Inovação na construção civil: principais tendências para 2024

Você sabe qual o cenário da inovação na construção civil em 2023?

 

Assim como todos os setores econômicos, o construtivo também aproveita as tendências e inovações para potencializar seus processos e expandir suas atividades — garantindo melhores retornos.

 

Anualmente, novas surgem, promovendo resultados ainda melhores para o setor. Continue lendo para descobrir o que esperar da inovação na construção civil em 2023!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

Qual o cenário da construção civil no Brasil?

 

Segundo o IBGE, o setor da construção civil foi o segundo que mais cresceu em 2022, ficando atrás somente das empresas de eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.

 

Ainda segundo o levantamento feito pelo instituto, enquanto a economia brasileira alcançou um aumento de 1,2%, enquanto a construção civil cresceu 2,7%.

 

Além disso, o crescimento do setor proporciona excelentes reflexos no mercado de trabalho, dado que quanto mais obras são iniciadas, mais mão de obra é necessária para suprir as demandas. 

 

Com todos esses resultados positivos, a expectativa é que as empresas do ramo continuem avançando pelos próximos anos, sobretudo aquelas que adotarem as principais tendências de inovação na construção civil. 

 

Tendências de inovação na construção civil para 2023

Conheça abaixo as tendências de inovação na construção civil mais procuradas pelas empresas do setor, capazes de proporcionar excelentes resultados tanto para os negócios como para a experiência do cliente.

 

1. Construtechs

 

As construtechs são excelentes aliadas para as construtoras e incorporadoras, pois oferecem soluções inovadoras, inteligentes e modernas para problemas tanto no canteiro de obras, como fora dele. 

 

Desde plataformas de planejamento e gestão de obras até sistemas de digitalização, essas startups contribuem para facilitar o desenvolvimento do projeto, reduzir falhas, economizar recursos e entre outros benefícios.

 

Exemplos de construtechs no Brasil:

 

2. Cidades inteligentes

 

As cidades inteligentes, ou smart cities, são o futuro da vida urbana, que reúnem as principais inovações na construção civil voltadas à otimização dos recursos naturais.

 

Ou seja, nesses centros urbanos existem construções sustentáveis e tecnológicas, gestão de resíduos recicláveis e orgânicos, transportes públicos otimizados e uso de energia renovável.

 

Além disso, a tecnologia também está presente nas cidades inteligentes, através do Big Data, Inteligência Artificial, computação em nuvem e coleta de dados por meio de dispositivos.

 

Exemplos de smart cities:

  • Curitiba;

  • Londres;

  • Amsterdã.

 

3. Building Information Modeling – BIM

 

A tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção, em português), é uma metodologia que envolve uma série de ferramentas e técnicas capazes de representar tridimensionalmente as características de uma edificação. 

 

Assim, os profissionais envolvidos têm acesso a todos os dados necessários para executar o projeto de forma mais integrada e organizada. 

 

Como resultado, é possível garantir benefícios como:

  • Maior qualidade dos projetos;

  • Maior previsibilidade dos prazos e custos;

  • Projetos sustentáveis;

  • Troca de informações mais assertiva.

 

4. Inteligência artificial

 

Além de estar presente nas cidades inteligentes, a inteligência artificial também é uma importante inovação na construção civil, podendo ser aplicada em várias fases e processos de um projeto. 

 

Por exemplo, essa tecnologia consegue automatizar etapas como tomadas de decisões e avaliação de crises, através de algoritmos capazes de pensar como humanos, mas de forma mais ágil e precisa.

 

Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada no atendimento ao cliente ou na análise de dados. 

 

5. Realidade aumentada

 

A realidade aumentada é uma inovação na construção civil e em outros setores do mercado imobiliário, diretamente relacionada com a experiência do cliente. 

 

Afinal, em vez de investir na elaboração de maquetes ou espaços decorados, para atrair o interesse dos consumidores, as construtoras e incorporadoras poderão adotar a realidade aumentada, permitindo que os clientes tenham uma experiência imersiva.

 

Além disso, a inovação pode ser utilizada pelos próprios engenheiros e arquitetos, para visualizar seus projetos de forma mais realista e realizar as alterações necessárias para torná-lo adequado à realidade.  

 

6. Lean construction

 

O método lean construction (construção enxuta) é outra inovação na construção civil voltada para a otimização dos recursos naturais, mas que também promove maior agilidade nas construções.

 

Para colocar essa metodologia em prática, é necessário realizar um planejamento e controle do canteiro de obras voltado à redução dos custos, do desperdício e dos processos envolvidos.

 

Ou seja, para adotar o lean construction você deve eliminar do seu projeto tudo que não é realmente necessário para a conclusão da obra, buscando alternativas mais assertivas. 

 

7. Tijolos ecológicos

 

Outra inovação na construção civil voltada à sustentabilidade — tema importantíssimo em todos os setores econômicos atualmente — o tijolo ecológico é uma alternativa ao material tradicionalmente usado nas obras.

 

Esse tijolo é fabricado a partir do reaproveitamento de materiais e causa bem menos impactos ao meio ambiente.

 

Além disso, essa é uma ideia capaz de fortalecer a economia local, sobretudo se as construtoras optarem por adquirir os materiais de empresas da região. 

 

Como a ArcelorMittal pode ajudar na inovação na construção civil?

A expertise da ArcelorMittal, no Brasil e no mundo, contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento da inovação na construção civil.

 

Por exemplo, a Engenharia Inovação, criada em parceria com a Impacto, aplica a metodologia BIM e visa desenvolver soluções construtivas inovadoras garantindo maior produtividade e eficiência no canteiro de obras, principalmente sua industrialização.

 

Além disso, dentro do quesito inovação e buscando ações integradas, a ArcelorMittal desenvolveu o steligence, uma metodologia baseada na ciência, com evidências robustas de sua eficácia.

 

Não podemos esquecer da cátedra “ArcelorMittal Construindo o Amanhã", feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que visa aumentar a industrialização e produtividade da construção civil, através da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia do segmento de construção.

 

Faça parte também da nossa comunidade e contribua para a inovação na construção civil!

 


 

Adicionar um comentário


Comentários