O que é hackathons? Tudo que você precisa saber!

Você sabe o que é hackathons?

 

Uma das melhores formas de encontrar soluções para um problema é reunindo especialistas naquele assunto em um lugar, entregando um desafio em suas mãos.

 

E basicamente essa é a premissa dos hackathons: um evento que reúne desenvolvedores especializados, em busca de uma inovação tecnológica. Mas, não para por aí!

 

Continue lendo para saber mais… 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é hackathons?

Primeiro, vamos descobrir o que significa a palavra hackathon. Basicamente, ela é composta dos temos “hack” (expertise de programar) e marathon (maratona, em inglês).

 

Assim, temos um conceito que pode ser explicado como sendo um evento que reúne profissionais de desenvolvimento de software, com o objetivo de criar uma determinada solução tecnológica.

 

Essa maratona pode durar um dia ou até mesmo uma semana, o importante é que a criatividade dos participantes seja estimulada, garantindo que excelentes resultados sejam obtidos ao final do evento. 

O que é hackathons: programadora de software apontando código na tela do computador explicando algoritmo para outra programadora

 

Quais os benefícios do hackathons?

A principal vantagem dos hackathons é conseguir encontrar uma solução tecnológica criativa e inovadora, seja para ser desenvolvida e comercializada por uma empresa ou até mesmo para ser aplicada por uma entidade governamental.

 

Essa estratégia também pode ser utilizada durante a busca de inovações incrementais ou simples melhorias nos produtos e serviços fornecidos pela organização.

 

A empresa que realiza hackathons também ganha destaque e visibilidade no mercado, sobretudo dos investidores e acionistas, pois indica que o negócio investe em inovação.

 

Além disso, para os participantes, esses eventos são excelentes oportunidades para trocar experiências com outros profissionais da área, bem como expandir sua rede de contatos.

 

Quais são os tipos de hackathons?

Além de poder realizar esse evento de forma online ou presencial, o formato dos hackathons também podem se divergir das seguintes formas:

 

Hackathons internos

Esses eventos contam apenas com a participação dos funcionários e colaboradores da empresa, instituição ou entidade organizadora. 

 

O principal objetivo do hackathon interno é encontrar uma solução para um problema da organização, desenvolver um novo produto/serviço inovador ou otimizar os processos internos do negócio.

 

Nesse caso, os participantes também são beneficiados, pois têm acesso a uma dinâmica de estímulo à criatividade diferenciada, bem como possuem uma oportunidade de interagir com seus colegas — o que pode não ser tão comum ao longo da rotina.

 

Hackathons externos

Como o nome sugere, nesse tipo de hackathon a empresa ou entidade organizadora convida profissionais de outras empresas ou até mesmo autônomos, para contribuírem com o desenvolvimento da solução.

 

Além de aproveitar os benefícios proporcionados por esse encontro, os participantes também são normalmente premiados pela organizadora, seja com prêmios em dinheiro, reconhecimento ou até mesmo contratação.

 

Como organizar um hackathon?

Para garantir que tanto sua empresa como os participantes aproveitem ao máximo esse evento, é necessário saber além do que é hackathons.

 

Na verdade, você também deve conhecer as seguintes etapas de organização:

 

1. Estabeleça um objetivo

O hackathon é um evento que reúne outros desenvolvedores para que, através da troca de ideias e conhecimentos, consigam alcançar um objetivo comum.

 

Esse desafio pode ser tanto o desenvolvimento de uma solução inovadora, como também a melhoria de um produto/serviço já existente, bem como a otimização de processos.

 

O importante é que sua empresa estabeleça um objetivo claro que, inclusive, será utilizado na etapa de divulgação para atrair os participantes certos.

 

Com base no desafio, você também poderá definir qual será o formato do evento (interno ou externo).

 

2. Defina as regras do evento

Como os hackathons são competições, precisam ter regras bem claras e definidas, que vão orientar os participantes durante o desenvolvimento.

 

Essas regras devem ser disponibilizadas de forma prévia, através de vários canais de comunicação, fazendo com que todos tenham conhecimento delas.

 

3. Forme uma equipe de apoio

Acredite: organizar e realizar um hackathon não é uma tarefa fácil!

 

Por isso, você deverá ter ao seu lado uma equipe completa de profissionais, de preferência, especializados nas seguintes áreas:

  • Marketing;

  • Planejamento;

  • Comunicação;

  • Alimentação;

  • Mentoria;

  • Avaliação.

 

E claro: conte com programadores capacitados, que irão ajudar na elaboração das regras do evento, bem como orientar os primeiros passos dos participantes.

 

4. Escolha um local

No caso dos hackathons presenciais, a empresa organizadora deve focar em locais espaçosos, com capacidade para suportar uma alta demanda de energia e boa conexão com a internet.

 

Além disso, esse espaço deve ser confortável — é necessário fornecer mesas e cadeiras ergonômicas — bem como de fácil e seguro acesso, especialmente à noite, dado que muitos participantes podem querer sair apenas durante a madrugada (ou virar a noite lá).

 

5. Divulgue o evento e as regras

Após organizar todos os processos do hackathon, está na hora de divulgar esse evento e convidar os programadores para participarem.

 

Essa divulgação pode ser realizada tanto em canais online (como as redes sociais e sites da empresa), como também em canais offline — para decidir o melhor canal de divulgação, conte com a ajuda de especialistas em marketing.

 

Não esqueça de promover também as informações principais do evento, sobretudo as regras e o desafio principal.

 

Entendeu o que é hackathons? Compartilhe com um empreendedor que precisa conhecer esse tipo de evento!

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário