Deseja proporcionar aos seus clientes produtos e serviços cada vez melhores? Adote um Sistema de Gestão da Qualidade!
Com esses métodos, sua empresa será capaz de acompanhar cada processo, identificando pontos de melhorias e reduzindo as falhas.
A longo prazo, essa estratégia garantirá melhorias contínuas não apenas nas soluções fornecidas por seu negócio, como também nas etapas e procedimentos internos!
Continue lendo para saber mais sobre o que é o Sistema de Gestão da Qualidade, seus objetivos e como implementá-lo…
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O que é o Sistema de Gestão da Qualidade?
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de processos adotados por uma empresa para garantir a qualidade dos seus produtos e serviços e para atender os requisitos regulatórios exigidos.
Inclusive, é bastante comum encontrar pessoas que utilizam o SGQ para se referir a ISO 9001, norma regulamentadora que determina os requisitos dos sistemas de qualidade.
Contudo, essa é apenas um dos elementos que devem ser considerados por esse sistema, de modo a garantir o máximo de qualidade, eficiência e satisfação dos consumidores.
Qual o objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade?
O principal objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade é garantir que a empresa entregue produtos de alto valor aos seus consumidores, conquistando padrões consistentes e de excelência em seus processos.
Para isso, os sistemas utilizados devem impactar em todos os procedimentos e etapas de uma empresa, visando melhorá-los para que os produtos/serviços alcancem uma qualidade cada vez mais superior.
Além da melhoria contínua e satisfação do cliente, o Sistema de Gestão da Qualidade também busca aumentar a confiabilidade e competitividade da marca, bem como reduzir as falhas nos processos.
E claro: com base no SGQ é possível se adequar aos requisitos e padrões exigíveis, como a ISO 9001.
Quais são os princípios do SGQ?
Segundo a ISO 9001, principal norma regulamentadora adota no SGQ, os princípios que devem ser seguidos para que o Sistema de Gestão da Qualidade funcione de forma eficiente são:
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Foco no cliente;
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Liderança;
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Melhoria;
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Engajamento das pessoas;
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Gestão de relacionamentos;
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Abordagem de processos;
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Tomada de decisão baseada em evidência.
Quais são as ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade?
Para alcançar todos os objetivos propostos pelo SGQ, a empresa deve adotar algumas ferramentas de qualidade, fundamentais para a gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos.
Conheça abaixo as 5 mais usadas pelos gestores durante a implementação desses sistemas!
1. Histograma
Representação gráfica das distribuições de frequências, sendo bastante utilizado pelos gestores quando há necessidade de realizar análises estatísticas. O histograma foi desenvolvido por Guerry para análise de crimes, sendo atualmente adotado por empresas de diferentes setores e nichos.
2. Fluxograma
A principal vantagem dessa técnica é que, por conter o passo a passo de como cada processo é realizado, o fluxograma ajuda os gestores a visualizar as etapas envolvidas na empresa, facilitando a compreensão e padronização.
Além disso, nessa visão macro fica mais fácil identificar lacunas, gargalos e falhas presentes nos processos, podendo remediá-los o quanto antes.
3. Diagrama de Pareto
Representação gráfica de determinados dados coletados pela empresa, facilitando o entendimento e análise desses resultados.
Como essas informações também podem ser divididas em categorias e grupos, o Diagrama de Pareto também permite que os gestores identifiquem quais trazem melhores resultados e foquem, pelo menos durante aquele período, em melhorar os de baixo desempenho.
4. Diagrama de Causa e Efeito
Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe, essa ferramenta de qualidade é bastante utilizada nas indústrias e tem como principal objetivo identificar a causa de um problema e seu respectivo efeito.
As causas são divididas em método, mão de obra, máquina, medida, matéria-prima e meio ambiente.
5. Folhas de verificação
Enquanto os diagramas precisam de desenhos e estruturação (o que pode levar mais tempo), as folhas de verificação são planilhas simples, utilizadas durante a coleta de dados referentes aos resultados.
Além de serem práticos para preencher, esse método também facilita bastante a interpretação das informações contidas, inclusive, diminuindo os erros durante a análise.
Como implementar o SGQ?
Devido a sua importância, toda empresa precisa saber como colocar em prática os sistemas de gestão de qualidade, garantindo a padronização e regulamentação da qualidade das suas soluções.
Veja abaixo as principais etapas de implementação:
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Defina os objetivos do seu SGQ;
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Estabeleça fatores críticos de sucesso alinhados aos objetivos;
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Faça um mapeamento dos processos executados na empresa;
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Defina as melhorias necessárias em cada processo;
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Escolha quais serão os KPIs usados para mensurar os resultados;
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Documente todas as ações realizados no SGQ;
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Implemente na empresa uma cultura de qualidade;
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Envolva os funcionários nesse projeto e promova capacitação deles.
Percebeu a importância de adotar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)? Então, siga os passos acima e aproveite os benefícios dessa estratégia!