Pivotagem de startup: o que é, como fazer e exemplos bem-sucedidos!

Pivotagem de startup é uma das principais estratégias para as empresas superarem desafios sem perder a sua base construída antes. 

 

Diversas empresas, como Netflix e Instagram, passaram por esse processo e foram um sucesso. É preciso apenas identificar o momento certo!

 

Nesse artigo, explicaremos o que é, como e quando fazer a pivotagem de startup e ainda trouxemos exemplos bem-sucedidos! Continue lendo…

 

e-book jornada das startups

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Lean startup: o que é e como usar

Leia também: Product Market Fit: como encontrar o PMF da sua startup

 

O que é pivotagem de startup?

 

Pivotagem de startup é a testagem de novas hipóteses no negócio dentro da base já estabelecida antes. O termo “pivot” remete a posição do jogador em que ele pega a bola, gira no próprio eixo e escolhe outra direção, sem sair do lugar.

 

Dessa forma, pivotar significa a mudança de algum aspecto do seu modelo de negócio para outra direção sem abandonar elementos centrais da sua constituição, como sua missão, valores e segmento.

 

No caso, essa mudança pode ser o ângulo de abordagem do produto, o modo de fabricação ou até mesmo o público-alvo. 

 

pivotagem de startup: homem olhando parede azul com post-its amarelos

Quando pivotar a startup? 

 

Dependendo do momento, a pivotagem da startup pode ser um grande acerto ou um enorme desastre. 

 

E quando saber? 

 

Existem alguns indícios:

 

  • Algum aspecto se destaca: algum elemento do seu produto, serviço ou negócio ganha muito mais notoriedade do que os outros; 

  • Falta de viabilidade financeira: as atuais soluções não estão trazendo retorno financeiro desejado;

  • Mudança do mercado: as tendências mudaram e o interesse pelo produto caiu (ou tem previsão);

  • Falta de resposta do mercado: a solução inicial não agradou o público-alvo;

  • Atraso em relação à concorrência: outras startups superaram a sua empresa;

  • Necessidade de mudança: a organização aproveitou ao máximo as soluções atuais e deseja testar algo diferente.

 

Como fazer a pivotagem de startup?

 

Confira o passo a passo para fazer a pivotagem de sua startup:

 

Análise da empresa

 

Primeiro, você precisa avaliar o seu modelo de negócio e identificar os acertos e problemas da empresa. Para isso, observe métricas, como o retorno sobre investimento (ROI) e custo de aquisição (CPA), e faça uma análise aprofundada.

 

Além disso, avalie também o mercado e as empresas concorrentes. Tem alguma tendência em alta? Quais são as soluções do seu concorrente? Alguma solução ultrapassou a sua?

 

Faça um brainstorm 

 

Feito isso, é a hora de listar possíveis ideias de mudança.

 

Nessa hora, convide outros colaboradores e sócios da empresa, discutam sobre as possíveis mudanças e criem uma lista de ideias. Uma ideia é apostar na inovação aberta e encontrar outras ideias de fora. 

 

Em seguida, analisem a viabilidade das propostas mais interessantes, fazendo pesquisas e estudando o mercado. 

 

Desenvolva um MVP

 

O terceiro passo é desenvolver o seu mínimo produto viável, ou seja, criar a solução com o mínimo de recursos possível. A intenção é testar a viabilidade da proposta o mais rápido e barato possível.

 

Valide a ideia

 

Com base no retorno do público, analise os feedbacks e insights para validar a hipótese e saber se a solução é realmente interessante para organização ou não. De preferência, faça outros testes até finalmente chegar em uma proposta mais fechada. 

 

Faça o lançamento 

 

Depois, desenvolva a sua solução final e faça o lançamento do produto no mercado. Nesse momento, é importante aproveitar toda aquela base construída pela empresa anteriormente para passar mais credibilidade e, ao mesmo tempo, não afastar ou assustar o público anterior.

 

Acompanhe os indicadores

 

Por fim, você precisa acompanhar os retornos da solução para saber se foi realmente aprovada pelo mercado e, se for o caso, aumentar o investimento.

 

Exemplos de pivotagem de startups que deram certo

 

Sabia que diversas empresas conhecidas passaram por esse processo de pivotagem? Confira algumas delas:

 

Instagram

 

Antigamente, a rede era um serviço de check-in baseado na localização, chamado Burbn. Contudo, eles perceberam que os recursos de compartilhamento de fotos se destacavam muito mais e resolveram investir nessa parte. O resto da história você já deve conhecer: o aplicativo cresceu, mudou de nome e hoje é uma das maiores redes sociais do mundo.

 

Netflix

 

Primeiro, a empresa comercializava DVDs via correios. Após perceber a popularidade dos streamings de vídeo e filmes, eles resolveram investir nessa parte e, mais tarde, também viraram uma produtora de conteúdos próprios, como a série Orange is the New Black.

 

Pinterest

 

Em 2009, o Pinterest era um aplicativo de compras móveis — como se fosse um e-commerce — e se chamava Tote. Como esse modelo ainda não era tão difundido, a empresa não deu certo inicialmente. No entanto, eles perceberam que os clientes adoravam utilizar o app para salvar referências e criar coleções. Investiram nessa parte e atualmente temos uma plataforma com mais 400 milhões de usuários ativos!

 

Aprendeu como fazer a pivotagem da sua startup? Compartilhe esse conteúdo com alguém que também tenha interesse no assunto!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário