Método Lean: 5 conceitos para aplicar no seu negócio

Conheça a método Lean Startup e entenda por que ele é importante para o seu negócio.

 

Você teve uma super ideia de negócio: plano na cabeça, investimento conquistado, equipe montada, produção a mil e lançamento marcado.

 

Mas às vezes, mesmo com todo esse esforço, o negócio pode não gerar resultados… Você deveria ter considerado o método Lean para o desenvolvimento da solução. Ficou interessado?

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book de métodos ágeis, ou aqui.

 

Leia Também: Inovação de produto: o que é, como fazer e exemplos

Leia também: Inovação de processo: descubra a importância dessa estratégia

 

O que é o Método Lean

 

A palavra “lean” pode ser traduzida como “enxuta”. Logo, em uma tradução livre para o português, Lean Startup significa Startup Enxuta.

 

E o nome já entrega tudo: estamos diante de um método que enxuta o longo processo de tirar uma ideia do papel. Em outras palavras, o conceito é aplicado na identificação de fontes de desperdício em todo esse processo, seja de tempo, custo ou recursos.

 

Nas palavras de Eric Ries, autor do livro Lean Startup:

 

“A startup enxuta é uma nova maneira de considerar o desenvolvimento de produtos novos e inovadores, que enfatiza interação rápida e percepção do consumidor, uma grande visão e grande ambição, tudo ao mesmo tempo.”

 

método lean startupNo método Lean, a startup ou empresa vai ao mercado para saber a opinião de seus potenciais consumidores sobre cada elemento do negócio.

 

Diante das respostas obtidas, novas versões são feitas até alcançar a versão ideal.

 

Isso pode ser feito utilizando recursos comuns às startups, como o MVP, o Pivot e métodos ágeis de interação com clientes.

 

5 conceitos do Lean para aplicar

 

MVP (Mínimo Produto Viável)

 

É a versão simplificada de um produto final. Ela serve para testar o lançamento do produto no mercado, pois assim, o empreendedor descobrirá se o produto atenderá bem o consumidor.

 

Resumidamente, trata-se de uma série de testes para validar a viabilidade do negócio. E já tem texto sobre MVP aqui no nosso blog. Leia e nunca deixe de validar a sua ideia antes de lançar.

 

Deploy Contínuo

 

É parte de um movimento de entrega contínua. Nele, o trabalho da equipe é atualizado frequentemente para o cliente.

 

A ideia é a finalização de um novo produto e a sua disponibilização em tempo reduzido para receber um retorno também mais rápido. Trata-se de uma automação do processo de entrega que ajuda a analisar resultados. Automatize sempre que possível!

 

Teste A/B

 

Consiste em disponibilizar mais de uma versão do mesmo produto no mercado.

 

A partir da reação do consumidor diante das diferentes possibilidades, o empreendedor pode ter uma noção das preferências de seu público alvo e aplicá-las na versão final do produto. Testando, 1, 2, 3...

 

Métricas Acionáveis

 

São métricas que, quando acionadas, oferecem as informações necessárias para que o empreendedor possa tomar decisões sobre o negócio.

 

De modo geral, é uma forma de mensurar tendências, comportamentos ou variáveis do negócio. Isso permite que o desempenho de ações estratégicas de uma empresa sejam avaliados. Vamos medir?

 

Pivot

 

É a oportunidade de mudar de estratégia e performar melhor. Se os resultados não foram satisfatórios, quer dizer que está na hora de pivotar.

 

Ao juntar estes princípios, você terá um ciclo de feedback eficiente (Build-Measure-Learn) que consiste em idealizar, construir um produto minimamente viável, medir sua eficácia no mercado e aprender com essa experiência.

 

Benefícios do Lean Startup

 

Toda startup é baseada em hipóteses, processos de validação e incertezas. E apesar de não existir uma fórmula garantida de sucesso, o método Lean Startup pode ser muito útil para o seu negócio, pois ele te ajuda a testar sua ideia de forma mais rápida, gerando:

  • Maior produtividade;

  • Redução do custo de operação;

  • Aproximação com o consumidor.

 

O que você está esperando para aplicar a método Lean Startup no seu negócio?

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário