Open Innovation no Brasil: como funciona e cenário atual

O open innovation no Brasil está sendo um modelo usado por várias empresas grandes do país para desenvolver novas soluções e criar um bom diferencial competitivo frente a outras marcas. 

 

Dessa forma, negócios tradicionais se unem a empresas emergentes e profissionais jovens para resolver problemas diversos do negócio.

 

Quer saber mais sobre o cenário do open innovation no Brasil? Continue lendo esse artigo para descobrir!

 

Açolab podcast

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.

 

Leia também: 

Leia também: Inovação de processo: descubra a importância dessa estratégia

 

O que é Open Innovation? Como funciona?

 

Open innovation, ou inovação aberta em português, consiste em um modelo de inovação que abre espaço para o desenvolvimento de ideias além das salas da empresa.  

 

Nesse modelo, não apenas os funcionários da empresa podem sugerir novas ideias para resolução de um problema da empresa, como também outras organizações e pessoas conectadas. 

 

Universidades, startups e profissionais de inovação que queiram encarar o desafio de criar uma solução para uma demanda da empresa podem participar. 

 

Claro, há regras e avaliações de quem pode participar, mas a ideia é que a corporação se abra para outras perspectivas. 

 

O cenário atual do open innovation no Brasil

 

Em diversos países, como os Estados Unidos, a inovação aberta é adotada por grandes empresas para desenvolver novas resoluções para seu negócio. Samsung, Netflix, P&G são apenas alguns exemplos de marcas que usaram o modelo para criar projetos. 

 

Open Innovation no Brasil: pessoas com a mão em cima da outra em gesto de uniãoSegundo um relatório da plataforma 100 Open Startups, um total de 1.635 empresas viraram parceiras de startups entre 2019 e 2020 — e isso significa um crescimento de quase 20x nos últimos cinco anos.

 

Ou seja, o open innovation também tem ganhado espaço no Brasil e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. 

 

Ademais, os setores que mais investem nesse modelo no país são: serviços financeiros, energia e alimentos e bebidas. 

 

Como o open innovation é aplicado no Brasil? 

 

Por aqui, empresas aplicam a inovação aberta de diversas maneiras. As formas mais conhecidas são:

 

Programas de aceleração

A empresa disponibiliza todo o suporte para uma startup desenvolver suas soluções que, posteriormente, podem fazer parte do seu portfólio de produtos. 

 

Assim, de um lado, as startups ganham um apoio importante para seu crescimento no mercado e, do outro, o empreendimento tem acesso a novas soluções que podem trazer uma receita considerável para seu negócio. 

 

Hackathons

São programas em que a empresa propõe um desafio ligado a uma demanda da corporação e os candidatos têm um período curto para criar a solução. Funciona como uma maratona e o vencedor recebe prêmios consideráveis pelo seu esforço. 

 

Crowdsourcing

Nesse caso, você cria um concurso com o foco na resolução de um problema da melhor forma possível. Quem soluciona primeiro recebe uma recompensa. 

 

Exemplos de open innovation no Brasil

 

Nosso país tem diversos cases de sucesso de inovação aberta. Confira alguns: 

 

Nestlé

Em 2021, a Nestlé lançou a sua plataforma de open innovation no Brasil com a projeção de 14 programas e mais de 100 desafios no ano. 

 

Esses desafios envolvem diversas áreas da empresa, desde a parte do marketing até a jurídica, e são direcionados, sobretudo, para universidades e startups. 

 

BMG 

A BMG também é um exemplo de empresa que aplica o modelo. O banco ficou na 3ª posição do ranking de inovação aberta no nosso país, utilizando um programa de Corporate Venture Capital que contava com 72 empresas investidas em 2020.

 

Natura

Desde 2012, a Natura criou o Natura Campus — um programa de inovação aberta que busca incentivar a inovação através de redes colaborativas. Dentre os diversos objetivos da empresa de cosméticos, a sustentabilidade é um dos maiores. 

 

Ambev

Não podíamos deixar de falar da Ambev, a empresa que mais implementa o open innovation no Brasil segundo o Top 100 Open Corps 2021. Entre uma das propostas da cervejaria, está o desenvolvimento de ideias de cultura do retornável e consumo controlado do álcool.

 

ArcelorMittal

A Açolab viabiliza novos negócios e projetos no Brasil e junto com a ArcelorMittal e o iNO.VC é Top 2 do ranking nacional da 100 Open 2021 das empresas que mais codesenvolvem inovação em parceria com as startups.

 

Além de PoCs (Prova da Conceito) e MVPs (Mínimo Produto Viável), agora, o laboratório de inovação aberta da ArcelorMittal também investe em startups, por meio do recém-criado, Açolab Ventures.

 

O open innovation no Brasil está entre um dos mais fortalecidos do mundo. E o número de iniciativas está aí para demonstrar isso. Curtiu? Compartilhe!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário