Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): o que é, princípios e ferramentas!

Deseja proporcionar aos seus clientes produtos e serviços cada vez melhores? Adote um Sistema de Gestão da Qualidade!

 

Com esses métodos, sua empresa será capaz de acompanhar cada processo, identificando pontos de melhorias e reduzindo as falhas.

 

A longo prazo, essa estratégia garantirá melhorias contínuas não apenas nas soluções fornecidas por seu negócio, como também nas etapas e procedimentos internos!

 

Continue lendo para saber mais sobre o que é o Sistema de Gestão da Qualidade, seus objetivos e como implementá-lo… 

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O que é o Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de processos adotados por uma empresa para garantir a qualidade dos seus produtos e serviços e para atender os requisitos regulatórios exigidos.

Sistema de Gestão da Qualidade: mão masculina mexendo em fluxograma montado em quadro

 

Inclusive, é bastante comum encontrar pessoas que utilizam o SGQ para se referir a ISO 9001, norma regulamentadora que determina os requisitos dos sistemas de qualidade. 

 

Contudo, essa é apenas um dos elementos que devem ser considerados por esse sistema, de modo a garantir o máximo de qualidade, eficiência e satisfação dos consumidores.

 

Qual o objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade?

O principal objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade é garantir que a empresa entregue produtos de alto valor aos seus consumidores, conquistando padrões consistentes e de excelência em seus processos.

 

Para isso, os sistemas utilizados devem impactar em todos os procedimentos e etapas de uma empresa, visando melhorá-los para que os produtos/serviços alcancem uma qualidade cada vez mais superior.

 

Além da melhoria contínua e satisfação do cliente, o Sistema de Gestão da Qualidade também busca aumentar a confiabilidade e competitividade da marca, bem como reduzir as falhas nos processos.

 

E claro: com base no SGQ é possível se adequar aos requisitos e padrões exigíveis, como a ISO 9001.

 

Quais são os princípios do SGQ?

Segundo a ISO 9001, principal norma regulamentadora adota no SGQ, os princípios que devem ser seguidos para que o Sistema de Gestão da Qualidade funcione de forma eficiente são:

 

  1. Foco no cliente;

  2. Liderança;

  3. Melhoria;

  4. Engajamento das pessoas;

  5. Gestão de relacionamentos;

  6. Abordagem de processos;

  7. Tomada de decisão baseada em evidência.

 

Quais são as ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade?

Para alcançar todos os objetivos propostos pelo SGQ, a empresa deve adotar algumas ferramentas de qualidade, fundamentais para a gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos.

 

Conheça abaixo as 5 mais usadas pelos gestores durante a implementação desses sistemas!

 

1. Histograma

Representação gráfica das distribuições de frequências, sendo bastante utilizado pelos gestores quando há necessidade de realizar análises estatísticas. O histograma foi desenvolvido por Guerry para análise de crimes, sendo atualmente adotado por empresas de diferentes setores e nichos.

 

2. Fluxograma

A principal vantagem dessa técnica é que, por conter o passo a passo de como cada processo é realizado, o fluxograma ajuda os gestores a visualizar as etapas envolvidas na empresa, facilitando a compreensão e padronização.

 

Além disso, nessa visão macro fica mais fácil identificar lacunas, gargalos e falhas presentes nos processos, podendo remediá-los o quanto antes.

 

3. Diagrama de Pareto

Representação gráfica de determinados dados coletados pela empresa, facilitando o entendimento e análise desses resultados. 

 

Como essas informações também podem ser divididas em categorias e grupos, o Diagrama de Pareto também permite que os gestores identifiquem quais trazem melhores resultados e foquem, pelo menos durante aquele período, em melhorar os de baixo desempenho.

 

4. Diagrama de Causa e Efeito

Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe, essa ferramenta de qualidade é bastante utilizada nas indústrias e tem como principal objetivo identificar a causa de um problema e seu respectivo efeito. 

 

As causas são divididas em método, mão de obra, máquina, medida, matéria-prima e meio ambiente.

 

5. Folhas de verificação

Enquanto os diagramas precisam de desenhos e estruturação (o que pode levar mais tempo), as folhas de verificação são planilhas simples, utilizadas durante a coleta de dados referentes aos resultados.

 

Além de serem práticos para preencher, esse método também facilita bastante a interpretação das informações contidas, inclusive, diminuindo os erros durante a análise.

 

Como implementar o SGQ?

Devido a sua importância, toda empresa precisa saber como colocar em prática os sistemas de gestão de qualidade, garantindo a padronização e regulamentação da qualidade das suas soluções.

 

Veja abaixo as principais etapas de implementação:

  1. Defina os objetivos do seu SGQ;

  2. Estabeleça fatores críticos de sucesso alinhados aos objetivos;

  3. Faça um mapeamento dos processos executados na empresa;

  4. Defina as melhorias necessárias em cada processo;

  5. Escolha quais serão os KPIs usados para mensurar os resultados;

  6. Documente todas as ações realizados no SGQ;

  7. Implemente na empresa uma cultura de qualidade;

  8. Envolva os funcionários nesse projeto e promova capacitação deles.

 

Percebeu a importância de adotar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)? Então, siga os passos acima e aproveite os benefícios dessa estratégia!

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