O que é incubadora de empresas? Descubra!

Deseja entrar no mundo dos negócios, mas nunca atuou como empreendedor? Então, você deve saber o que é uma incubadora de empresas!

 

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, que além de requerer grandes investimentos monetários, também necessita de conhecimentos estratégicos.

 

Pensando nessa dificuldade dupla dos empreendedores, principalmente entre os iniciantes, foram desenvolvidas as incubadoras de empresas. Continue lendo para descobrir o que são!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Laboratório de inovação: o que é, como funciona e vantagens

Leia também: Programas de inovação: aprenda a implementar em sua empresa 

 

O que é uma incubadora de empresas?

 

Uma incubadora de empresas é um programa de estímulo ao empreendedorismo, através do qual empresas nos estágios iniciais de desenvolvimento recebem o suporte necessário para continuar sua formação.

 

Os principais objetivos dessas organizações são:

  • Facilitar o surgimento de novas empresas;

  • Reduzir os riscos de insucesso de um novo negócio;

  • Contribuir para o crescimento da empresa.

 

Além de fornecer recursos físicos e financeiros, esses projetos também disponibilizam apoio estratégico, como orientação financeira, administrativa, jurídica e contábil. 

 

Ademais, essas incubadoras de empresas podem ser tanto instituições públicas como privadas.

 

Para que servem as incubadoras?

 

O principal objetivo de uma incubadora de empresas é facilitar o desenvolvimento de novos empreendimentos, contribuindo para a evolução econômica daquela região. 

 

Para alcançar esse objetivo principal, as instituições oferecem não apenas os suportes citados acima, como também conectam esses novos empreendimentos a oportunidades no mercado. 

 

Com uma incubadora de empresas o gestor também tem acesso a cursos, treinamentos e demais materiais de valor, que ajudam a potencializar seu trabalho como administrador.

 

Para quem é indicado?

 

As incubadoras são recomendadas para empresas de pequeno porte, que ainda se encontram nas primeiras fases de desenvolvimento. Esse modelo de investimento também é recomendado para empreendedores novos, que nunca criaram oficialmente um negócio.

 

Afinal, como o projeto fornece uma série de recursos estratégicos, o ideal é que seu público atendido realmente necessite de todo esse suporte, por ainda não ter experiência na área.

 

Ademais, para fazer parte de uma incubadora de empresas, é preciso atender aos requisitos próprios da instituição. Os principais são:

  • Produto ou serviço inovador;

  • Boa qualificação técnica da equipe;

  • Possuir recursos financeiros básicos para dar início ao projeto;

  • Importância da proposta para o ecossistema local;

  • Viabilidade técnica e econômica;

  • Impacto social e ambiental do projeto de negócio.

 

O que é incubadora de empresas?: ilustração sobre inovação, ideias e business incubatorBenefícios das incubadoras para as empresas

 

O que é mais fácil: começar uma empresa do zero, sem nenhum conhecimento ou suporte estratégico, ou montar um negócio contando com o apoio de uma estrutura especializada?

 

Com certeza, você deve ter escolhido a segunda opção!

 

E essa é a principal vantagem de uma empresa ser incubada: conseguir adentrar no mundo dos negócios possuindo o apoio não apenas financeiro, como também estratégico, de uma equipe especializada em cada área.

 

Desde o setor legal até o marketing, seu negócio terá alguém preparado e pronto para ajudar.

 

Sem falar que, além de fornecer uma assistência durante o desenvolvimento do negócio, a incubadora de empresas também prepara esses gestores a continuarem cuidando de suas organizações, mesmo após o fim da incubação.

 

Como funciona a incubação de empresas?

 

Conheça abaixo quais são as etapas do modelo de incubação que uma incubadora segue:

 

Pré-incubação

 

Durante a primeira etapa de incubação, a incubadora deve decidir se a ideia proposta por aquela empresa é realmente viável — tanto tecnicamente como economicamente. Para isso, é realizada uma análise sobre esse projeto.

 

Na pré-incubação, também são criadas as estratégias de funcionamento, assim como o plano de negócios. Caso a empresa incubada já possua um, este também será analisado e otimizado. 

 

Essa etapa costuma durar aproximadamente 6 meses.

 

Incubação

 

Uma vez que o projeto esteja bem estruturado e organizado, a incubadora dá início a segunda etapa: a incubação.

 

Nesse momento o plano desenvolvido na primeira fase é colocado em prática, em conjunto com toda a assessoria que o negócio precisa para crescer.

 

É também na incubação que toda equipe responsável pela empresa recebe uma capacitação constante, aprendendo como administrar o negócio de forma independente, sem a assessoria da incubadora. 

 

Essa etapa costuma durar de 1 a 2 anos.

 

Pós-incubação

 

Quando a empresa finalmente alcança o grau de maturidade esperado, finalmente o negócio pode se tornar independente.

 

Ou seja, a empresa deixa de fazer parte do espaço da incubadora.

 

E para garantir que o negócio continue no caminho certo, o projeto continua acompanhando esses empreendedores por mais algum tempo, fornecendo ainda toda a assessoria que eles precisarem.

 

Essa etapa dura entre 6 meses a 1 ano.

 

Animado para buscar uma incubadora de empresas para o seu negócio?

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário