Fusão e aquisição: como funciona o processo M&A?

Fusão e aquisição — também conhecido como M&A — são duas operações que acontecem o tempo inteiro no mercado. 

 

Quantas vezes você não viu notícia de que uma empresa famosa comprou a outra? Ou que a organização x agora faz parte da Y? 

 

É uma tendência bem comum entre os negócios por oferecer diversas vantagens, como mais participação de mercado, alcance de um público maior, aumento da competitividade, entre outros. 

 

Se você não conhece o processo de fusão e aquisição, explicamos tudo nesse artigo! Continue a leitura…

fusão e aquisição: dois homens apertando as mãos

O que é M&A?

M&A é a sigla de Mergers & Acquisitions — ou Fusões e Aquisições em português. Trata-se de uma operação de compra, venda ou junção de empresas. 

 

É como se fosse um casamento entre empresas. Duas organizações se unem para conquistar mais resultados e crescer no mercado. 

 

Essas são operações que sempre acontecem no mercado, principalmente quando falamos de startups. Em 2021, foram 247 M&As envolvendo startups — segundo a Distrito, isso representa um crescimento de 41 vezes em uma década

 

Diferença entre fusão e aquisição

Na sigla M&A, os dois conceitos estão juntos, pois representam o aumento da empresa, mas eles são diferentes na prática:

 

  • Fusão: é quando duas empresas se juntam para constituir uma nova instituição com um único CNPJ, ganhando mais força no mercado e expandindo as operações do negócio.

  • Aquisição: é quando uma empresa compra uma parte da outra de forma integral ou parcial, mas elas funcionam como negócios distintos.

 

Um exemplo de fusão foi quando a companhia aérea LAN se uniu à brasileira TAM, formando a tão conhecida Latam. Outro caso de fusão popular foi do Itaú com a Unibanco, criando o Itaú Unibanco — a maior instituição financeira privada da América Latina. 

 

Em relação à aquisição, temos o exemplo da Magazine Luiza, que adquiriu a Netshoes em 2019 e da Ambev, que comprou a Corona em 2012. 

 

Tipos de fusão e aquisição de empresas

Existem tipos diferentes de M&A no mercado. Conheça os principais:

 

Horizontal

Esse tipo de M&A é quando ocorre operação entre empresas do mesmo setor do mercado, ou seja, concorrentes. Em geral, quando uma compra a outra ou elas se fundem, a intenção é ganhar mais participação de mercado e ganhar mais competitividade. 

 

Vertical

Nessa modalidade, a fusão e aquisição ocorre entre empresas com soluções complementares, mas segmentos diferentes. Por exemplo, é quando ocorre o M&A entre uma loja e o seu fornecedor. 

 

Conglomerado

Nesse tipo, as companhias não necessariamente têm alguma similaridade ou são do mesmo setor. É quando uma empresa do ramo de tecnologia compra outra no setor do agronegócio, por exemplo. 

 

Em geral, a intenção dessa estratégia é reduzir os riscos no mercado e variar as fontes de renda da companhia. 

 

Complementar

É o tipo de M&A em que acontece a fusão ou aquisição de empresas com soluções complementares, como um negócio de venda de maquiagem com outro que oferece cursos de beleza. O objetivo é oferecer uma solução mais completa ao cliente e aumentar o ticket médio da empresa. 

 

Extensão

É a categoria de fusões ou aquisições de empresas concorrentes, mas com públicos-alvos diferentes. Por exemplo, uma empresa de calçados destinados ao público C realiza M&A outra com o foco no público C, aumentando sua participação de mercado. 

 

Como funciona o processo de M&A?

O processo de M&A varia bastante conforme o tipo de fusão ou aquisição, mas os passos básicos são:

 

  1. Análise: as duas empresas interessadas avaliam as vantagens ou desvantagens de realizarem esse processo. 

  2. Preparação: as organizações determinam condições, como funcionaria, obrigações de cada uma, valores e outros pontos importantes. 

  3. Viabilidade: os responsáveis analisam quanto custaria essa operação financeira e operacionalmente, bem como as questões jurídicas envolvidas no processo. 

  4. Reorganização societária: a representação do negócio muda e isso pode significar novas regras, mudanças nas distribuições de lucros, alteração na responsabilidade jurídica, entre outros pontos.

  5. Reestruturação de processos: ocorre o processo de integração e alinhamento entre as duas empresas. 

 

Conseguiu entender como funciona o M&A? Se você tem uma startup, provavelmente passará por um processo desse um dia e é importante conhecer! 

Continue lendo outros conteúdos de nosso blog:



 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário