Empresas inovadoras: 17 exemplos no Brasil e no mundo

As empresas inovadoras são aquelas capazes de identificar um problema e desenvolver uma solução para ele, normalmente, com o auxílio da tecnologia. Elas são responsáveis por grandes mudanças no mercado e até mesmo na sociedade. 

 

Ao redor do mundo, inclusive no Brasil, é possível identificar inúmeras companhias que conseguiram entregar o produto que seu público precisava. 

 

Contudo, algumas se destacaram ainda mais, conquistando milhares de consumidores e atingindo resultados incríveis. 

 

Veja abaixo quais são as 17 empresas inovadoras no Brasil e no mundo que obtiveram maior status e reconhecimento por suas soluções!

 

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também:

 

1. Airbnb

O primeiro lugar da nossa lista de empresas inovadoras é ocupado pela Airbnb, que revolucionou o mercado de hospedagem e proporciona renda extra para inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo.

 

O negócio surgiu em 2007 pelos amigos Brian Chesky e Joe Gebbia, que precisavam de dinheiro para pagar o próprio aluguel e decidiram criar um site para alugar três colchonetes em sua casa.

 

Após obter um rendimento de U$ 80, eles perceberam o quanto a ideia poderia ser lucrativa e decidiram investir, mas apenas em 2010 a empresa passou a atrair investidores e, consequentemente, mais usuários.

 

2. Nubank

A Nubank é uma das empresas mais inovadoras do Brasil, pois conseguiu revolucionar um dos mercados mais tradicionais e lucrativos do país: o financeiro.

 

Apresentando uma proposta de instituição financeira em que o cliente possui total controle do seu dinheiro, a startup foi pioneira no segmento de serviços financeiros e continua inovando e entregando novas soluções aos seus clientes.

 

Em 2023, a Nubank surpreendeu novamente ao firmar uma parceria milionária com a Rede Globo e colocando sua publicidade (pela primeira vez) no Jornal Nacional.

 

3. Microsoft

Uma das maiores empresas do mundo, a Microsoft também se destaca no quesito inovação, sobretudo com soluções voltadas a melhorar a acessibilidade dos seus produtos e serviços.

 

Além disso, em 2020 a empresa assumiu o compromisso de se tornar neutra na emissão de carbono até 2030 e até 2050 conseguir remover todo o carbono produzido por suas operações desde 1975 (ano de fundação).

 

4. Pfizer-BioNTech

Em meio a pandemia da Covid-19, a farmacêutica norte-americana Pfizer e a fabricante alemã BioNTech firmaram uma parceria capaz de entregar, em tempo recorde, uma vacina para o vírus que vinha matando milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

Além de produzir a vacina, as empresas realizaram o processo de formulação com base em mRNA, que permitiu a produção rápida e em escala do imunizante. 

 

Empresas inovadoras: vacinas da covid-19 fabricadas pela Pfizer.

Retirado de CNN Brasil.

 

5. Apple

Não temos como falar em empresas mais inovadoras do mundo sem citar a Apple!

 

Afinal, essa companhia conseguiu entregar ao mercado os smartphones e revolucionar o setor dos computadores pessoais — inclusive, sendo a responsável por difundir esse conceito entre os consumidores.

 

A empresa também é conhecida por suas inovações incrementais, entregando ao público versões cada vez mais modernas dos seus aparelhos de base. 

 

6. SpaceX

Fundada em 2002 por Elon Musk, também criador da Tesla, a SpaceX tem como principal objetivo a exploração espacial e a conquista de Marte.

 

Desde sua criação, a empresa colocou mais de 3.500 satélites em órbita — usados para aumentar o alcance do sinal e melhorar a qualidade da internet — mas, sua recente inovação aconteceu em maio de 2021.

 

A SpaceX foi a primeira empresa privada a enviar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional. Em novembro do mesmo ano, outra espaçonave da empresa foi usada para o transporte de mais quatro astronautas.

 

7. Nike

A Nike é uma empresa que conseguiu expandir suas próprias fronteiras através de uma excelente estratégia de marketing, parcerias inteligentes e muita inovação!

 

Além de criar produtos esportivos populares, como o tão desejado Air Jordan e o tênis inteligente que aprende sozinho, a marca também possui um laboratório próprio para a produção dos seus artigos.

 

Outro diferencial da Nike é o interesse e busca pela conexão com seus clientes, inclusive, com o lançamento de um aplicativo de treinos gratuitos, o Training Club.

 

8. iFood

Retornando às empresas inovadoras brasileiras, o iFood é o principal aplicativo de delivery do país, conseguindo deixar para trás a concorrência e manter-se em uma boa posição no mercado.

 

Esses resultados foram causados, principalmente, pelo alto investimento em inovação, como:

  • Inteligência Artificial;

  • Engenharia e Ciência de Dados;

  • Machine Learning;

  • Inovação aberta.

 

9. Alice

A healthtech é uma tendência forte no mercado de startups e a Alice está nessa lista de empresas inovadoras para provar que vale a pena investir no setor.

 

Fundada em 2020, esse tipo de startup oferece um serviço de gestão de saúde, entregando aos seus clientes uma plataforma completa de cuidado integral e personalizado.

 

Para proporcionar um resultado de alta qualidade e entregar soluções mais inovadoras que os tradicionais planos de saúde, a Alice utiliza a inteligência artificial, análise de dados e atendimento omnichannel.

 

10. WEG

Outra das empresas mais inovadoras do Brasil é a WEG, fabricante de motores elétricos, geradores, transformadores e tintas.

 

Afinal, essa empresa aproveitou a inovação para entregar ao mercado produtos, materiais, tecnologias e testes novos e modernos, capazes de proporcionar redução de custos e maior qualidade.

 

11. Carbonext

Percebendo a urgência na aplicação de medidas de preservação ao meio ambiente, a Carbonext foi fundada em 2010 e atualmente é responsável pela preservação de cerca de dois milhões de hectares da Floresta Amazônica.

 

A inovação dessa empresa é que as áreas preservadas são convertidas em créditos de carbono, que podem ser adquiridos por pessoas físicas e jurídicas que precisam realizar essa compensação.

 

A Carbonext é pioneira no mercado brasileiro de créditos de carbono e uma das poucas em nosso país que gerencia todas as etapas desse processo.

Empresas inovadoras: lâmpada sobre uma mesa com terra, folhas e moedas ao redor.

 

12. Mercado Livre

O Mercado Livre é outra das empresas mais inovadoras do mundo que conseguiu revolucionar um mercado e abrir oportunidades para as pessoas aumentarem suas rendas.

 

Afinal, através da sua plataforma, é possível comercializar e comprar produtos, de forma simples e ágil.

 

Contudo, as inovações dessa companhia não pararam por aí! Desde o seu lançamento, em 1999, a empresa já investiu em frotas de entrega, formas de pagamento e solução de anúncios para seus vendedores.

 

Como resultado, o Mercado Livre possui uma proposta de valor completa, entregando para todos os seus públicos (vendedores e clientes) excelentes soluções.

 

13. Energisa

A Energisa faz parte da nossa lista de empresas inovadoras não apenas por ser a quinta maior distribuidora de energia do Brasil, como por conquistar esse resultado devido à inovação.

 

Afinal, a companhia destina 1% do faturamento anual para pesquisa, bem como adota a inteligência artificial em seus processos e uma solução chamada religador das redes de distribuição — responsável por monitorar as linhas e informar qualquer alteração.

 

14. Ambev

A fabricante de bebidas mais popular do país, Ambev, também é uma das empresas mais inovadoras do Brasil!

 

Essa companhia utiliza a tecnologia e a transformação digital para simplificar e potencializar os seus resultados.

 

Além disso, a Ambev realiza ações como Ambev Tech, Ztech e Beertech, bem como incorporou o Zé Delivery em seu negócio para expandir e facilitar a comercialização dos seus produtos.

 

15. Neurotech

A Neurotech nasceu há 20 anos, no centro de inovação da Universidade Federal de Pernambuco, e atualmente é uma das empresas mais inovadoras do Brasil.

 

Pioneira na criação de soluções e sistemas de inteligência artificial, machine learning e big data, que permitem a análise de dados disponibilizados para os seus clientes. 

 

Com base nessas informações analisadas, as empresas que adotam o sistema da Neurotech conseguem otimizar a própria tomada de decisão e otimizar uma série de outros processos internos.

 

16. BHub

Criada em 2021, a BHub faz parte da nossa lista de empresas inovadoras por oferecerem um sistema de gestão por assinatura, que permite ao empreendedor delegar os serviços de backoffice do seu negócio.

 

Dessa forma, os empresários podem focar no que realmente importa, deixando os processos e atividades com essa plataforma — ainda economizando no meio do caminho.

 

17. Cargill

A Cargill é uma multinacional que comercializa e processa grãos pelo mundo, contando com cerca de 2 mil cientistas espalhados pelos 5 continentes do planeta. 

 

Esses profissionais ficam responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentícios para a indústria, entregando ingredientes de alta qualidade e permitindo que o cliente final tenha acesso ao melhor.

 

Gostou da nossa lista de empresas inovadoras? Compartilhe com um amigo que vai se interessar!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário