O que é Lean Six Sigma? Conheça essa metodologia!

Saber o que é Lean Six Sigma é o primeiro passo para quem deseja abandonar a instabilidade dos processos de produção.

 

Além disso, a metodologia consegue proporcionar aos negócios uma redução no desperdício de insumos, bem como ótimos resultados na qualidade e satisfação dos clientes.

 

Ficou interessado? Continue lendo para descobrir o que é Lean Six Sigma e como aplicar essa metodologia em sua empresa!

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é Lean Six Sigma?

A metodologia Lean Six Sigma surgiu nos anos 80, através da junção entre os métodos Lean e Six Sigma por consultores treinados nas duas áreas, que perceberam a harmonia entre essas técnicas.

 

O que é Lean Six Sigma: conceito de colagem de controle de qualidade padrão

 

Basicamente, o método Lean reúne ferramentas capazes de diminuir o desperdício de materiais e informações durante um processo. Para isso, são eliminadas as etapas que não agregam valor ao cliente.

 

Enquanto o Six Sigma reúne as estratégias capazes de diminuir a variabilidade nos processo, aumentando a qualidade do produto e reduzindo os desperdícios. Com essa metodologia, as empresas estabelecem um padrão de produção basicamente perfeito.

 

Reunindo os objetivos de redução da variabilidade e dos desperdícios, foi desenvolvida uma nova metodologia, chamada Lean Six Sigma. 

 

Por que unir a metodologia Lean com a Six Sigma?

Como as metodologias Lean e Six Sigma se complementam, antigamente, as empresas investiam separadamente nas duas estratégias. Ainda que proporcionassem bons resultados, não havia um trabalho em conjunto dos consultores.

 

Ao reunir os dois conceitos em um só, formando o Lean Six Sigma, tornou-se possível a criação de uma única estratégia, mais fácil de ser aplicada, monitorada e reestruturada. 

 

Sem falar que esse único investimento gera ainda mais economias para as empresas!

 

Quais são as certificações do Lean Six Sigma?

Os consultores especializados no que é Lean Six Sigma e nas suas abordagens recebem certificações, correspondentes ao seu nível de conhecimento na área.

 

Veja abaixo quais são essas certificações:

 

White Belt

A primeira certificação do Lean Six Sigma é destinada àqueles que possuem um conhecimento básico sobre o assunto, como a base sobre as ferramentas utilizadas nos projetos de melhoria.

 

Normalmente, o White Belt é recomendado para executivos e demais funcionários que atuam em atividades rotineiras e operacionais, como suporte de outros especialistas.

 

Yellow Belt

Os profissionais que recebem o Yellow Belt conseguem utilizar as principais ferramentas da metodologia, mas não necessariamente possuem conhecimento aprofundado sobre o Lean Six Sigma.

 

Essa certificação é indicada para quem deseja apenas realizar pequenos projetos de melhoria na empresa. 

 

Green Belt

Essa certificação é concedida aos profissionais com maior conhecimento e habilidades na metodologia Lean Six Sigma, inclusive, sendo capazes de liderar projetos simples (com orientação de um profissional Black Belt).

 

O Green Belt é recomendado para engenheiros ou administradores responsáveis por um alto grau de supervisão. 

 

Black Belt

Com especialização nas ferramentas e técnicas do Lean Six Sigma, o profissional Black Belt também possui capacitação em liderança de equipes, ficando responsável por administrar um grupo ou por treinar outros consultores. 

 

Essa certificação é recomendada para profissionais com cargo de liderança nas empresas.

 

Master Black Belt

A maior certificação que um profissional especializado em Lean Six Sigma é o Master Black Belt, concedido àqueles com domínio sobre as metodologias. Esse consultor também consegue elaborar e direcionar as estratégias que serão seguidas pelos demais.

 

Como colocar o Lean Six Sigma em prática?

O primeiro passo para quem deseja aplicar a metodologia Lean Six Sigma na empresa é se especializar. Inclusive, na internet você encontra vários cursos online, capazes de fornecer todas as certificações disponíveis.

 

Caso você não queira se especializar nessas técnicas, será necessário contratar um consultor para ficar responsável por esse projeto de melhoria. Ainda assim, recomendamos que você possua conhecimentos básicos sobre o tema.

 

Uma vez montada a equipe, iniciará o processo com a identificação dos pontos críticos da empresa, que precisam ser melhorados para a potencialização dos resultados. 

 

Em seguida, esses profissionais irão determinar quais são as melhores ferramentas para otimizar os processos. Indicadores de performance também são escolhidos, para que os resultados possam ser mensurados.

 

Agora que você já sabe o que é Lean Six Sigma, aprofunde seus conhecimentos sobre essa metodologia, garantindo pelo menos uma certificação White Belt. Esse será o primeiro passo para você revolucionar sua empresa!

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário