Você ainda não conhece o Vale do Silício brasileiro?
Enquanto nos Estados Unidos o polo de inovação e tecnologia fica concentrado em uma única região, na Baía de São Francisco, na Califórnia, no Brasil é possível encontrá-los espalhados por várias cidades e estados.
Do sul ao nordeste existem centros voltados ao desenvolvimento e pesquisa de tecnologia, que ajudam a impulsionar a inovação não apenas em nosso país, como em todo mundo.
Quer saber quais cidades fazem parte do Vale do Silício brasileiro e como elas funcionam? Continue conosco para descobrir onde investir em inovação no Brasil!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
-
Descubra 7 técnicas de vendas para aumentar o faturamento da startup
-
Pivotagem de startup: o que é, como fazer e exemplos bem-sucedidos!
1. Campinas
O Polo Tecnológico de Campinas abriga 30 das 100 maiores empresas de tecnologia da região, além de outras 300 reconhecidas por suas inovações.
Na cidade, também está o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), bem como outros 12 centros dedicados à pesquisa e desenvolvimento desse setor.
Inclusive, devido a esses fatores a cidade foi a primeira a ser considerada como o Vale Silício brasileiro e continua até hoje a entregar resultados para o país e para o mundo!
2. San Pedro Valley
Em uma clara homenagem ao Vale do Silício da Califórnia, o San Pedro Valley não é necessariamente uma cidade, mas sim um bairro de Belo Horizonte, Minas Gerais.
No entanto, o local se destaca em todo o país por abrigar quase 300 startups e empresas de tecnologias, incluindo o Google e a Microsoft.
San Pedro Valley também é uma ótima opção para quem deseja abrir um negócio no setor, pois é possível não apenas aproveitar a fama do local, como também realizar trocas de experiências com os profissionais que atuam no bairro — não deixe de almoçar nos restaurantes ou tomar um café nas lanchonetes próximas.
3. Florianópolis
A capital de Santa Catarina, estado com maior número de startups do país, recebe o título de Vale do Silício brasileira por concentrar grande parte do suporte da região para esse desenvolvimento.
Ou seja, na cidade é onde estão as universidades, escritórios e fundos de investimentos, que tornam o local mais atrativo para os empreendedores, principalmente os que estão entrando no ramo.
4. Porto Alegre
Outra cidade sulista considerada como o Vale do Silício brasileiro é Porto Alegre, devido ao parque tecnológico Tecnopuc, da universidade PUCRS.
O local reúne mais de 6 mil profissionais especialistas em pesquisa e inovação, que atuam nas 120 empresas de pequeno, médio e grande porte estabelecidas no parque tecnológico — como a Microsoft, Dell e HP.
Dentre as áreas de pesquisas dessas empresas, destacam-se TI, eletroeletrônica e biotecnologia.
5. São José dos Campos
Na cidade do interior de São Paulo está o Parque Tecnológico São José dos Campos, agregado à base do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Assim, por reunir dois dos centros de tecnologia mais importantes do país, o município também ganha o título de Vale do Silício brasileiro.
Além disso, os centros também atraíram mais de 200 empresas do ramo de engenharia espacial, tecnologia da informação e aeronáutica, que desenvolvem tecnologia de ponta e produtos inovadores.
6. Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa também abriga o Parque Tecnológico do Rio, da UFRJ, que reúne 46 empresas e mais de 1.500 profissionais especializados na área.
Inaugurado em 2033, o ambiente de inovação proporciona a conexão entre os estudantes da universidade, startups, empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo as multinacionais.
7. Recife
Representando o nordeste, a cidade de Recife é considerada como Vale do Silício brasileiro devido ao Porto Digital, um dos maiores polos tecnológicos do país.
O centro reúne mais de 7.000 profissionais e 250 empresas do segmento de inovação, TI e economia criativa, bem como funciona como uma incubadora para startups.
Além disso, o Porto Digital também possui sede de grandes empresas multinacionais, como Samsung, Microsoft, IBM e HP.
Você sabia quais cidades fazem parte do Vale do Silício brasileiro? Explore essas oportunidades e dê início ao seu projeto em um local que estimule a inovação!