Diferença entre aceleradoras de inovação: labs, hubs e coworking

Afinal, qual é a diferença prática entre labs, hubs e coworking?

 

Quando o assunto é inovação, é comum confundir esses três termos, afinal, eles possuem algumas semelhanças, como o fato de serem um espaço físico com diversos profissionais e empresas juntas.

 

Contudo, existem grandes diferenças em relação à finalidade. Nesse artigo, você vai entender um pouco mais a diferença entre aceleradoras de inovação. Continue a leitura…

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Como estruturar uma área de inovação? 

Leia também: Programas de inovação: aprenda a implementar em sua empresa 

O que são os labs?

 

Labs, ou laboratório de inovação, é um espaço em que uma equipe multidisciplinar se reúne para projetar novas soluções para uma empresa. 

 

Esse ambiente possui uma infraestrutura com equipamentos, materiais de pesquisa e o que mais o grupo precisar para desenvolver uma ideia. Pode ser dentro ou fora da organização, mas, em geral, é preferível sair para poder fugir do ambiente corporativo e dar mais lugar à criatividade. 

 

Falando em criatividade, essa é uma das principais características do lugar: precisa estimular novas ideias. Então, as cores, ventilação, decoração e demais elementos do local são pensados com esse objetivo. 

 

A colaboração é outra parte essencial do labs. É preciso ter uma liberdade de comunicação entre todos os envolvidos, então, paredes abertas e quadros são alguns dos itens que compõem o ambiente. 

 

Em relação à equipe multidisciplinar, encontram-se não apenas profissionais, como também centros de pesquisa, universidades, startups e demais interessados em elaborar uma nova solução para o mercado. 

 

Dentre as funções do laboratório de inovação, podemos citar:

  • Exploração e pesquisa de problemas

  • Análise de novas tendências do mercado

  • Elaboração de boas ideias

  • Organização da implementação junto a empresa

  • Reunião de uma equipe multidisciplinar

  • Compreensão do impacto da solução no negócio

  • Validação da solução

 

O que são os hubs?

 

Os hubs de inovação são ambientes físicos onde várias startups concentram suas operações e realizam suas tarefas. 

 

Em geral, sua estrutura é parecida com a de um escritório, sendo uma excelente alternativa para os negócios com recursos limitados, como é o caso da startup, que não tem condições de ter um espaço físico próprio. 

 

Além de servir como um local de trabalho, os hubs também servem para conectar empresas e investidores às startups, possibilitando assim uma parceria.

 

O espaço funciona como se fosse uma vitrine onde os interessados visitam em busca de possíveis negócios para investir dinheiro ou a procura de novas soluções para sua própria empresa. 

 

Como as startups ficam próximas umas das outras, ocorre muita troca de conhecimento e networking. Além disso, universidades, órgãos e outros integrantes também costumam participar do local, aumentando mais ainda a diversidade de conexões. 

 

Por ter essa troca constante, é comum o ambiente ser propício para a prática da inovação aberta, unindo-se para desenvolver uma nova solução para uma empresa. 

 

Vale ressaltar que existe uma seleção das startups participantes do hub de inovação para integrar apenas negócios confiáveis.

 

O que é o coworking?

 

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado por profissionais, startups, empresas, freelancers etc. 

 

Basicamente, é um ambiente com toda a infraestrutura de um escritório com salas de reunião, mesas, cadeiras, refeitório, recepção e demais elementos, mas dividido entre os integrantes. 

 

Nesse caso, o local é compartilhado e as despesas também são, o que torna uma solução bem mais acessível do que o aluguel de um escritório tradicional, por exemplo. Além disso, existem diversos planos, tipo diário, semanal e mensal, que se ajustam conforme a necessidade do usuário.

 

Assim como o hub de inovação, uma das vantagens do coworking é a troca entre diferentes profissionais e empresas, que pode se transformar em uma grande parceria.

 

Qual é a diferença entre labs, hubs e coworking na prática?

Diferença entre aceleradoras da inovação: labs, hubs e coworking - espaço compartilhado

Ambos são espaços físicos. O que diferencia é a finalidade do uso.

 

No primeiro caso, o lab é utilizado para idealizar e desenvolver uma nova solução para um negócio. 

 

Já o hub de inovação serve como um espaço para as startups estabelecerem suas operações e realizarem conexões com empresas e investidores. 

 

Por fim, o coworking funciona como um ambiente de trabalho compartilhado por profissionais e negócios de toda espécie. 

 

Se você reparar, outra semelhança entre labs, hubs e coworking é a possibilidade de realizar networking, visto que ambos abrigam trabalhadores, empresas e clientes de diversas áreas. Entendeu a diferença? 

 

Adicionar um comentário


Comentários