Stock options em startups: como funciona?

Você conhece o stock options em startups?

 

As bonificações são excelentes formas de incentivar os funcionários a melhorarem seus desempenhos e proporcionar melhores resultados para o negócio.

 

Contudo, nem todas as empresas possuem recursos imediatos para oferecerem essas bonificações e acabam perdendo oportunidades de crescimento — e até mesmo talentos importantes para a equipe.

 

Por isso, o stock options em startups é uma ótima solução! Continue lendo e saiba como esse plano pode auxiliar o seu negócio… 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é stock options em startups?

O stock options em startups é uma forma de remuneração oferecida a colaboradores-chave da equipe, a qual permite que eles comprem ações da empresa, em um certo período e por um preço pré-determinado, chamado preço de exercício.

 

Ou seja, esses funcionários passariam a se tornar sócios daquele negócio, podendo contribuir ativamente no crescimento da empresa e ainda receber parte dos lucros obtidos.

 

Stock options em startups: duas pessoas de negócio apertando as mãos enquanto uma aplaude

 

Como funciona o stock options em startups?

O primeiro passo para colocar essa estratégia em ação é elaborar um plano de stock options, que deve ser aprovado em assembleia-geral. Inclusive, esse procedimento é obrigatório e determinado pela Lei das Sociedades por Ações.

 

Além disso, esse documento deve possuir as regras do stock options, o prazo de carência, a quantidade de ações que serão disponibilizadas e entre outras informações que considerarem importantes.

 

Na maioria das vezes, as empresas utilizam esse plano para engajar os funcionários em um determinado objetivo, concedendo o benefício para aqueles que cumprirem as condições no prazo estabelecido. 

 

Dessa forma, ao final do processo, os colaboradores que tiverem alcançado os resultados esperados podem escolher comprar as ações das startups e se tornarem sócios do negócio.

 

Stock options vale a pena?

O stock options em startups proporciona benefícios tanto para os colaboradores que conseguem acessar o benefício, como também para as empresas.

 

Em relação aos profissionais, estes têm a oportunidade de conseguir comprar ações pelo preço de exercício, que podem, naquele momento, estar abaixo do valor de mercado — gerando um ganho de capital.

 

No caso das startups, esses modelos de negócio terão acesso a esses benefícios:

 

1. Retenção e atração de talentos

Para uma empresa ou startup conseguir atrair e reter profissionais talentosos, deve proporcionar oportunidades de crescimento de carreira, como o stock options.

 

Afinal, através desse plano, esses profissionais poderão garantir um maior rendimento mensal, enquanto são valorizados por seu bom desempenho — o que são ótimos incentivos para continuarem atuando nesse negócio.

 

2. Alinhamento de objetivos

Ao divulgar o stock options na sua equipe, você não apenas estará promovendo uma oportunidade de crescimento profissional, como também estará alinhando os objetivos dos colaboradores e dos acionistas.

 

Até porque, todos estarão em busca de alcançar as mesmas metas, ainda que as motivações sejam diferentes. 

 

3. Incentivo ao desempenho

Programas de bonificação são uma excelente forma de aumentar o engajamento dos trabalhadores em suas tarefas e, principalmente, o desempenho deles. 

 

No caso do stock options, a oportunidade é ainda mais atrativa, pois esses colaboradores terão a chance de se tornar sócio daquela startup e ainda receber parte dos seus lucros.

 

4. Crescimento a longo prazo

O stock options possui um prazo de carência, ou seja, os funcionários não podem exercê-la imediatamente. Com isso, fica mais fácil incentivá-los a terem uma visão de longo prazo com a startup e de contribuírem positivamente para seu crescimento.

 

Afinal, quanto mais a empresa crescer, melhor serão os resultados proporcionados pelas ações obtidas através desse plano.

 

5. Otimização do fluxo financeiro

Enquanto as bonificações tradicionais exigem um gasto imediato do caixa da empresa, como recompensas financeiras ou aumentos salariais, o stock options não gera essa saída imediata.

 

Dessa forma, ainda que sua startup esteja em fase de crescimento ou com o caixa limitado, poderá proporcionar esse incentivo aos funcionários — e contribuir para a melhoria desse fluxo financeiro.

 

Como colocar o plano stock options em prática?

Por mais que seja uma estratégia vantajosa, para funcionar, o stock options em startups deve ser implementado de forma cuidadosa e bem pensada.

 

Nesse caso, recomendamos que você siga esses passos:

  1. Defina os objetivos do plano;

  2. Estabeleça os detalhes do plano;

  3. Decida quais funcionários são elegíveis para receber as opções;

  4. Comunique o stock options entre os funcionários elegíveis;

  5. Acompanhe o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa;

  6. Faça ajustes necessários de forma periódica no plano.

 

Além disso, se reúna com consultores financeiros e advogados, para garantir que esse plano esteja em conformidade com a legislação e não acarretará prejuízos financeiros para seu negócio. Com esses cuidados, será possível apenas usufruir dos benefícios do stock options em startups!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário