Inteligência de mercado: o que é, como utilizar e ferramentas

Sua empresa está apresentando baixo desempenho nas vendas? Saiba como utilizar a inteligência de mercado para mudar esses resultados!

 

Através dessa metodologia, os gestores conseguem entender melhor o cenário no qual estão inseridos, passando a identificar pontos de melhoria e a estabelecer soluções com maior assertividade.

 

Portanto, continue lendo esse conteúdo para descobrir o que é inteligência de mercado e como melhorar a tomada de decisões da sua empresa!

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O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma estratégia voltada à coleta e processamento de dados de uma empresa relacionados com o marketing, como tendências, relacionamento com os clientes, concorrência, comportamento dos consumidores e entre outros.

Inteligência de mercado: jovem focada escrevendo no quadro virtual.

O principal objetivo desse levantamento de informações é melhorar a assertividade das tomadas de decisões, garantindo resultados mais precisos e consistentes ao negócio.

 

Além disso, a inteligência de mercado ajuda os gestores a entenderem melhor o cenário em que a empresa está inserida, expandindo a conquista e fidelização de clientes.

 

Quais os benefícios da inteligência de mercado?

Os benefícios da inteligência de mercado para uma empresa vão além da melhora da assertividade das tomadas de decisões, proporcionando também:

 

  • Maior vantagem competitiva;

  • Projeção de cenários futuros;

  • Aumento da produtividade;

  • Oportunidade de negócios;

  • Potencializa a inovação;

  • Identificação de problemas de negócios;

  • Acompanhar tendências do mercado;

  • Entendimento do comportamento do consumidor.

 

Como utilizar a inteligência de mercado?

O primeiro passo para a implementação da inteligência de mercado (ou inteligência competitiva) é organizar os dados já coletados pela empresa, conferindo sua confiabilidade e padronizando essas informações. 

 

Em seguida, determine quais indicadores de desempenho serão considerados durante a análise desses dados, bem como as metodologias de coleta a serem aplicadas.

 

Após reunir as informações necessárias, faça um monitoramento delas, em busca de padrões, tendências e demais questões que sejam relevantes para a sua empresa.

 

Inclusive, é importante preparar a equipe para a implementação da inteligência de mercado, oferecendo treinamentos aos colaboradores e criando uma nova cultura de dados para o negócio.

 

5 ferramentas da inteligência de mercado

Para que os passos acima possam ser executados, você deverá adotar uma ferramenta de inteligência de mercado. Conheça abaixo as 5 mais usadas pelas empresas:

 

1. Big Data

O Big Data reúne ferramentas capazes de processar altos volumes de dados (estruturados ou não), como a Python. Nesse caso, esse método é o mais recomendado para as grandes empresas.

 

2. Google Analytics

Ainda que seja gratuita, o Google Analytics é uma ferramenta completa, que oferece inúmeras informações úteis para as empresas, especialmente aquelas relacionadas com o comportamento do usuário.

 

Inclusive, essa é uma das principais ferramentas de marketing, podendo ser usada tanto durante as campanhas e elaboração de outras estratégias de vendas, como também para o levantamento de pautas para a produção de conteúdos para os sites. 

 

3. CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que coleta os dados gerados pelas rotinas de atendimento ao cliente de uma empresa.

 

Como esse é um setor importante para o sucesso do negócio, suas informações relacionadas também devem ser aproveitadas pela inteligência de mercado, para entender a performance das vendas e a relação com os consumidores.

 

Além disso, através desses dados é possível identificar falhas no atendimento ao cliente e traçar estratégias de correção.

 

4. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) funciona a partir da integração dos sistemas utilizados em uma empresa, permitindo que a ferramenta faça a coleta de todos esses dados, deixando-os armazenados em um banco de dados próprios.

 

Assim, os gestores podem usar essas informações para basear suas tomadas de decisões, tornando o processo mais rápido, dado que tudo estará concentrado em um só lugar.

 

5. Inteligência Artificial

Ainda que o Chat GPT e IA Bard tenha apenas se tornado um sucesso recentemente, a inteligência artificial já vem sendo usada como ferramenta de suporte de decisões pelas empresas.

 

Inclusive, a IA é uma das principais aliadas da inteligência de mercado, proporcionando aos gestores insights e respostas para problemas internos do negócio.

 

Enfim, saber o que é inteligência de mercado e quais ferramentas usar para colocar esse conceito em prática é essencial para todo gestor!

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