A busca constante pela excelência é uma característica importante para o sucesso de toda empresa e a melhoria contínua pode te ajudar nessa tarefa!
Através dessa metodologia, seu negócio será capaz de aprimorar os produtos, serviços ou processos realizados, otimizando toda a cadeia de produção e de resultados.
Quer saber como implementar a melhoria contínua? Venha conosco nesse conteúdo até o final!
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O que é melhoria contínua?
A melhoria contínua é uma estratégia voltada ao aprimoramento de processos, produtos, serviços ou demais aspectos de uma organização, visando o alcance de resultados cada vez melhores.
Além disso, essa abordagem também visa aumentar a eficiência e eficácia de uma empresa, reduzir desperdícios e atender melhor às necessidades dos clientes.
A melhoria contínua também pode ser classificada em:
Como implementar a melhoria contínua?
O processo de implementação de melhoria contínua envolve três passos, voltados a entender a origem do problema, planejar uma execução e padronizar o método encontrado.
Entenda melhor abaixo:
1. Estudar
O primeiro passo para implementar a melhoria contínua em sua empresa é entender quais são as atividades, processos, produtos ou serviços que precisam ser aprimorados.
Além disso, você deve investigar a causa dessas falhas ou baixa eficiência, assim, será possível eliminar a origem do problema, ao invés de realizar apenas ações superficiais e com resultados temporários.
2. Planejar
Após conhecer o objetivo central da sua estratégia, você deve determinar as ações necessárias para eliminar a fonte daquele problema.
Nesse caso, utilize métodos de melhoria contínua que permitam a definição de um passo a passo, incluindo a análise dos resultados obtidos e a revisão das táticas aplicadas.
3. Padronizar
Encontrou o plano de ação ideal, que garante menos falhas e resultados melhores que o anterior? Então, documente todos os passos implementados e divulgue essa informação entre os colaboradores envolvidos.
Dessa forma, será possível padronizar o modo de execução, garantindo resultados mais sólidos e a redução de erros. Se for necessário, faça um treinamento da equipe para explicar o novo processo de execução.
Quais as vantagens de implementar a melhoria contínua?
A melhoria contínua em uma organização pode proporcionar excelentes benefícios, como:
-
Redução de custos: ao eliminar desperdícios e melhorar a eficiência é possível aumentar a lucratividade do negócio;
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Aumento da produtividade: a redução de falhas nos processos e a padronização ajudam a reduzir o tempo de execução das tarefas e evitar retrabalhos;
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Melhora da gestão de riscos: o processo de melhoria contínua proporciona à empresa uma forma de execução mais calculada, previsível e prudente;
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Maior flexibilidade: a organização se torna mais ágil para se adaptar às mudanças nas condições de mercado ou necessidades dos clientes;
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Vantagem competitiva: a melhoria contínua ajuda as empresas a estarem sempre se destacando no mercado.
Quais ferramentas usar nesse processo de implementação?
Para aplicar a melhoria contínua em sua companhia, você deve utilizar algumas ferramentas, sendo que as principais são:
1. Matriz BASICO
A Matriz BASICO é voltada a análise de 6 critérios principais, que formam o nome dessa metodologia:
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B de benefícios para a empresa;
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A de abrangência;
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S de satisfação dos funcionários;
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I de investimentos necessários;
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C de cliente externo;
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O de operacionalização.
Para medir esses critérios, estabeleça para cada uma nota de 1 a 5 e defina as melhorias necessárias para que essa pontuação aumente.
2. Ciclo Kaizen
O Ciclo Kaizen é uma das principais ferramentas da melhoria contínua e, inclusive, algumas vezes os seus significados se confundem.
Desenvolvido no Japão, da década de 1950, esse método é dividido nessas etapas:
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Focar em reduzir os desperdícios;
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Encontrar os problemas;
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Padronizar os processos;
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Planejar os próximos passos;
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Otimizar o uso dos equipamentos.
3. Diagrama de Ishikawa
Também chamado de Diagrama Espinha de Peixe, essa ferramenta é bastante utilizada durante o processo de investigação da origem dos problemas da sua empresa. Afinal, esse é seu principal objetivo!
Para isso, você deve analisar os 6 Ms de uma empresa:
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Método;
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Material;
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Mão-de-obra;
-
Medida;
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Máquina;
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Meio ambiente.
Em seguida, entenda quais desses processos estão relacionados com o problema que afeta seu negócio e analise cada etapa envolvida, até chegar na origem.
Se não conseguir identificar a causa através desses fatores, faça as adaptações necessárias.
4. Ciclo PDCA
Por fim, temos o Ciclo PDCA, bastante usado na etapa de planejamento, pois seu principal objetivo é encontrar soluções e aprimorar processos.
A sigla dessa metodologia significa:
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P de plan (planejar);
-
D de do (fazer);
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C de check (verificar);
-
A de act (agir).
Seguindo esses passos, é possível encontrar as melhores soluções para os problemas internos do seu negócio e garantir uma melhoria contínua dos processos!