Inovação corporativa colaborativa: programas de ideias

A inovação corporativa colaborativa permite que os gestores deleguem a criação de ideias aos colaboradores e alcancem excelentes resultados para a empresa.

 

Utilizando ferramentas e métodos estimulantes, esse conceito é excelente para os negócios em busca de soluções realmente eficientes.

 

Uma maneira de alcançar a inovação corporativa colaborativa é implementando os programas de ideias, que incentivam a participação direta dos colaboradores no desenvolvimento de soluções.

 

Continue lendo para descobrir como aplicar essa ferramenta em sua empresa!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Importância da inovação corporativa colaborativa

 

A inovação corporativa colaborativa é um conceito que visa agregar valor à empresa, através da participação de todos os colaboradores, tornando-os também responsáveis por sugerir ideias inovadoras.

 

Essa é uma estratégia com enorme potencial de sucesso, dado que seu negócio terá mais fontes de ideias para as soluções que precisam ser aplicadas.

 

Ou seja, terá mais cabeças buscando formas de solucionar determinado problema.

 

Além disso, como esses colaboradores executam diariamente as tarefas que precisam ser melhoradas — possuindo o conhecimento técnico e prático sobre aquela função — a probabilidade dessas pessoas criarem uma solução adequada é maior que a do gestor, que encara o problema apenas de fora, como espectador.

 

Então, implementar a inovação corporativa colaborativa é uma excelente maneira de melhorar o desempenho dos profissionais, que terão os obstáculos solucionados, assim como incentivar a criatividade dos colaboradores.

 

Sem falar no senso de pertencimento à corporação, que é aumentado quando os funcionários são incluídos nos processos de tomada de decisões.

 

Inovação corporativa colaborativa: pessoas de negócio com as mãos colocadas por cima da outra, com símbolos tecnológicos ilustrados

O que é programa de ideias?

 

O programa de ideias é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que desejam implementar a inovação corporativa colaborativa entre suas equipes.

 

Afinal, o método abre a possibilidade dos colaboradores contribuírem diretamente com a busca de soluções — seja para resolver problemas internos na empresa ou simplesmente melhorar o desempenho da equipe.

 

Por exemplo, imagine que o ritmo do setor de logística reduziu, provocando atrasos nas entregas dos produtos aos clientes. Então, o gestor decide abrir um programa de ideias, convidando os funcionários de todos os departamentos para contribuírem com sugestões.

 

Com certeza, a probabilidade de sucesso será bem maior e mais rápido, que seria se o gestor trabalhasse sozinho nessa busca!

 

Além disso, mesmo que nenhuma ideia oferecida pelos colaboradores seja aproveitada, essas sugestões podem ajudar a abrir a mente do gestor, permitindo que este encontre a solução ideal — baseado no orçamento e capacidade da empresa!

 

Como implementar um programa de ideias na empresa

 

Ficou interessado na inovação corporativa colaborativa? Então, aprenda abaixo como aplicar o programa de ideias na sua empresa e incentivar a criatividade entre os colaboradores!

 

Fortaleça a cultura de inovação

 

Para alcançar a inovação corporativa colaborativa, primeiramente, a inovação precisa fazer parte da cultura do negócio.

 

Afinal, ideias inovadoras exigem uma criatividade que deve ser desenvolvida com o passar do tempo e acúmulo de experiência.

 

Ou seja, não é possível implementar em um dia o programa de ideias e esperar que no outro todos os colaboradores contribuam com inovações disruptivas, se esse modelo de pensamento não era incentivado pela empresa.

 

Então, fortaleça a cultura de inovação entre os colaboradores, promovendo palestras, cursos e incentivando a participação diária de todos nos processos decisivos.

 

Ah! Importante destacar que a cultura de inovação deve estar presente em todos os setores hierárquicos da companhia, sobretudo os da alta diretoria e até mesmo presidência.

 

Defina metas para a empresa

 

Quais resultados sua empresa deseja alcançar com a inovação corporativa colaborativa?

 

Definir metas é essencial para orientar todos os processos de um negócio, sobretudo os relacionados à criação e escolha de ideias.

 

Até porque, a solução ideal para aumentar apenas 10% do desempenho de uma equipe não é a mesma utilizada para triplicar esses resultados!

 

Inclusive, cada uma vai exigir investimentos diferentes, que nem sempre são vantajosos para a realidade atual da empresa.

 

Ademais, as metas vão ajudar os gestores a entender o desempenho de cada ideia, realizando as alterações necessárias para que os resultados sejam sempre progressivos.

 

Crie um sistema de recompensas

 

Para funcionar, o programa de ideias necessita do engajamento dos colaboradores.

 

O sistema de recompensas pode ajudar sua empresa a motivar a participação dos funcionários nesta metodologia, pois proporciona uma troca justa para os dois lados.

 

Essas bonificações podem ser diversas, dependendo do orçamento para o projeto e a dimensão da solução que seu negócio deseja obter.

 

As recompensas mais utilizadas são:

  • Políticas de reconhecimento

  • Premiações

  • Bônus salariais

  • Brindes

  • Oportunidades de crescimento na empresa

 

Faça parcerias

 

A capacitação também possui um importante papel na implementação da inovação corporativa colaborativa e no sucesso do programa de ideias.

 

Contudo, como treinamentos de equipe exigem um investimento alto, algumas empresas acabam perdendo essa oportunidade.

 

Se esse for o caso do seu negócio, faça uma parceria com uma instituição de ensino!

 

Proponha a instituição um benefício — divulgação ou serviços gratuitos, por exemplo — e garanta um desconto aos seus colaboradores nos cursos profissionalizantes.

 

Essa estratégia também pode ser aplicada com outros modelos de negócios, como academias, farmácias, lojas e demais empreendimentos que influenciam diretamente na qualidade de vida do colaborador e no seu desempenho no trabalho.

 

Engaje a equipe

 

Além das recompensas, o engajamento dos funcionários com a inovação corporativa colaborativa também pode ser incentivado de outras maneiras, inclusive, gratuitas.

 

São elas:

  • Transparência em relação aos resultados

  • Feedbacks construtivos frequentes

  • Reuniões com a equipe para compartilhamento de ideias

  • Falas diárias de incentivo

 

Enfim, os gestores devem estar presentes no dia a dia dos colaboradores, motivando-os diariamente a alcançar melhores resultados e produzir ideias inovadoras.

 

E claro: sempre mostre aos colaboradores que suas ideias são realmente consideradas! Deixe claro que o empenho deles não foi em vão e que eles representam uma parte importante para o crescimento do negócio.

 

Utilize todas as dicas acima e garanta o sucesso no seu programa de ideias e desenvolva na empresa uma inovação corporativa colaborativa com excelente potencial!
 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário