Early adopters: o que são e para que servem?

Está procurando alguém para adotar a sua ideia? Então, conheça os early adopters!

 

Através desse grupo de investidores, as startups e empreendedores iniciantes conseguem o impulso necessário para desenvolver suas ideias e lançá-las no mercado — com maiores chances de sucesso.

 

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para quem possui poucas conexões, mas tem em mãos uma chance imperdível. Se esse for seu caso, continue lendo para conhecer quem são os early adopters e tudo sobre eles!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que são early adopters?

Os early adopters consistem em um grupo de investidores que adotam uma ideia, inovação ou produto, contribuindo com o seu crescimento e desenvolvimento, sendo fundamentais para o sucesso de startups iniciantes.

 

early adopters: mulher dando as mãos a outra mulher sorrindo

Além disso, essas pessoas ou organizações estão dispostas a assumir riscos, visto que não há uma garantia de sucesso daquele investimento — apenas previsões baseadas no comportamento do mercado.

 

Os early adopters também estão abertos a novas ideias e inovações, atuando ativamente no seu desenvolvimento, através de fornecimento de feedbacks de melhorias.

 

Para que servem os early adopters?

O principal objetivo dos early adopters é impulsionar o desenvolvimento e crescimento de uma startup ou empresa, através da otimização da ideia/produto central daquele negócio.

 

Ou seja, esses investidores não apenas aplicam recursos financeiros naquela inovação, como também literalmente adotam essa ideia, contribuindo com suas experiências e conhecimentos de mercado.

 

Para isso, os early adopters dão feedbacks valiosos aos gestores, que permitem a identificação de falhas, melhorias e ajustes necessários para a obtenção de melhores resultados.

 

Além disso, como esses investidores são normalmente influenciados ou líderes de opinião, conseguem incentivar outras pessoas ou organizações a também abraçarem aquela ideia, impulsionando a sua popularidade.

 

Qual a importância dos early adopters?

Os early adopters podem ser crucial para determinar o sucesso de uma ideia e de uma startup, afinal, é bem mais fácil iniciar no mundo dos negócios contando com o suporte financeiro e experiência de pessoas que já possuem mais tempo nesse mercado.

 

Dessa forma, assim como em outros tipos de investimentos, a startup terá um guia para dar continuidade às suas atividades.

 

Outros benefícios de contar com esse suporte são:

  • Validação da inovação e aumento da credibilidade do produto; 

  • Feedback inicial da ideia e indicação dos ajustes necessários;

  • Influência e marketing através da indicação dos investidores;

  • Acelera o processo de adoção e engajamento na ideia;

  • Desenvolvimento de um ecossistema em torno do produto.

 

5 características dos early adopters

Para você compreender de uma vez o que são early adopters e definir se esse é o tipo de investimento ideal para sua inovação, veja abaixo as cinco características comuns entre esses investidores:

 

1. Conectividade social

Os early adopters são pessoas extrovertidas e sociáveis, que normalmente estão inseridas em um ciclo de relacionamentos bastante extenso. Além disso, esses investidores costumam também ser influenciados e possuem uma ótima comunicação.

 

Com essa característica, as ideias adotadas por eles são abraçadas pelo mercado de forma mais fácil, afinal, suas indicações são valorizadas.

 

2. Realidade positiva

Como os early adopters são atraídos por novidades, possuem também uma visão bastante positiva dos cenários de mercado, enxergando as inovações como uma possibilidade de transformar as formas de consumo.

 

Contudo, não se engane, pois a positividade adotada por eles não significa que irão correr riscos de qualquer forma — tudo é bem pensado e definido, garantindo que a ideia atenda aos padrões esperados antes de ser lançada.

 

3. Tecnologia como oportunidade

Os early adopters encaram o desenvolvimento tecnológico como uma oportunidade para expandir as ideias e a forma de pensar, garantindo o surgimento de inovações.

 

Portanto, esses investidores são excelentes para as startups e estão sempre dispostos a adotar ideias tecnológicas, desde que consiga atrair a sua atenção.

 

4. Conhece suas necessidades

Os early adopters sabem o que o mercado e seus consumidores precisam, principalmente devido à troca de informações garantidas por sua característica de comunicatividade social.

 

Dessa forma, os feedbacks fornecidos por eles se tornam ainda mais valiosos e realísticos, proporcionando melhorias e ajustes altamente eficientes.

 

5. Busca por soluções

Por conhecerem as necessidades do mercado e as dores dos consumidores, esses investidores estão sempre buscando por soluções para esses problemas, seja através da criação de um produto ou serviço novo, ou simplesmente por sua melhoria.

 

Com essa e as demais características, os early adopters assumem um papel importante no mercado de inovação!

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário