Você sabe o que é healthtech?
A inovação e a medicina sempre andaram lado a lado, proporcionando aos pacientes diagnósticos e tratamentos mais céleres contra inúmeras doenças — algumas até deixaram de existir graças a essa parceria.
Nesse cenário, existe um modelo de startup capaz de conectar as instituições de saúde às tecnologias que precisam para otimizar seus atendimentos. Continue lendo para saber o que é healthtech e como ela pode te ajudar…
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
-
Importância da inovação: por que ela é essencial nos dias atuais?
-
Como engajar empregados na inovação? Confira dicas práticas!
O que é healthtech?
A healthtech é um modelo de startup que desenvolve uma solução tecnológica voltada para o mercado de saúde. Inclusive, o nome provém da junção dos termos “health” (saúde) e “tech” (tecnologia).
As soluções desenvolvidas pela Healthtech podem ser aproveitadas tanto por clínicas e hospitais, como também por entidades públicas e centros de pesquisa.
Para que serve uma healthtech?
Esse modelo de startup pode entregar soluções voltadas para os todos os processos relacionados com o mercado de saúde, desde o atendimento até a realização de exames e procedimentos.
Dessa forma, é possível otimizar os serviços prestados por essas empresas e instituições.
Além disso, no caso das tecnologias empregadas em procedimentos cirúrgicos, a healthtech ajuda a garantir maior eficiência e segurança para a vida dos pacientes.
Qual a importância da healthtech para a saúde?
A medicina vem acompanhando o desenvolvimento tecnológico e científico, conseguindo encontrar a solução de inúmeros problemas de saúde — seja através de tratamentos mais eficientes ou com meios preventivos.
Nesse cenário de inovação do setor, as healthtechs se apresentam como uma intermediadora entre as instituições de saúde e as tecnologias.
Afinal, elas indicam para as empresas quais são as soluções mais adequadas para seus negócios, disponibilizando-as de forma mais prática.
Como resultado, os pacientes conseguem ter acesso a um atendimento mais célere e seguro, garantindo que seu problema seja tratado corretamente e em menos tempo.
Como está o mercado da healthtech?
Segundo um relatório do Distrito Healthtech Report, em 2020, existiam mais de 500 startups desse setor no Brasil. Contudo, 50% destas tinham apenas 5 anos de operação.
Esses dados indicam que, mesmo sendo uma tendência importante e forte para o mercado de saúde, as healthtechs ainda estão se expandindo em nosso país.
No exterior, a realidade é diferente, dado que esse modelo de startup possui uma ampla margem de atuação. Inclusive, mais de 30 healthtechs já superaram o capital de 1 bilhão de dólares.
Mesmo com essa presença ainda tímida no Brasil, é esperado que o setor continue se expandindo, sobretudo após a pandemia, em que o mercado de saúde ganhou ainda mais destaque e relevância.
Quais são as áreas de atuação da healthtech?
As healthtechs desenvolvem soluções para três áreas diferentes do setor de saúde. Veja abaixo quais são:
Prevenção e diagnóstico
As soluções propostas para essa área estão relacionadas com as medidas voltadas à prevenção ou identificação da doença, tornando esses processos mais rápidos e eficientes.
Dentre as soluções propostas até agora, destacam-se:
-
Telemedicina;
-
Exames menos evasivos;
-
Soluções de educação;
-
Inteligência artificial para identificar probabilidade de ocorrência de doenças.
Tratamento
O tratamento é uma das principais áreas de desenvolvimento das instituições de saúde, que estão sempre em busca de meios mais eficazes (ou até novos) para combater as doenças.
Nesse setor, a healthtech pode contribuir entregando tecnologias modernas, capazes de acelerar os processos de pesquisa.
As principais são:
-
Inteligência artificial;
-
Internet das coisas;
-
Big Data;
-
Robótica;
-
Nanotecnologia;
-
Cirurgia remota;
-
Exoesqueletos.
Gestão e eficiência
Além de investir nas áreas que promovam realmente o atendimento de saúde, as healthtechs também entregam soluções para os processos de gestão das instituições do setor, como clínicas e hospitais.
Dessa forma, é possível aumentar a eficiência dessas etapas, permitindo que os pacientes tenham acesso ao serviço necessário de forma mais rápida e prática.
Inclusive, os convênios de saúde podem ser beneficiados por essas tecnologias, adotando sistemas de marcação de consulta mais simples.
Vale a pena investir em uma healthtech?
Com certeza! Por ser ainda um mercado em expansão no Brasil, mas com grande chance de crescimento, as oportunidades de uma healthtech são bastante amplas e com menor concorrência.
Afinal, o setor médico está sempre em busca de novas tecnologias e inovações.
Agora que você sabe o que é healthtech, compartilhe esse conteúdo com um profissional da área de saúde!