Afinal, qual é a diferença prática entre labs, hubs e coworking?
Quando o assunto é inovação, é comum confundir esses três termos, afinal, eles possuem algumas semelhanças, como o fato de serem um espaço físico com diversos profissionais e empresas juntas.
Contudo, existem grandes diferenças em relação à finalidade. Nesse artigo, você vai entender um pouco mais a diferença entre aceleradoras de inovação. Continue a leitura…
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também: Como estruturar uma área de inovação?
Leia também: Programas de inovação: aprenda a implementar em sua empresa
O que são os labs?
Labs, ou laboratório de inovação, é um espaço em que uma equipe multidisciplinar se reúne para projetar novas soluções para uma empresa.
Esse ambiente possui uma infraestrutura com equipamentos, materiais de pesquisa e o que mais o grupo precisar para desenvolver uma ideia. Pode ser dentro ou fora da organização, mas, em geral, é preferível sair para poder fugir do ambiente corporativo e dar mais lugar à criatividade.
Falando em criatividade, essa é uma das principais características do lugar: precisa estimular novas ideias. Então, as cores, ventilação, decoração e demais elementos do local são pensados com esse objetivo.
A colaboração é outra parte essencial do labs. É preciso ter uma liberdade de comunicação entre todos os envolvidos, então, paredes abertas e quadros são alguns dos itens que compõem o ambiente.
Em relação à equipe multidisciplinar, encontram-se não apenas profissionais, como também centros de pesquisa, universidades, startups e demais interessados em elaborar uma nova solução para o mercado.
Dentre as funções do laboratório de inovação, podemos citar:
-
Exploração e pesquisa de problemas
-
Análise de novas tendências do mercado
-
Elaboração de boas ideias
-
Organização da implementação junto a empresa
-
Reunião de uma equipe multidisciplinar
-
Compreensão do impacto da solução no negócio
-
Validação da solução
O que são os hubs?
Os hubs de inovação são ambientes físicos onde várias startups concentram suas operações e realizam suas tarefas.
Em geral, sua estrutura é parecida com a de um escritório, sendo uma excelente alternativa para os negócios com recursos limitados, como é o caso da startup, que não tem condições de ter um espaço físico próprio.
Além de servir como um local de trabalho, os hubs também servem para conectar empresas e investidores às startups, possibilitando assim uma parceria.
O espaço funciona como se fosse uma vitrine onde os interessados visitam em busca de possíveis negócios para investir dinheiro ou a procura de novas soluções para sua própria empresa.
Como as startups ficam próximas umas das outras, ocorre muita troca de conhecimento e networking. Além disso, universidades, órgãos e outros integrantes também costumam participar do local, aumentando mais ainda a diversidade de conexões.
Por ter essa troca constante, é comum o ambiente ser propício para a prática da inovação aberta, unindo-se para desenvolver uma nova solução para uma empresa.
Vale ressaltar que existe uma seleção das startups participantes do hub de inovação para integrar apenas negócios confiáveis.
O que é o coworking?
Coworking é um espaço de trabalho compartilhado por profissionais, startups, empresas, freelancers etc.
Basicamente, é um ambiente com toda a infraestrutura de um escritório com salas de reunião, mesas, cadeiras, refeitório, recepção e demais elementos, mas dividido entre os integrantes.
Nesse caso, o local é compartilhado e as despesas também são, o que torna uma solução bem mais acessível do que o aluguel de um escritório tradicional, por exemplo. Além disso, existem diversos planos, tipo diário, semanal e mensal, que se ajustam conforme a necessidade do usuário.
Assim como o hub de inovação, uma das vantagens do coworking é a troca entre diferentes profissionais e empresas, que pode se transformar em uma grande parceria.
Qual é a diferença entre labs, hubs e coworking na prática?
Ambos são espaços físicos. O que diferencia é a finalidade do uso.
No primeiro caso, o lab é utilizado para idealizar e desenvolver uma nova solução para um negócio.
Já o hub de inovação serve como um espaço para as startups estabelecerem suas operações e realizarem conexões com empresas e investidores.
Por fim, o coworking funciona como um ambiente de trabalho compartilhado por profissionais e negócios de toda espécie.
Se você reparar, outra semelhança entre labs, hubs e coworking é a possibilidade de realizar networking, visto que ambos abrigam trabalhadores, empresas e clientes de diversas áreas. Entendeu a diferença?