Testes A/B: o que é e como fazer na prática

Os testes A/B são uma das estratégias mais usadas pelas empresas e funcionam como um norteador para a equipe.

 

Afinal, através dessa tática, é possível determinar qual a versão mais adequada ao seu público e ainda obter feedbacks extremamente precisos — que podem ser aplicados até mesmo em outros processos.

 

Portanto, se você ainda não aplica os testes A/B, venha conosco! Descubra o que é e como aplicar essa estratégia para obter melhores resultados.

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O que são os testes A/B?

Os testes A/B são uma forma de experimento, cujo principal objetivo é determinar qual versão de um produto, serviço ou ideia possui mais benefícios e é melhor recebida pelo público.

 

Testes A/B: grupo de pessoas reunidos em uma sala, olhando para um monitor

 

Dessa forma, a empresa consegue lançar no mercado uma solução com melhor performance e mais próxima de atender realmente às necessidades dos consumidores.

 

Para fazer uma escolha eficiente, é preciso determinar as variáveis que serão consideradas durante a avaliação, bem como apresentar as duas versões para públicos diferentes. Em seguida, a equipe responsável faz a análise dos dados coletados.

 

Quais as vantagens dos testes A/B?

Como os testes A/B envolvem a participação do público-alvo daquele produto, os resultados obtidos com essa técnica são ainda mais eficientes e realísticos, proporcionando um feedback mais sólido para a empresa.

 

Com essas informações, as equipes podem realizar as alterações e ajustes necessários para que a solução realmente consiga atender os clientes e obter uma performance melhor no mercado.

 

Além de aumentar as chances de sucesso do produto ou serviço, os testes A/B também oferecem essas vantagens:

  • Aumento da taxa de conversão;

  • Economia de recursos;

  • Rapidez na tomada de decisões;

  • Compreensão do público-alvo;

  • Aumento da competitividade;

  • Personalização e segmentação do público.

 

Quando fazer os testes A/B?

A principal aplicação dos testes A/B é durante o desenvolvimento de um produto ou serviço, para a empresa conseguir entender se está realmente caminhando na direção certa e validar o potencial de sucesso da ideia.

 

Contudo, poucos sabem que essa técnica também pode ser usada em outras situações, especialmente para melhorar as estratégias de marketing do negócio.

 

As principais aplicações são:

  • Alterações no design;

  • Campanhas de marketing;

  • Melhoria da taxa de conversão;

  • Personalização da experiência do usuário;

  • Otimização de páginas web ou aplicativos.

 

Como fazer os testes A/B?

Para aplicar os testes A/B corretamente e obter os resultados desejados, siga os passos abaixo:

 

1. Defina uma variável para ser testada

Determine qual variável seja analisada pelos usuários durante os testes A/B, para evitar que os resultados sejam confusos e não possam ser examinados com exatidão.

 

2. Determine as metas

Estabeleça uma meta que a variável deverá alcançar, considerando esse objetivo durante a análise dos dados obtidos.

 

Por exemplo, se o objetivo dos testes A/B é determinar qual o design mais atraente para seus clientes, considere isso como meta e verifique qual opção alcançou o melhor resultado nesse sentido.

 

3. Divida os participantes dois grupos

Como os testes A/B consideram duas versões, você também deve possuir dois grupos de avaliadores, que devem ser divididos de forma igualitária e aleatória, garantindo resultados mais precisos e realistas.

 

4. Crie duas versões da variável

Além de dois grupos, você também precisará de duas versões da mesma variável para conseguir obter os resultados necessários nos testes A/B. 

 

5. Utilize uma das ferramentas de testes A/B

Para conseguir aplicar os testes A/B eficientemente, você deve usar algum software apropriado para essa técnica, como:

 

6. Analise os resultados obtidos

Após finalizar a parte prática dos testes A/B, você deve reunir os dados obtidos e iniciar uma análise deles, entendendo qual versão conseguiu alcançar um melhor resultado em comparação com a métrica definida inicialmente.

 

Além disso, durante essa avaliação, considere também os feedbacks fornecidos para realizar as melhores e ajustes necessários na sua solução.

 

Lembre-se que o objetivo dos testes A/B não é apenas escolher qual a melhor versão de uma ideia, mas também ajustá-la ao máximo às preferências dos consumidores.

 

7. Faça as alterações necessárias

Por fim, considere o levantamento feito no passo anterior e faça os ajustes na solução, para conseguir atender realmente as necessidades do mercado, aumentando suas chances de sucesso.

 

Não esqueça também de utilizar outras formas de testagem, como a prototipagem, para obter resultados mais precisos ou confirmar alguns dados.

 

E claro: sempre que possível, aplique os testes A/B para escolher o melhor caminho para a sua empresa!

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