Prova de conceito: o que é, como funciona e exemplos!

Toda ideia precisa ser testada antes de ser lançada no mercado e a prova de conceito é uma das maneiras de fazer isso.

 

Através dessa etapa, aplicada em conjunto com outras estratégias, as empresas conseguem atestar se uma ideia é realmente viável e lucrativa. Com isso, as chances de sucesso aumentam, enquanto os prejuízos diminuem!

 

Quer saber mais sobre a prova de conceito? Continue lendo para descobrir seu conceito, aplicação e muito mais!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é prova de conceito?

A prova de conceito é uma estratégia voltada à validação de uma ideia durante suas fases iniciais de desenvolvimento. Assim, as empresas podem direcionar melhor as demais etapas ou até mesmo descartar algumas ideias.

 

Prova de conceito: homem desenhando quadrados em vidro

 

Normalmente, a prova de conceito é aplicada ao protótipo ou ao Mínimo Produto Viável (MVP), permitindo uma validação em baixa escala e com minimização de perda de recursos.

 

Além de validar a viabilidade de uma ideia, seja na totalidade ou de alguns elementos, essa estratégia também confere se a solução atende aos objetivos da empresa e as necessidades dos consumidores.

 

Dessa forma, o PoC (como também é chamado) é uma etapa super importante para o sucesso de um produto, serviço ou software.

 

Como funciona a prova de conceito?

Para aplicar a prova de conceito, primeiramente, a empresa deve estabelecer os requisitos que irão determinar se a ideia realmente atende as expectativas necessárias.

 

Ou seja, você deve estabelecer parâmetros para sua avaliação.

 

Em seguida, compare os elementos (como funcionalidade, custo, aplicações, diferenciais e entre outros) com a ideia em desenvolvimento. Nessa etapa, o ideal é utilizar o protótipo ou um dos tipos de MVP para possuir uma análise mais realista e prática.

 

Teste também a usabilidade e funções da solução, conferindo todos os elementos, sistemas e peças que a compõem. A ideia é ter uma avaliação completa da viabilidade da ideia.

 

Por fim, anote as conclusões e faça um relatório, que deverá ser analisado por toda equipe de desenvolvimento, gestores e demais pessoas envolvidas no processo de tomada de decisões.

 

Como criar uma prova de conceito?

Ainda que no tópico anterior tenha dado uma ideia de como elaborar uma prova de conceito, os passos abaixo vão te ajudar a organizar melhor esse processo:

 

1. Forme uma equipe

Determine quais colaboradores farão parte da equipe de desenvolvimento da ideia, da prova de conceito e das tomadas de decisões em relação à solução que está sendo criada.

 

Durante essa seleção, procure diversificar bastante a equipe, para garantir uma troca de ideias mais ricas.

 

Além disso, estabeleça quais serão as responsabilidades e funções de cada membro, bem como estabeleça líderes para os subgrupos, que irão te ajudar a controlar o processo.

 

2. Defina um objetivo

Os objetivos que sua empresa deseja alcançar com o produto que está sendo analisado também devem ser repassados para a equipe responsável pela prova de conceito.

 

Afinal, será com base nessas informações que eles poderão definir as métricas e parâmetros usados, bem como determinar quando a solução está adequada ao que a empresa e os consumidores desejam.

 

3. Estabeleça métricas

Como dissemos, as métricas são fundamentais para a prova de conceito, pois ajudam a orientar a análise dos membros da equipe — em conjunto com os objetivos da empresa.

 

Para escolher esses parâmetros, considere aqueles que determinam o sucesso de uma solução, como usabilidade, custo-benefício e entre outros. Uma análise de mercado pode te ajudar nessa etapa.

 

4. Faça os testes

Com todos os parâmetros e objetivos definidos, a equipe poderá iniciar a parte prática deste processo: os testes.

 

O ideal é traçar todas as possibilidades, tanto positivas como negativas, para garantir uma análise completa da solução. Afinal, quanto mais completo forem os dados, mais assertiva será a tomada de decisões em relação aquela ideia.

 

5. Análise os resultados

Por fim, todos os dados obtidos durante os testes deverão ser analisados pela equipe responsável.

 

Com isso, será possível estabelecer quais ajustes devem ser realizados, possíveis mudanças, retiradas ou até mesmo se a ideia deve ser abandonada. 

 

Até porque, nem toda solução possui realmente potencial de retorno e com a prova de conceito sua empresa consegue descobrir isso de forma prévia, antes de ter maiores prejuízos.

 

Exemplos de prova de conceito

A prova de conceito pode ser aplicada tanto no desenvolvimento de um produto, softwares e até mesmo em estratégias de marketing ou implementação de medidas de segurança de informação.

 

Em todos os casos, a PoC é usada para analisar a viabilidade e probabilidade de sucesso daquela ideia.

 

Inclusive, essa estratégia é tão importante que já foi usada por essas empresas:

  1. IBM: utiliza PoCs para testar suas tecnologias, garantindo o funcionamento eficiente dos seus sistemas e soluções;

  2. Google: utiliza a estratégia para testar novas ideias em diversas áreas, desde inteligência artificial e aprendizado de máquina até serviços em nuvem;

  3. Amazon: através dos PoCs, a empresa desenvolve as principais tecnologias por trás dos seus serviços, como Amazon Web Services (AWS) e dispositivos como o Echo, com a assistente virtual Alexa);

  4. Tesla: realizou várias PoCs durante o desenvolvimento de carros elétricos e tecnologias autônomas, garantindo o aprimoramento das ideias inovadoras;

  5. Banco Santander: assim como outras instituições financeiras, o banco tem usado PoCs para explorar tecnologias como blockchain, visando a melhoria da eficiência das operações de pagamento e liquidação.

 

E sua empresa? Já utiliza a prova de conceito durante o desenvolvimento de ideias?

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário