiam não confiar na sua ideia.

 

Maiores chances de sucesso

 

Somando todas as vantagens apresentadas acima, o resultado provável só pode ser um: o sucesso do seu negócio.

 

Tudo bem que nem todas as empresas que conseguem investidores smart money viram um enorme sucesso, mas, não podemos negar o potencial dessa estratégia.

 

Afinal, o negócio terá não apenas um suporte monetário para executar suas ideias, como também auxílio de um profissional que já enfrentou todos aqueles desafios e conseguiu vencê-los.

 

É como andar em uma trilha desconhecida sozinho ou acompanhado de um guia: o percurso pode até ser difícil nas duas situações, mas na segunda, pelo menos suas chances de sair da mata serão maiores.

 

Precisa de mais motivos para buscar investimento smart money?

 

Comece agora mesmo a procurar investidores inteligentes e conquiste não apenas todos esses benefícios acima, como também um aliado importante para enfrentar os desafios do mercado.

 

Lembre-se: ainda que o caminho seja complicado, o smart money pode te ajudar a encontrar o sucesso ao final.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário