Se você só lembra do mercado de criptomoedas ao pensar em blockchain, saiba que as aplicações dessa tecnologia estão indo muito além da moeda digital.
Com o surgimento de novas formas de transações econômicas, houve a necessidade de desenvolver tecnologias capazes de suportá-las — e torná-las seguras.
Contudo, muitos desses sistemas se desenvolveram e ganharam outras aplicações. Continue lendo para aprender como usar o blockchain além das criptomoedas. Boa leitura!
Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.
Leia também: Inovação aberta: o que é, como aplicar, exemplos e vantagens
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Metaverso
O que é blockchain?
Blockchain é um banco de dados digital descentralizado. As transações funcionam através de um sistema de encadeamento, fazendo com que o próximo bloco tenha informações e a impressão digital do anterior.
Ainda que tenha sido criado para viabilizar as criptomoedas, a tecnologia também é aplicada em outros sistemas de segurança avançada, ajudando a proteger ainda mais as transações e demais processos.
Quais são as vantagens de usar blockchain?
A principal vantagem de aplicar o blockchain é a segurança que esse sistema proporciona às transações, uma vez que o registro e armazenamento de dados são criptografados em um bloco inserido na rede.
Além disso, por ser descentralizado, as informações guardadas nestes blocos estão mais seguras dos ataques de hackers, pois não há apenas um ponto de falha que pode ser explorado pelos criminosos, garantindo também privacidade.
Outras vantagens do blockchain são: transparência e livre acesso.
7 formas de como usar blockchain
Ainda não sabe como usar o blockchain em sua empresa? Separamos abaixo as principais formas!
1. Moedas digitais
Como dissemos, o blockchain foi originalmente desenvolvido para aumentar a segurança das transações de moedas digitais, como as criptomoedas. Afinal, como o sistema é descentralizado, essas moedas não ficaram vinculadas a nenhuma entidade regulamentadora.
Devido ao impacto que a tecnologia proporcionou ao mercado, esta ainda continua sendo uma das suas principais aplicações.
2. Contratos inteligentes
Os contratos inteligentes também começaram a ser aplicados nas transações de criptomoedas, mas se desenvolveram e passaram a ser usados em demais tipos de negociação.
Inclusive, a plataforma dos smart contracts disponibiliza diferentes modelos para os usuários.
A principal vantagem de utilizar o blockchain nos contratos inteligentes é justamente aproveitar a desburocratização e autoexecução do sistema descentralizado.
3. Sistemas de pagamentos
O blockchain vem sendo também bastante implementado pelas instituições financeiras para aumentar a segurança das redes. Além disso, o sistema ajuda a ampliar o número de transações realizadas, aumentando a capacidade operacional.
Outra vantagem da aplicação da tecnologia nos sistemas de pagamento é o aumento da velocidade nas operações realizadas pelos próprios usuários.
4. Validação de transações
Ainda que essa aplicação seja mais utilizada pelas instituições financeiras, qualquer plataforma pode aproveitar o sistema blockchain para validar suas transações e proporcionar mais segurança aos clientes.
5. Supply chain
A cadeia de suprimentos também pode ser beneficiada pelo blockchain! Afinal, a tecnologia auxilia no rastreamento dos componentes de fabricação do produto, permitindo a identificação mais rápida e prática das variabilidades no processo como um todo.
Dessa forma, o sistema pode ser aplicado tanto na prevenção de falhas, como na identificação desses erros, ainda que o processo de fabricação envolve uma série de etapas e fatores (internos e externos).
E claro: com o blockchain sua empresa consegue identificar a procedência dos insumos adquiridos, garantindo ainda mais a segurança e qualidade do produto final.
6. Registro e gerenciamento de documentos
Como o blockchain consegue armazenar basicamente qualquer informação, a tecnologia também é aplicada na gestão inteligente dos documentos. Essa é uma excelente estratégia para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados.
Além de aumentar a segurança no armazenamento dessas informações, o blockchain também garante uma melhor acessibilidade dos mesmos (através de um sistema criptografado) apenas para usuários previamente autorizados.
7. Engajamento do cliente
O avanço das estratégias de marketing digital inseriram ainda mais o cliente como o centro de todas as operações. Dessa forma, as empresas estão cada vez mais buscando formas de aumentar o engajamento dessas pessoas com as marcas.
Dentre as tecnologias e estratégias utilizadas, há também o blockchain, capaz de impulsionar esse fator através da integração com as plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente — o famoso CRM.
O sistema também pode ser utilizado no desenvolvimento ou aprimoramento de programas de fidelidade e recompensa, bastante aplicados por empresas com cartões de crédito.
Enfim, o que não faltam são formas de como usar blockchain para contribuir para o desenvolvimento do seu negócio!