Ecossistemas de inovação do mundo: conheça os principais

Quando pensamos em tudo o que está relacionado a inovação precisamos apontar alguns termos importantes como empreendedorismo, ecossistemas de inovação, colaboração, criação, desenvolvimento de produtos e tecnologia.

 

ecossistemas de inovação

Assista ao Açolab Talks - Ecossistemas de inovação ao clicar na imagem, ou aqui.

 

Leia também: Como se preparar para ter ideias inovadoras?

Leia também: Mas afinal, o que é inovação aberta?

 

O funcionamento do mundo

 

Tudo isso está diretamente ligado aos sistemas políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos da inovação, em que ocorre a catalisação, sustentação e apoio ao crescimento de negócios em todo o mundo.

 

Para sermos mais claros, todo esse sistema diz respeito ao seu dia a dia e ao que você compra, consome e utiliza.

 

Para compreender um pouco mais desse campo inovador, a ArcelorMittal, por meio do Açolab, preparou uma edição especial do Açolab Talks dedicada à compreensão de alguns dos principais ecossistemas de inovação do mundo. 

 

Ecossistemas de inovação

 

vale do silicioExplicando o sistema de inovação americano em nossa quinta edição do Açolab Talks, Raquel Pittella, diretora de Compras da ArcelorMittal Brasil, esclarece que no Vale do Silício as grandes empresas já estão focadas nas maiores tecnologias.

 

Se você falar o que caracteriza o mercado de inovação americano, é um forte mercado consumidor da classe média com apetite para tecnologia, uma indústria de private equity que coloca muito dinheiro e um governo disruptivo em termos de dar ambientação para tecnologias disruptivas. Esse é o mercado americano”, afirma Raquel Pittella. 
 

chica inovaçãoDando sequência nas explicações sobre o mercado internacional, o CEO da Chinnovation, In Hsieh, comenta sobre o desenvolvimento tecnológico chinês.

 

“Quando a gente fala sobre o crescimento que vem acontecendo nos últimos anos, provavelmente vamos falar sobre uma retomada. Retomada de uma posição que a China, dividindo com a Índia, nos últimos 2 mil anos foi a maior economia do mundo”.

 

Algumas das diferenças entre o ecossistema de inovação do Brasil e o da China estão na cultura de competição dos próprios cidadãos e o estilo de vida voltado para a educação tecnológica.

 

“Quando nós acordamos, como indivíduos, como profissionais e como empreendedores, a gente compete com 200 milhões de pessoas aqui no Brasil, na China você compete com 1.4 bilhão (de pessoas). Provavelmente muitos sabem o quanto a família oriental preza pela educação, (é) um país formando graduados nesses cursos ligados à tecnologia e ciências”, explica Hsieh.

 

Estados Unidos, China e Israel

 

Clique para conferir na íntegra nosso 5º Açolab Talks - Ecossistemas de inovação da China, Israel e Vale do Silício é só acessar na nossa playlist no YouTube, e para saber dos próximos eventos é só nos acompanhar pelo Instagram @acolabam.

 

Quem vai liderar essa corrida dos ecossistemas de inovação para você?

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário