O que é fundraising? Saiba como captar recursos para startups!

Saber o que é fundraising pode fazer toda a diferença na garantia do sucesso e sustentabilidade de um negócio, principalmente para as startups!

 

Essa é uma estratégia que envolve a cativação e captação de investidores, construção de parcerias sólidas e criação de uma visão do futuro da sua empresa.

 

Contudo, nem todos os empreendedores sabem o que é fundraising e acabam perdendo essa oportunidade. Pensando nisso, trouxemos nesse conteúdo não apenas o conceito dessa estratégia, mas também suas fases e dicas de como colocá-la em prática.

 

Aproveite a leitura!

Leia também:

 

O que é fundraising?

Esse é um método usado pelas startups para captar os recursos que precisam para o desenvolvimento do negócio. É voltado para o levantamento de fundos.

O que é fundraising: foco perto de homem gesticulando com um celular em sua frente e um notebook

Portanto, as táticas adotadas devem ter como objetivo atrair investidores interessados na solução que está sendo criada pela startup. Para obter melhores resultados, é importante envolver todos os setores: desde o marketing até o financeiro.

 

Ainda que estejamos falando sobre o que é fundraising para uma startup, saiba que essa estratégia também pode ser adotada por outras organizações, incluindo ONGs, instituições de caridade e hospitais, por meio de eventos, parcerias e subsídios governamentais.

 

Quais são as etapas do fundraising?

Assim como o desenvolvimento da startup em si, o processo de captação de recursos através do que é fundraising também é dividido em etapas.

 

Dessa forma, é possível que um negócio tenha acesso aos investimentos que precisa, conforme o seu nível de maturação — quanto mais avançada estiver a startup, maiores serão os fundos levantados.

 

Para avançar de forma orgânica e eficiente nesse processo, o primeiro passo é justamente compreender quais são as etapas do fundraising, saber em qual o seu negócio está e trabalhar da forma certa para conseguir passar para a próxima, com ótimos resultados.

 

Veja a seguir quais são essas etapas:

 

1. Pré-seed

Antes de ser plantada e se transformar em uma semente, uma ideia precisa ter, no mínimo, validade por meio de métodos como o MVP.

 

Como essa validação exige capital para ser colocada em prática, os empreendedores devem buscar investidores dispostos a arriscar. Essa etapa de levantamento de fundos é chamada de pré-seed.

 

Normalmente, participam dessa fase os investidores-anjo, projetos de aceleração, crowdfunding e até mesmo pessoas próximas ao empreendedor, como familiares e amigos — você também deverá recorrer a recursos pessoais nessa etapa.

 

2. Seed

Com a semente plantada e sua ideia validada, está na hora de dar vida a startup! Para isso, é necessário captar recursos para formar uma equipe, aplicar estratégias de marketing, otimizar o processo de testes e melhorias contínuas, entre outros investimentos.

 

Contudo, para atrair os investidores não basta apenas um pitch bacana e uma apresentação convincente. Você também precisa fazer um estudo do mercado, para fornecer dados fundamentados sobre a capacidade de faturamento da startup e seu potencial de crescimento.

 

Afinal, durante essa etapa você não estará mais interagindo com pessoas próximas, mas com aceleradoras, investidores anjos e outros fundos, que recebem várias outras ideias, e precisam ser convencidos que é mais vantajoso apostar na sua.

 

3. Série A

Chegar na Série A das etapas do que é fundraising já é uma vitória, pois isso significa que sua startup conseguiu lançar o seu produto e conquistar uma boa posição no mercado.

 

E focar nessa fase de captação de recursos é importante justamente para impulsionar esse crescimento, expandir o público e até mesmo tirar outras ideias do papel.

 

Contudo, se na etapa de seed os dados já eram importantes, na Série A você precisa captar o máximo de informações sobre o seu negócio, como potencial de ganho baseado no histórico, perfil do público alvo, valuation da startup e entre outros.

 

Em relação à fonte desses recursos, geralmente durante essa fase você deve focar nos fundos de venture capital e private equity.

 

4. Série B

A Série B é buscada pelas startups que obtiveram bons resultados na Série A e, agora, busca recursos para alcançar a escalabilidade acentuada do negócio.

 

Para isso, não basta apenas focar na obtenção de fundos, mas também na organização interna, contratação de pessoas, otimização de processos e entre outras melhorias as quais permitam que a sua startup realmente cresça.

 

5. Série C

Na Série C, uma startup deseja romper as fronteiras de uma vez, alcançando até mesmo um mercado internacional e garantir um espaço de destaque no mercado em que atua — processos de fusão e aquisição também são interessantes nessa etapa.

 

E claro: nesse nível, seu negócio passará a receber altos aportes de recursos (até mesmo bilionários), garantindo que esses objetivos acima sejam conquistados.

 

Ah! Essa não é a última etapa do que é fundraising. Na verdade, sua startup pode continuar avançando para as Séries D e E — captando recursos ainda mais elevados — até alcançar a oferta pública inicial (IPO)

 

Como adotar o fundraising em sua startup?

Saber o que é fundraising e suas etapas é apenas um dos passos para colocar essa estratégia em prática e conseguir captar os recursos necessários para o desenvolvimento da sua startup.

 

Na verdade, antes mesmo de pensar em investimentos, você precisa dar forma a essa ideia, colocando no papel o máximo de informações necessárias para a sua criação e comportamento no mercado.

 

Entenda também como funcionam os modelos de negócio, aprofunde seu conhecimento sobre startups e decida se realmente esse é o tipo de empresa adequado para levar essa solução ao público.

 

Falando nele, não esqueça de saber para quem você irá vender sua ideia, entendendo se realmente essa solução irá atender as necessidades desses clientes e terá potencial de ganho.

 

Ainda que esses dados sejam bastante imprevisíveis e baseados em dados de análise de outras empresas, é importante fazer esse estudo inicial — até porque, essas informações serão aproveitadas na hora de convencer os investidores do pré-seed a embarcar nessa aventura com você. 

 

Então, tenha uma noção de:

  1. Como será a sua startup;

  2. Para que serão direcionados os investimentos captados;

  3. Quanto você precisa;

  4. Onde deseja chegar.

 

Com essas quatro informações, você terá uma base para conseguir colocar em prática o que é fundraising e as demais estratégias necessárias para que essa ideia finalmente saia do papel.

 

Conhece alguém que deseja criar uma startup? Compartilhe esse conteúdo com essa pessoa e dê mais um impulso!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário