Você sabe o que é gamificação?
Os jogos sempre estiveram presentes em nossas vidas, desde a infância até a vida adulta, despertando sentimentos como interesse, emoção e animação durante uma partida.
Pensando em como essas emoções poderiam ser benéficas em ramos pouco convencionais, surgiu o conceito do que é gamificação. Continue lendo para descobrir…
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
-
Chat GPT: conheça a nova inteligência artificial que deu o que falar!
-
Dall-E: como usar a inteligência artificial para criar imagens!
O que é gamificação?
A gamificação é uma estratégia de engajamento que utiliza elementos de jogos em atividades que, objetivamente, não visavam entreter os seus usuários — como na educação ou no treinamento de empresas.
Essa tática pode utilizar elementos como ranking, pontuação, desafios e entre outros, desde que possua um claro objetivo, capaz de incentivar o usuário a continuar aquela tarefa até que o mesmo seja alcançado.
Ainda que o público jovem seja o mais adepto a gamificação, esse conceito também pode ser aplicado para pessoas de outras idades, de forma adaptada, de modo a alcançar seu principal objetivo: o engajamento.
Quais são os tipos de gamificação?
As principais formas de aplicar a gamificação são:
Gamificação na educação
A estratégia pode ser aplicada através do uso de ferramentas lúdicas e elementos de jogos capazes de prender a atenção dos alunos e proporcionar aulas mais dinâmicas e divertidas.
Gamificação nas empresas
Essa estratégia pode ser aplicada no treinamento corporativo (de novos ou antigos funcionários), no setor de marketing da empresa, na integração dos novos colaboradores ou para incentivar o engajamento e participação dos funcionários nas trocas de informações.
Gamificação na saúde
Os elementos de jogos podem ser utilizados para incentivar o paciente a seguir as recomendações médicas, como tratamentos, medicamentos, mudança de hábitos alimentares e entre outras.
Lembrando que essa estratégia promove ótimos resultados tanto com o público infantojuvenil, como também com os mais adultos (incluindo os idosos).
Ferramentas da gamificação
Ainda que a escolha dos elementos deva ser feita com base nos usuários que irão explorar aquela gamificação, os mais utilizados são:
-
Ascensão de níveis conforme sua evolução;
-
Obtenção de prêmios ou presentes ao alcançar determinada conquista;
-
Pontos e rankings com outros participantes daquele sistema;
-
Estética de jogo para proporcionar uma experiência imersiva;
-
Desafios e metas que precisam ser cumpridas;
-
Narrativa (storytelling) que envolva o usuário naquele jogo e incentive sua participação.
Como funciona a gamificação nas empresas
A gamificação nas empresas vem se tornando uma estratégia bastante comum, sobretudo nos modelos mais novos e modernos, como as startups.
Afinal, os empresários começaram a perceber que essa estratégia de aprendizagem lúdica não apenas aumenta o engajamento e nível de entendimento das crianças e adolescentes, como também pode envolver e incentivar um público mais velho.
No caso da gamificação nas empresas, o conceito é aplicado em áreas como:
-
Treinamento corporativo;
-
Marketing;
-
Integração dos novos colaboradores;
-
Troca de informações;
-
Críticas e feedbacks.
Como retorno a esse investimento e inovação, os empresários e gestores garantem resultados como maior participação dos colaboradores nas atividades, aumento da produtividade e motivação para o cumprimento das metas.
Além disso, ao aplicar essa metodologia desde o treinamento, é possível obter uma equipe com profissionais alinhados com os objetivos e qualidade do serviço prestado por sua empresa.
E a gamificação na educação?
A gamificação na educação é uma das formas mais comuns de aplicação dessa estratégia, através da qual os educadores utilizam de ferramentas lúdicas ou sistemas próprios durante o ensino.
Essas ferramentas podem ser aplicadas em sala de aula, como revisão de um assunto dado, ou como tarefa para casa.
Inclusive, a segunda forma ajuda a garantir que o estudante realmente realize aquela atividade, mesmo longe do controle dos professores, afinal, vai desejar aumentar sua pontuação no ranking ou ganhar o prêmio.
Além da maior participação dos estudantes, a gamificação na educação também proporciona o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, da criatividade, da autonomia e da capacidade de resolver problemas.
Exemplos de gamificação nas empresas
Agora que você sabe o que é gamificação e quais são suas formas de aplicação, veja abaixo alguns exemplos de empresas que adotaram essa estratégia e obtiveram ótimos resultados:
1. Google
Em vez de uma simples planilha de despesas, os funcionários do Google que fazem viagens corporativas utilizam uma ferramenta de gamificação para controlar e informar seus gastos.
O principal objetivo desse “jogo” é manter o controle das despesas e poder utilizar as sobras como adicional em seu salário, bônus para uma viagem futura ou doação para a instituição de caridade que desejar.
Como retorno, o Google consegue acompanhar de forma mais ágil e efetiva os custos gerados por seus funcionários e incentivar a economia.
2. Gerdau
Utilizando os tecnológicos óculos de realidade virtual, a siderúrgica Gerdau consegue capacitar os seus colaboradores de forma mais efetiva, colocando-os em um pavilhão industrial digital.
Assim, esses funcionários terão uma experiência imersiva e prática, sem correr riscos ou ocasionar prejuízos aos equipamentos da empresa. Sem falar no engajamento maior proporcionado pela ferramenta.
3. Cisco
A Cisco também aproveitou a gamificação para otimizar seu processo de treinamento, disponibilizando uma ferramenta com 46 cursos independentes, voltados ao desenvolvimento de habilidades em mídias sociais.
O diferencial dessa ferramenta é que, conforme os funcionários vão avançando nos cursos, recebem os três níveis de certificação: Especialista, Estrategista e Mestre.
Não sabia o que é gamificação? Nem como aplicar essa estratégia nas empresas? Compartilhe com outro gestor esse conteúdo!