Está pensando em lançar uma nova ideia? Antes, saiba o que é prototipagem!
Assim como uma boa ideia para levar sua empresa para o topo, uma ideia ruim (com falhas ou inútil para o consumidor) pode resultar em um grande prejuízo para o seu negócio.
Para garantir resultados positivos durante o lançamento de um produto, você deve saber o que é prototipagem. Continue lendo e descubra tudo sobre esse processo…
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O que é prototipagem?
A prototipagem é uma etapa comum no processo de desenvolvimento, a qual consiste na criação de uma versão mais simples do produto final, para que suas funcionalidades e qualidades sejam validadas e aprovadas.
Chamado de protótipo, esse modelo também é bastante útil para identificar possíveis falhas de execução do produto, permitindo que os desenvolvedores reparem esses erros antes de chegar na mão dos clientes.
O protótipo também pode ser utilizado nas apresentações do pitch, como forma de convencer investidores a investirem em seu projeto.
Quais são os benefícios da prototipagem?
Agora que você já sabe o que é prototipagem, saiba os benefícios de inserir essa etapa em seu processo de criação!
Economia de recursos
Como o protótipo é uma versão mais simples (e mais barata) do produto final, esta estratégia pode ajudar sua empresa a economizar muitos recursos, sobretudo dinheiro e tempo.
Afinal, a prototipagem permite que você descubra as falhas ou funcionalidades inúteis antes que o produto final seja completamente finalizado.
E claro: a partir do protótipo você consegue eliminar uma ideia ruim, antes de investir ainda mais recursos nela.
Redução de riscos
Ainda que saber o que é prototipagem e aplicar essa estratégia não garanta a eliminação total dos riscos, você consegue diminuí-los potencialmente.
Essa diminuição ocorre porque a prototipagem permite a identificação (e correção) de falhas antes do lançamento do produto. Além disso, sua empresa pode convidar clientes em potencial para testar o protótipo e analisar quais funções são úteis e quais faltam.
Teste da usabilidade e funcionalidade
Para descobrir se uma ideia funciona, você precisa colocá-la em prática. E a prototipagem é a forma mais segura e barata de fazer isso!
Afinal, esse processo permite que os desenvolvedores e usuários testem o produto, verificando se sua usabilidade realmente é útil e funciona para as finalidades que foi desenvolvido.
Garantia do interesse do usuário
Como dissemos, a sua empresa pode convidar uma parte dos consumidores para testar o protótipo do produto, recebendo feedbacks super valiosos sobre não apenas a usabilidade e funcionalidade, como também do interesse do público sobre aquela ideia.
Até porque, por mais incrível uma ideia seja, nem sempre ela realmente vai suprir as necessidades do seu público-alvo ou vai despertar o interesse deles.
Por exemplo, determinados produtos podem ser completos demais, tornando-se complexos para seus consumidores, que são mais adeptos a soluções simples e práticas.
Quais são os três tipos de prototipagem?
Aprenda abaixo quais são os modelos de protótipos mais usados pelas empresas:
1. Papel
Todo projeto inicia-se com uma ideia em um papel ou, pelo menos atualmente, nas telas dos dispositivos eletrônicos!
E o primeiro desenho dessa ideia, normalmente usado para apresentar o futuro produto ou para analisá-lo de forma mais clara, também pode funcionar como um protótipo, mesmo que com baixa fidelidade.
O protótipo de papel é indicado apenas nas etapas iniciais de desenvolvimento, para discutir funcionalidades, designs e demais características.
2. Volume
Para visualizar melhor o design dos produtos, muitos desenvolvedores apostam em protótipos de volume, que são uma versão digital desta ideal, com alta fidelidade estética.
O volume também pode ser usado durante os pitchs, afinal, por mais que não permita o teste da funcionalidade, serve para chamar a atenção dos investidores, sobretudo se tiver um bom design.
3. Encenação
Por fim, há o protótipo encenação, criado nas etapas mais avançadas de desenvolvimento, quando se torna necessário testar realmente a funcionalidade daquele produto.
Além disso, esse tipo deve proporcionar uma experiência de usabilidade semelhante a que será experimentada pelo usuário final, ainda que faltem alguns elementos.
Como fazer um protótipo?
Ficou interessado sobre o que é prototipagem e deseja colocar essa estratégia em prática? Separamos abaixo dicas importantes:
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Escolha uma ferramenta adequada para o tipo de protótipo que você deseja criar;
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Planeje quais características do produto final precisam ser testadas e devem estar incluídas no protótipo;
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Comece a desenvolver esse modelo, realizando todas as correções encontradas durante o processo — essa etapa é para testar todos os processos de criação;
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Uma vez finalizado o protótipo, faça uma avaliação do modelo, inclusive, convidando uma parte do público para testá-lo.
Agora que você sabe o que é prototipagem e como colocar essa estratégia em prática, não deixe de testar suas ideias e reduzir os riscos para sua empresa!