Todo mundo conhece o Elon Musk — ou, pelo menos, uma das empresas. Ele é um dos maiores nomes do século XXI.
Mas, o que poucas pessoas sabem é que esse gênio e bilionário está por trás de muitas organizações e vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de diferentes setores há muitos anos.
Portanto, se você ainda não sabe quais foram as organizações fundadas por Elon Musk, venha conosco! Descubra as empresas que ele está por trás e se surpreenda.
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
-
Vale do silício brasileiro: as principais cidades da inovação brasileira!
-
Copilot da Microsoft: o que é e como utilizar esse novo recurso!
Quem é Elon Musk?
Nascido na cidade de Pretória, capital da África do Sul, em 1971, Elon Musk se tornou um dos empresários mais bem-sucedidos de todo o mundo!
.
O reconhecimento obtido não foi em vão, afinal, Elon Musk vem se empenhando há muitos anos para entregar inovação, disrupção e qualidade em diferentes setores do mercado.
Para isso, ele fundou várias organizações, cada uma com seu propósito e público, englobando mercados como o automobilístico até o de saúde — sempre com a tecnologia e inovação ao seu lado.
Ainda que muitos dos seus objetivos sejam um tanto audaciosos, como a colonização de Marte, outros estão em um estado interessante de desenvolvimento e a maioria disponível para usuários que desejam explorar essas ideias.
Elon Musk é formado em Física e Economia pela Universidade da Pensilvânia, desde 1997. Além disso, ele iniciou um mestrado em física aplicada na mesma instituição de ensino, mas decidiu largar esse curso para começar sua vida como empresário.
Quais organizações foram fundadas por Elon Musk?
Elon Musk é conhecido no mundo inteiro por fundar as famosas empresas Tesla e SpaceX, mas, o que poucas pessoas sabem é que ele também está por trás de outras organizações.
Vamos descobrir abaixo quais são todas elas:
1. Zip2 (1995)
A história de Elon Musk com o mundo dos negócios começou em 1995, quando ele e seu irmão, Kimbal Musk, decidiram fundar uma empresa de diretórios de negócios e serviços baseados na internet para os jornais.
Através dessa startup, as empresas de comunicação tinham acesso a um software que permitia a criação de guias e diretórios online para seus leitores.
Contudo, a empresa foi vendida em 1999, em um acordo milionário, que garantiu para Elon Musk os meios necessários para abrir sua nova empresa.
2. X.com (1999)
No mesmo ano em que vendeu a Zip2, Elon Musk fundou outra empresa, dessa vez, no ramo dos serviços financeiros.
Basicamente, a X.com permitia que os usuários pudessem fazer transferências pela internet, sendo que seu principal produto foi a conta de pagamentos online.
3. PayPal (2001)
Após uma série de fusões e aquisições no setor de pagamentos online, a empresa X.com foi renomeada para PayPal em 2001, unificando-se com a Confinity, uma empresa que oferecia serviços semelhantes.
Sob a liderança de Musk, a PayPal tornou-se uma das plataformas de pagamento online mais conhecidas e bem-sucedidas no mundo — sendo até hoje uma das mais usadas, principalmente para transações internacionais.
Contudo, no ano seguinte à sua formação, em 2002, a PayPal foi vendida para a E-Bay.
4. SpaceX (2002)
Com os recursos obtidos com a venda da PayPal, Elon Musk mudou novamente de setor e abriu a famosa Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX), uma empresa aeroespacial.
O principal objetivo dessa organização é incentivar e facilitar a exploração espacial, através do desenvolvimento dos foguetes, satélites e demais equipamentos.
Inclusive, a SpaceX foi a primeira empresa privada a conseguir lançar uma nave espacial na órbita da Terra.
5. Neuralink (2016)
Após se dedicar por mais de uma década ao desenvolvimento das famosas SpaceX e Tesla, Elon Musk decidiu expandir novamente seus negócios e criar mais uma organização, dessa vez no campo da neurotecnologia.
Nesse caso, a proposta da Neuralink é criar interfaces avançadas que possam ser implantadas no cérebro para curar distúrbios neurológicos, restaurar funções motoras e ainda permitir uma conexão maior entre humanos e máquinas.
Com isso, seria possível controlar dispositivos eletrônicos com o pensamento e tratar condições médicas debilitantes.
6. OpenAI (2015)
A OpenAI é uma organização de pesquisa em inteligência artificial (IA) fundada em dezembro de 2015, inicialmente criada como uma organização sem fins lucrativos, que mais tarde se transformou em uma entidade híbrida.
O Chat GPT foi a principal inovação criada pela empresa, uma IA capaz de desenvolver textos, códigos de computador, imagens e muito mais, que conta com Elon Musk e outros como fundadores.
7. The Boring Company (2016)
A The Boring Company é uma empresa fundada por Elon Musk em 2016, voltada para o desenvolvimento de tecnologia para construção de túneis subterrâneos.
Através dessas inovações, será possível criar sistemas de túneis para transporte urbano, visando diminuir o tráfego em áreas urbanas congestionadas.
Mas, e a Tesla?
Ainda que a Tesla seja uma das empresas mais famosas de Elon Musk, ele não foi o fundador dessa organização.
Na verdade, a antiga Tesla Motors foi fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003, sendo que Elon Musk apenas entrou na empresa no ano seguinte, após investir US$30 milhões nesse negócio.
Além disso, desde 2008 ele é o CEO da Tesla, que mesmo tendo sido criada como uma empresa de veículos elétricos, atualmente também atua no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia e painéis solares.
Inclusive, a SolarCity — fundada por Lyndon e Peter Rive, primos de Elon Musk — foi comprada pela empresa em 2016, incorporando essa subsidiária especializada em energia solar.
Qual a fortuna de Elon Musk?
Estando à frente de grandes organizações, incluindo o Twitter (que atualmente se chama X.com), não tinha como Elon Musk não ser um dos homens mais ricos do mundo.
Na verdade, com um patrimônio de US$241 bilhões, ele é o homem mais rico do mundo atualmente!
E mesmo com tanto dinheiro acumulado, temos certeza que ele não pretende parar tão cedo de inovar — e nós, não vamos parar de acompanhá-lo.