Venture building: descubra o que é e os benefícios desse modelo!

O venture building é um dos maiores aliados da inovação, fabricando inúmeras startups de excelente potencial, tanto no Brasil como no resto do mundo.

 

Devido ao seu modelo estratégico de investimento, as VBs são excelentes oportunidades para você colocar em prática sua ideia inovadora.

 

Continue lendo para entender de uma vez o que é um venture building e como ele pode te ajudar. Boa leitura!

 

Açolab Ventures

Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.

 

Leia também: Pipeline de inovação: como estruturar o fluxo de inovação dentro da empresa?

Leia também: Como calcular o valuation de uma startup? 3 métodos simples!

 

O que é venture building?

 

A venture building é um modelo de organização voltada à construção de startups. Para isso, essas companhias utilizam uma metodologia específica e seus próprios recursos, tanto de infraestrutura como também de mão de obra.

 

Além do suporte financeiro, a venture building também oferece às suas empresas derivadas todo um suporte administrativo, financeiro, assim como mentorias com profissionais qualificados e consultoria de marketing.

 

Ou seja, essas fábricas de startup direcionam tanto recursos monetários como estratégicos para essas novas empresas, a fim de conquistar mais um mercado.

 

Contudo, para realizar esse grande investimento, a venture building analisa se a ideia inovadora possui potencial para conquistar bons resultados.

 

Venture building x venture capital: quais as diferenças?

 

Como dissemos anteriormente, o venture building vai além do financiamento monetário. Os investidores que optam por esse modelo também atuam diretamente nas operações da startup, fornecendo todo um suporte a esses novos negócios.

 

Por outro lado, no venture capital, as empresas investidoras apenas direcionam para as startups escolhidas recursos financeiros. Nesse caso, não há um envolvimento direto na empresa investida.  

 

E com as aceleradoras?

 

As aceleradoras e venture buildings são bastante confundidas por ambas prestarem não apenas suporte financeiro, como também estratégico. 

 

Contudo, enquanto as aceleradoras fornecem apoio a startups já em desenvolvimento, um venture building realiza todo o processo de desenvolvimento da ideia e das equipes do zero.

 

Para quem é indicado o venture building?

 

A venture building é indicado para as empresas que estão começando a investir na área de tecnologia e querem desenvolver uma ideia específica.

 

Com isso, é possível colocar em prática ideias com grande potencial de inovação, inclusive, aumentando as oportunidades no mercado tanto das startups como das empresas tradicionais.

 

Vantagens da venture building

 

Venture building: homens de negócio apertando a mãoComo o investimento de um venture building vai além dos recursos financeiros, esse modelo é um dos mais vantajosos e que proporciona maior sucesso aos negócios.

 

Assim, as ideias que recebem esse tipo de investimento possuem mais chances de escalada e também tem a oportunidade de garantir vários benefícios. 

 

Além disso, com a estratégia de venture building, o próprio investidor também garante excelentes vantagens. Conheça abaixo todas elas!

 

Para o empreendedor

 

  • Apoio de uma equipe multidisciplinar especializada, composta por profissionais das áreas jurídicas, de gestão e planejamento, contábil, fiscal, de marketing e entre outras;

  • Apoio durante a tomadas de decisões estratégicas importantes para o futuro da startup;

  • Acesso a uma rede de clientes e fornecedores da investidora, que facilita a entrada e crescimento no mercado;

  • Redução dos custos operacionais devido ao compartilhamento das operações administrativas e de infraestrutura.

 

Para o investidor

 

  • Redução dos riscos em entrar em uma nova área do mercado;

  • Maior chances de sucesso devido à possibilidade do investimento múltiplo, em várias startups em simultâneo;

  • Diversificação da carteira de investimentos;

  • Entrar em um setor em crescimento, com inúmeras possibilidades e alto potencial.

 

Como fazer parte de um venture building?

 

Você está desenvolvendo uma ideia inovadora? Então, você já preenche um dos principais requisitos de grande parte das venture buildings.

 

Caso sua ideia seja relacionada ao setor de tecnologia, suas chances são ainda maiores!

 

E claro: é fundamental que todo esse projeto — que deve possuir uma proposta de valor bem elaborada, indo além de uma simples ideia — possua grande potencial de mercado para receber todo esse investimento financeiro e estratégico.

 

Enfim, caso você preencha esses requisitos principais, se jogue nesse modelo de investimento!

 

Veja abaixo alguns exemplos de venture building ao redor do mundo e no Brasil:

 

Procure por um venture building, seja brasileiro ou algum estrangeiro que atue no Brasil, e apresente a sua ideia inovadora. Em seguida, basta apenas esperar que uma abrace seu projeto.

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário