MVP: saiba o que é, tipos, como criar e exemplo

MVP é o desenvolvimento da ideia de produto de forma enxuta para validar — ou não — a solução no mercado. 

 

Desenvolver uma ideia do zero é caro, ainda mais quando não acertamos na primeira vez — e precisamos dispor de ainda mais recursos para solucionar os problemas.

 

Para resolver esse desperdício de recursos, foi criado o MVP: uma forma simples, rápida e barata de criar um produto. 

 

Continue lendo saber o que é MVP e como criar o seu!

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O que é MVP?

MVP significa produto mínimo variável (Minimum Viable Product em inglês). Trata-se de uma metodologia voltada à redução de desperdício de recursos. O método foi popularizado por Eric Ries

 

MVP: mesa cheia de papeis com pessoas ao redor

 

Para isso, antes de lançar um produto ou dar continuidade a fase de desenvolvimento, a empresa cria uma versão mais enxuta, com recursos suficientes para serem testados pelos consumidores.

 

Assim, é possível analisar se aquela solução está no caminho de ser um product market fit antes de dispor mais recursos para ela. 

 

Vantagens de criar um MVP

Quanto mais cuidados e pesquisas você realizar antes de lançar um produto, maiores serão as chances dessa solução alcançar bons resultados no mercado.

 

Afinal, sua startup terá desenvolvido ela com base em dados concretos.

 

No caso do MVP, além de fornecer excelentes informações às empresas sobre o produto — que na maioria das vezes é entregue através de testes com os próprios consumidores — essa metodologia também proporciona essas vantagens:

 

  • Redução de custos: como é bem mais barato realizar alterações nos produtos durante sua fase de desenvolvimento do que no estágio final (ou após o lançamento) o MVP acaba diminuindo os custos com aquela ideia;

  • Economia: além das despesas materiais, o tempo também é reduzido com o MVP, que ajuda a otimizar o processo de desenvolvimento da solução;

  • Atrai investimentos: ainda que o produto não seja completamente lançado no mercado, caso o MVP apresente bons resultados, o nível de interesse dos investidores sobre sua solução acaba aumentando, atraindo esses recursos.

 

Além disso, dependendo da popularização do produto ainda nessa fase inicial, muitos clientes podem ficar interessados na solução, comprando-a desde a fase de pré-venda.

 

Todos esses recursos são super importantes para garantir à sua empresa o dinheiro que precisa para continuar investindo na solução, até alcançar o product market fit e ser um sucesso de vendas.

 

Dicas para criar um MVP eficiente

Veja como montar um MVP e garantir ainda mais sucesso no lançamento do seu produto!

 

Conheça seu consumidor

Ao conhecer o público-alvo dos seus produtos, sua empresa também passa a conhecer as principais necessidades dessas pessoas — podendo voltar o desenvolvimento dos produtos a elas.

 

Além disso, ao criar o MVP, não deixe de incluir os recursos capazes de suprir essas necessidades, atestando se as funcionalidades realmente conseguem alcançar o objetivo.

 

Defina as hipóteses

O MVP parte de uma hipótese que precisa ser confirmada, ou seja, os recursos, benefícios ou diferenciais que serão testados.

 

Dê preferência a hipóteses que realmente só podem ser validadas através de experimentos práticos, até porque, a ideia do MVP é ser o mais enxuto possível!

 

Caso contrário, não haveria economia nos recursos.

 

Estabeleça as metas

Outro ponto que não pode faltar em qualquer teste é os objetivos que sua empresa deseja alcançar com eles.

 

Com isso, é possível determinar se seu MVP realmente apresentou um bom desempenho ou se deixou a desejar em alguma coisa.

 

Determine as condições de teste

Os testes serão realizados de forma física ou online? Qual o período ideal para coletar todas as informações necessárias? Onde o MVP será divulgado e/ou distribuído?

 

Após responder todas essas perguntas, se reúna com a equipe de marketing para montar uma apresentação ou campanha de divulgação, que será distribuída entre os consumidores-alvo da estratégia.

 

Estude os dados coletados

Todos os dados coletados pelo MVP devem ser analisados, isto é, leia com calma os feedbacks oferecidos pelos clientes participantes, levando em consideração cada crítica.

 

Com base nesses dados, retorne ao projeto e verifique quais mudanças sua equipe deve fazer para conseguir lançar um produto o mais próximo do ideal possível.

 

Tipos de MVP

Antes de colocar em prática as dicas acima, conheça os tipos de MVP e escolha o mais adequado para seu negócio.

 

MVP Concierge

É voltado a entender as necessidades do consumidor de uma forma próxima e personalizada. Para isso, é selecionado um grupo de consumidores, que vão testar aquele produto.

 

Ao final, seu negócio conseguirá ter uma análise mais clara sobre as necessidades dos clientes.

 

MVP Fumaça

Avalia o interesse de futuros clientes com base em um canal de marketing responsável pela apresentação e distribuição do produto.

 

Por exemplo, crie uma landing page para mensurar o nível de interesse do público, através de uma taxa de conversão da página de cadastro para download de material exclusivo.

 

MVP Mágico de Oz

Durante esses testes, os consumidores possuem a interface do aplicativo ou site pronta e funcionando em suas mãos. 

 

Assim, a empresa terá acesso a insights mais completos, compreendendo as reais necessidades dos clientes e quais mudanças devem ser feitas.

 

MVP Protótipo

Nesse tipo de MVP, as empresas criam um exemplar funcional do produto ou serviço para que os consumidores possam utilizá-lo e avaliá-lo. 

 

Dessa maneira, a performance da solução pode ser analisada pela interação dos consumidores. Esse é o tipo de MVP mais usado.

 

MVP Duplo

O MVP Duplo é um teste A/B feito para analisar todas as especificidades envolvidas no projeto, tais como a aceitação, a performance e a experiência dos usuários. 

 

Nele, cria-se dois modelos do mesmo produto, porém, eles devem apresentar características diferentes para que, posteriormente, possam ser comparados.

 

Exemplo prático de MVP

Imagine que você deseja colocar em prática um modelo de negócio para um pet shop móvel. Antes de investir uma grande quantidade de dinheiro nesse projeto, você decide criar um MVP.

 

Ou seja, compra apenas os equipamentos básicos de um pet-shop, coloca em uma van e começa a atender os animais — inicialmente, um de cada vez.

 

Durante essa pesquisa, será possível alcançar três resultados: cenário bom, cenário médio e cenário ruim.

 

  • Cenário bom: significa que a ideia foi validada e você pode investir no produto, que provavelmente terá bons resultados;

  • Cenário médio: existe potencial na sua ideal, mas ainda precisa de melhorias. Ou, foque apenas nas propostas que deram mais resultado;

  • Cenário ruim: o seu MVP não alcançou resultados satisfatórios, então, o ideal é alterar completamente a proposta ou simplesmente desistir. Nesse caso, você teve prejuízos.

 

Entendeu o que é MVP? Esperamos que saiba criar o seu agora!

 

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