Conheça as 4 dimensões da gestão de inovação

Se sua intenção é criar uma empresa à frente do mercado, saiba que existem 4 dimensões da gestão de inovação que você precisa dominar. 

 

Quando você olha grandes empreendimentos inovadores, como a Apple ou Google, nem imagina o que tem por trás para as novas soluções acontecerem. São inúmeras ideias, diversos processos, várias pessoas envolvidas…

 

Não é fácil, mas, sem dúvidas, vale a pena (basta olhar o resultado desses negócios). Nesse artigo, vamos explicar mais sobre as dimensões da gestão de inovação! Continue a leitura…

 

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O que é a gestão de inovação?

 

Gestão de inovação é a administração de novas soluções dentro de uma organização. 

 

Para uma empresa conseguir inovar constantemente, é preciso saber gerir bem três processos fundamentais: concepção de ideias, execução e acompanhamento dos resultados. Além disso, ainda é necessário incentivar sempre a inovação entre os colaboradores. 

 

Por isso, algumas empresas investem em um setor apenas para essa finalidade — ou terceirizam uma parte desse processo, como é o caso da inovação aberta.

 

Quais são as 4 dimensões da gestão de inovação?

 

Existem 4 dimensões da gestão de inovação que você precisa conhecer:

 

Visão e direcionamento

 

Para começar, a corporação precisa ter um responsável por passar os direcionamentos acerca da inovação. Esse líder precisa entender a importância de buscar novas soluções e traçar um planejamento estratégico de como essa parte da empresa vai funcionar.

 

Ele precisa saber: 

  • identificar problemas; 

  • engajar os funcionários; 

  • direcionar os colaboradores em prol de um objetivo; 

  • organizar as ideias; 

  • procurar novas soluções; 

  • averiguar o andamento das inovações anteriores; 

  • entre outras funções. 

 

Além disso, a empresa precisa estimular essa visão inovadora em todo seu processo e enxergar essa parte do negócio como uma prioridade.

 

Cultura e engajamento

 

A outra dimensão da inovação é a questão da cultura e engajamento dos funcionários. Embora o líder tenha um papel fundamental nessa parte, esse ponto precisa estar bem presente desde a contratação dos colaboradores. 

 

Sem uma equipe engajada, será bem difícil encontrar novas soluções para a corporação.

 

Isso não significa, claro, contratar todas as pessoas com o perfil criativo. Como falamos, a inovação passa por vários processos, de modo que profissionais com um perfil mais analítico e organizado são essenciais para fazer o negócio acontecer. 

 

O importante mesmo na hora de contratar e selecionar funcionários para trabalhar com o projeto é escolher um perfil de profissional que esteja alinhado com a empresa e queira fazer a solução acontecer!

 

Estrutura e processos

 

Essa é uma das principais dimensões da gestão de inovação. Trata-se da parte de estruturar e organizar a empresa para os projetos acontecerem.

 

Dentro de uma proposta de inovação, é preciso: 

  1. identificar problemas: entender as dificuldades do negócio;  

  2. ter ideias: pensar em novas soluções;

  3. analisar a viabilidade: filtrar e selecionar as melhores ideias; 

  4. desenvolver um protótipo: criar um MVP do projeto para saber se funciona;

  5. escalar: integrar a nova solução à empresa. 

 

Em uma empresa com a inovação como prioridade, esses processos são contínuos e estão sempre acontecendo para o negócio continuar crescendo no mercado.

 

Recursos e infraestrutura

 

Não tem como ter inovação sem recursos — seja de tempo ou dinheiro. 

 

É preciso investir em pesquisas, novos profissionais, empresas parceiras, desenvolvimento de novos projetos, entre outros custos.

 

Além disso, é necessário disponibilizar a infraestrutura necessária para a inovação acontecer — ter uma sala reservada para reuniões relacionadas a projetos, por exemplo.  

 

Grandes organizações gastam milhões de reais em busca de mais soluções, como a Apple, que investiu US$ 4,2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Claro, não é preciso investir isso tudo, mas é válido separar uma parte da verba da companhia para testar novas soluções.

 

Dicas para fazer uma gestão de inovação eficiente

 

As dimensões da gestão de inovação são bem simples na teoria, mas a prática não é tão fácil assim. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar: 

 

  • Crie um cronograma de controle;

  • Invista na inovação aberta

  • Aposte em um ambiente criativo;

  • Valorize as ideias dos funcionários; 

  • Faça metas de inovação; 

  • Esteja sempre em contato com os clientes; 

  • Realize sempre pesquisas. 

 

E então? Conseguiu entender os fundamentos da gestão de inovação para aplicar no seu negócio? Não esqueça: visão e direcionamento, cultura e engajamento, estrutura e processos, recursos e infraestrutura.

 

Boa gestão da inovação!

 

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